Guia WordPress: 10 links úteis para criar e desenvolver com WordPress

Está precisando de um guia rápido e prático para acessar informações específicas em relação ao WordPress? Informações sobre plugins, temas, WooCommerce ou até mesmo maneiras de se tornar mais envolvido na comunidade WordPress? Não se preocupe mais! Separamos dez links que vão te ajudar:

Temas WordPress

Atualizado em 01/04/2016

Na era da informação, a dúvida não tem muito espaço e nem tempo para reinar. Com avanço tecnológico e consequentemente da amada internet, existem milhares de espaços online onde você pode achar informação para, basicamente, qualquer tipo de cenário imaginável. No universo mais específico, como o do WordPress, por exemplo, também é a mesma coisa.

Mas com milhares de sites à disposição, como encontrar aqueles que verdadeiramente valem a pena? Confiáveis, seguros, úteis e práticos? Bem, é exatamente aí que mora o segredo. Saber navegar na imensidão de possibilidades é o que faz toda a diferença e facilita a vida de qualquer usuário e desenvolvedor WordPress.

Pensando nisso, listamos 10 links úteis e diretos para criar e desenvolver com WordPress. Confira:

1. WordPress – site oficial

Nada melhor do que começar pelo começo, não é? Antes de sermos específicos, é sempre bom ter o link básico: WordPress.org. De forma geral, lá é o lugar onde você pode encontrar tudo que for relacionado ao WordPress: documentações, plugins, fóruns, temas e afins. Todas as informações que você pode imaginar em um lugar só.

Links úteis para WordPress - wordpress.org

Se você preferir, também está disponível na versão em português: WordPress Brasil.

2. Codex – documentação do código-fonte para desenvolvedores

Encontrar o que você procura pode se tornar um pouco complicado se você só tem a referência geral de um site. Definitivamente, ter o link direto do Codex WordPress facilitará e muito quando você tiver dúvidas pontuais sobre a plataforma.

Links úteis para WordPress Codex

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O Codex nada mais é que o manual online do WordPress com todas as informações e documentações referentes ao sistema. Lá você encontrará desde como criar um post a como trabalhar com temas e plugins. Dentro do Codex também existe o Code Reference. Voltado para o desenvolvedor, traz informações sobre funções, métodos e hooks.

3. Plugins WordPress

O WordPress oferece mais de 40 mil plugins. Por meio deles, as funcionalidades do WordPress são estendidas e expandidas. O lugar certo para verificar todas estas opções é no Plugin Directory.

Links úteis para WordPress para achar tudo sobre plugins

Você saberá tudo que tiver que saber sobre plugins e encontrará indicações de última atualização e compatibilidade. Além disso, você poderá fazer busca específica por categorias: plugins populares e favoritos.

4. Temas WordPress

Da mesma forma que você pode achar com rapidez os plugins disponíveis acessando o link específico, também terá a mesma facilidade com os temas oferecidos pelo WordPress. No Theme Directory você encontrará todos os temas que existem no WordPress. Você não só conseguirá fazer busca precisa de temas (do mais popular até os adicionados recentemente) como também, poderá fazer o upload de temas.

Links úteis para WordPress para achar tudo sobre temas

5. WooCommerce – documentação

Se você tem uma loja virtual e usa o plugin WooCommerce, com certeza o link para responder todas suas dúvidas é o  WooThemes Documentation. Por meio dele você terá todas as referências, documentações e tutoriais para seu E-Commerce.

Links úteis para WordPress para achar tudo sobre WooCommerce6. Make WordPress – como se tornar contribuidor

Se você aprecia o fato do WordPress ser uma plataforma de código aberto e deseja contribuir para a constante evolução do sistema, existe um lugar específico que você pode encontrar todas as informações sobre como se envolver e em quais grupos específicos você pode ser um contribuidor. Basta acessar Make WordPress.

Links úteis para WordPress para achar tudo sobre ser contribuidor

7. WordCamp – datas e locais

Os WordCamps são eventos organizados pela comunidade do WordPress voltado para usuários e desenvolvedores. Seu objetivo é gerar interação entre os profissionais, dividir ideias e compartilhar conhecimento entre a própria comunidade. Os WordCamps ocorrem em várias partes do mundo. Entre os lugares estão: Reino Unidos, Estados Unidos e Brasil. Se você deseja participar, basta acessar WordCamp Central. Lá constam as datas, os locais e todas as novidades do evento.

Links úteis para WordPress para saber tudo sobre WordCamps

No ano passado, a equipe Yogh participou do WordCamp que aconteceu em São Paulo.

8. Comunidade WordPress Brasil no Facebook

A comunidade WordPress está ativa no Facebook. Na rede você pode encontrar vários grupos de discussão relacionados ao WordPress. Um exemplo deles é o WordPress Brasil. Por meio de  grupos como este, você pode ficar a par das últimas novidades, atualizações, dúvidas frequentes e até mesmo, encontrar soluções para algum problema relacionado a plataforma.

Links úteis para WordPress para saber tudo sobre WordPress comunidades Facebook

Outros grupos relacionados são: WordPress Brasil Women e WooCommerce Brasil. Uma ideia interessante é encontrar o grupo de WordPress da sua cidade. Caso não existir, você pode dar o primeiro passo e se tornar ativo em sua comunidade local.

9. Slack

Você sabe o que é Slack? Ele é um sistema de chat que se assemelha ao antigo IRC. É um aplicativo para troca de mensagens utilizado pela comunidade WordPress. Sua função é para conversas e contribuições em tempo real entre usuários. É gratuito e possui versões para IOS, Android, Mac e Windows.

Links úteis para WordPress Slack

A Comunidade WordPress Brasil, citada acima, também abriu um canal no Slack para decisões, reuniões e conversas relacionadas ao WordPress no Brasil.

10. Meet Ups sobre WordPress

Com a mesma ideia de um WordCamp, porém em uma escala menor, os Meet Ups são encontros entre profissionais e usuários de um determinado setor, que se juntam para trocar ideias e experiências. A comunidade WordPress também faz Meet Ups ao redor do mundo. No Brasil, para você encontrar um Meet Up WordPress mais próximo, basta acessar Meet Up Brasil.

Links úteis para WordPress para saber tudo sobre meet up

Com estes links tudo ficará mais fácil (e prático) quando alguma dúvida surgir ou você precisar de qualquer informação relacionada ao WordPress. Aproveite!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta