Migração de site – Tudo que você precisa saber

Migração de site é um assunto complexo. Por isso resolvemos simplificar. Leia nosso artigo e descubra o que é, como funciona e por que você deve migrar.

Hospedagem

Atualizado em 28/03/2023

Migração

Nosso assunto do dia é migração de site! Sempre que você ouve a palavra migração, com certeza, a primeira ideia que vem a sua cabeça é: complexidade. E sim, você não está errado!

A migração é um processo meticuloso e que se der errado, você pode perder todo o trabalho já feito em seu projeto web.

No texto abaixo nós vamos falar sobre o que é a migração de site, como você deve fazer isto e vamos citar os tipos de migração que é possível executar em seu site WordPress. Além disso, vamos enfatizar alguns pontos que você DEVE prestar atenção durante todo o processo.

Vamos conferir!

O que é migração de site?

dúvida - ponto de interrogação

A migração de site, basicamente, é quando você move todo o seu projeto para outro lugar. Seja de servidor ou até mesmo para outro template.

Migração de hospedagem

Por exemplo: se você está utilizando uma hospedagem compartilhada e deseja passar para uma hospedagem dedicada ou até mesmo para um servidor Cloud, é possível!

Saiba mais aqui: Servidor compartilhado, dedicado e cloud 

Vale ressaltar que não é possível fazer a migração de um site que foi construído em outra plataforma ou com código exclusivo.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Por exemplo: Se você tem um site feito em Magento não é possível migrar para WordPress. Existe a necessidade de fazer um site novo em WordPresse poderá ser avaliada a migração de conteúdos de forma específica para atender cada projeto. Não é um processo automático.

Agora se o seu projeto web já está em WordPress.com, dependendo do tema utilizado, é possível permanecer até mesmo com o template migrando para WordPress.Org.

Migração de conteúdo

A migração de conteúdo pode ser realizada se:

  • O site a ser migrado esteja em wordpress.org ou wordpress.com
  • Acesso ao código fonte e banco de dados

A migração de conteúdo é importante porque dessa forma, todo o conteúdo que você desenvolveu em seu site anterior não é perdido. Se a sua necessidade se encaixa nos requisitos para fazer a migração do conteúdo, é uma ótima solução!

Quando você deve migrar seu site?

relogio-preto-mesa-computador

Estes são alguns dos sinais que indicam que você precisa migrar seu site, veja:

Site lento e com quedas frequentes

Um site lento é prejudicial para seu posicionamento nos buscadores e pode ser motivo para perda de clientes e futuros clientes.

Falta de suporte da empresa de hospedagem atual

Uma hospedagem séria e eficiente é parte fundamental para o bom funcionamento de seu site. A empresa contratada deve estar preparada para atender suas necessidades. Se existe uma falta de suporte, já é motivo suficiente para você procurar outro servidor.

Falta de recursos de memória e processamento para aplicação em WordPress

Se a sua hospedagem não oferece flexibilidade de expansão ou planos que melhor se encaixam a sua necessidade, é uma razão para você procurar um serviço diferente.

Como você deve fazer o processo de migração?

A melhor recomendação aqui é contratar uma equipe de especialistas em WordPress. Por meio deles, você tem a garantia que o trabalho será executado da maneira certa sem erros.

Ao contratar uma equipe de especialistas, todo o processo de migração passará por fases que envolvem backup, realização de configurações específicas de acordo com as necessidades do seu projeto virtual e claro, fase de testes antes e depois de realizar a migração para garantir que tudo se mantenha funcionando.

Afinal, é na migração que muitos problemas podem acontecer, portanto é essencial que você tenha profissionais capacitados ao seu lado para oferecer suporte neste momento importante.

Como identificar um bom profissional WordPress? Temos as melhores dicas. Veja neste artigo aqui.

Preste atenção durante o processo de migração!

ponto-de-exclamacao-vermelho-amarelo

e realizar a migração de sites você mesmo, é preciso estar atento a inúmeros processos, mas vamos ilustrar os principais cuidados que você deve ter ao migrar o seu WordPress ou loja virtual:

Faça backup

Se você é leitor assíduo do Blog da Yogh, já deve estar careca de saber que antes de realizar qualquer modificação em seu site, especialmente na migração, que é um pouco complexo, pois moverá todos os dados de um lugar para outro, o backup é fundamental.

Pois se houver perdas de dados ou ocorrer incompatibilidades, basta você recuperar o último backup e tudo voltará a ser o que era antes. Portanto, faça backup!

Realize inúmeros testes antes da publicação

Como já falamos anteriormente, alguns problemas podem ocorrer durante a migração, portanto é muito importante que você realize testes em todas as áreas do seu site após a migração.

Na hora de realizar os testes, lembre-se de pensar como é o comportamento do usuário que navega em seu projeto virtual e com isso em mente, teste todos os processos, como formulários, botões, chat, entre outros recursos.

Esse cuidado deve ser redobrado se você possui loja virtual, ou seja, não pode esquecer de testar todo o processo que envolve o checkout e se as integrações com todos os métodos de pagamento disponíveis estão funcionando.

Redirecionamento de URL

É necessário fazer o redirecionamento der URL! Você precisa estar sempre atento a este ponto em sua migração: O que acontece se você não faz o redirecionamento de sua URL? Sem isto, você está perdendo todo o trabalho e posicionamento que você conquistou nos mecanismos de busca!

É um item essencial e que não deve ser ignorado no processo de migração! 

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha respondido suas dúvidas mais urgentes em relação a migração de site! Você precisa estar ciente de que é possível fazer muito mais com seu site com uma migração bem-sucedida!

Se você gostou deste artigo, que tal curtir e compartilhar em suas redes sociais?

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta