Como adicionar e usar Widgets no WordPress

Você com certeza já deve ter ouvido falar de widgets, certo? Hoje nosso blog traz um artigo sobre como adicionar e utilizar da melhor maneira as widgets de seu site WordPress.

Tutoriais

Atualizado em 21/06/2016

Usuários que estão começando no universo do WordPress podem não saber ao certo o que são widgets e como se pode usá-las. Widgets permitem que você adicione diferentes funcionalidades na barra lateral de seu WordPress sem precisar escrever qualquer código. Neste artigo, nós vamos mostrar como adicionar e usar widgets no WordPress. Você está preparado?

O que são widgets? Por que é necessário usar widgets no WordPress?

Widgets são blocos pequenos com funcionalidades específicas que você pode dispor nas barras laterais de seu site WordPress (também conhecidas como áreas para widgets). Para iniciantes esta é uma forma fácil de adicionar elementos como galerias, citações, post mais populares, curtidas do Facebook e outros itens dinâmicos em seu site.

É possível achar as widgets na página Aparência> Widgets no painel do administrador.

Widgets no WordPress - Como achar as widgets no WordPress

Você poderá visualizar as widgets que poderá adicionar na lista de widgets disponíveis. Você também poderá encontrar as áreas designadas em seu site WordPress que você pode colocar estas widgets. Estas áreas são definidas pelo seu tema. Também conhecidas como barra lateral ou áreas para widgets.

Se você não achar a widget específica que procura, você provavelmente poderá achar por meio de um plugin.

Como adicionar uma widget na barra lateral do WordPress

Existem muitas formas disponíveis para adicionar widgets nas barras laterais no seu tema WordPress. Nós vamos mostrar abaixo algumas maneiras para que você possa adicionar as widgets que deseja. Confira:

1. Adicionar widget com drag and drop

A forma mais fácil é simplesmente arrastar e soltar as widgets na barra lateral. Veja abaixo uma demonstração:

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Widgets no WordPress - Como adicionar widgets no WordPress

2. Adicionar widget por lista

Você também pode clicar no título da widget da lista de widgets disponíveis. O WordPress vai mostrar a lista da barra lateral onde você pode adicionar a widget. Apenas selecione a barra lateral aonde você quer adicionar a widget e depois clique no botão de Adicionar Widget para incluir a widget selecionada.

Widgets no WordPress - Como adicionar widget

3. Adicionar widget pelo modo de acessibilidade

Existe também o modo de acessibilidade. Para permitir o modo de acessibilidade você precisa clicar em Opções de Tela na parte superior direita da tela.

Widgets no WordPress - Como adicionar Widgets modo acessbilidade

Você terá a exibição de um menu suspenso com um link para ativar o modo de acessibilidade para a tela de widgets. Clicando sobre ele irá alterar a interface do usuário da tela de widgets. Cada widget disponível terá um botão simples de adicionar. Clicando neste botão você será levado a uma tela acessível onde poderá facilmente selecionar a barra lateral.

Widgets no WordPress - Como adicionar widget no modo acessibilidade parte 2

4. Adicionar widget pela live preview

A página de widget não é a única forma de adicionar widgets ao seu site WordPress. Você também pode fazer isto usando a live preview indo em Aparência> Customizar.

Widgets no WordPress - Adicionar widgets pela live preview

Vale lembrar que nem todas as áreas para widgets e barras laterais vão aparacer no customizer. É por isso que é mais recomendado ir em Aparência> Widget para adicionar widgets em seu site WordPress.

Como remover uma widget do WordPress

Remover uma widget no WordPress é tão simples quanto adicionar uma. Dê uma olhada na página Aparência> Widget. Lá identifique a widget que você deseja remover da sua barra lateral e clique no título da widget para expandir.

Widgets no WordPress - Remover widget

Embaixo das configurações da widget, você achará o link para deletar a widget. Ao deletar, ela será removida da sua barra lateral e também será deletada das configurações de widget como título ou outras opções que você tenha selecionado.

Algumas widgets são bem simples e não possuem tantas opções em suas configurações. Há outras que são o oposto: muitas opções e configurações. Se você desejar remover a widget sem perder as configurações, então você precisa arrastar e soltar a widget para a seção de widgets desativadas. Veja abaixo:

Widgets no WordPress - Remover widget para widget inativas

Deletar ou colocar a widget na área desativada não remove da lista de widgets disponíveis. Você sempre poderá adicionar a widget novamente da lista disponível ou da seção inativa.

Quais são os tipos de widgets que estão disponíveis no WordPress?

A instalação padrão do WordPress vem com algumas widgets incorporadas como: posts recentes, comentários recentes, arquivos, busca, etc. Muitos dos temas e plugins do WordPress vem com suas próprias widgets.

Incontáveis temas e plugins adicionam widgets para que seus usuários possam adicionar funções em seu site WordPress sem precisar escrever código ou HTML. Existem centenas de plugins que adicionam widgets para você utilizar na barra lateral de seu site. Veja uma lista de 25 widgets mais usadas para seu site.

O que mais é possível fazer com as widgets do WordPress?

Widgets são ferramentas incríveis e flexíveis no WordPress. Desenvolvedores que trabalham com WordPress tem usado widgets de formas inovadoras. Se você tem um site em WordPresss, você pode tirar proveito disto e adicionar tudo que for imaginável em seu site.

Falando nisso, você pode conferir alguns destes artigos para aprimorar seu site WordPress:

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como adicionar e usar widgets em seu site WordPress!

Texto traduzido e modificado: How to add and use widgets in WordPress

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta