Um guia definitivo sobre categorias e tags do WordPress

Você é produtor de conteúdo e quer manter seu blog em WordPress organizado? Neste post, você confere tudo o que precisa saber sobre categorias e tags do WordPress.

Tutoriais

Atualizado em 07/01/2022

Um guia definitivo sobre categorias e tags do WordPress

Você é produtor de conteúdo e tem dúvida na hora de adicionar categorias ou tags em suas postagens? Tudo bem, a gente te entende! Muitos produtores de conteúdo também ficam confusos na hora de utilizar tanto as categorias, como as tags no WordPress.

Por isso, neste post, você vai entender as principais diferenças entre categorias e tags, por que elas são usadas e ainda verá alguns exemplos de como utilizá-las em seu blog de forma correta. Ou seja, é um verdadeiro guia definitivo sobre categorias e tags do WordPress.

Então, pegue sua bebida favorita, sente-se em um lugar bem confortável e venha conosco nesta aventura!

O que são categorias e tags do WordPress?

Para começar, nada melhor do que entender o que são categorias e tags, não é mesmo? 

As categorias e tags são conhecidas como taxonomias do WordPress. Essas taxonomias são usadas para organizar e classificar o seu conteúdo. 

Ao classificar o seu conteúdo, seus leitores terão mais facilidade na hora de navegar em seu site. E como você já sabe, é essencial que seus usuários e leitores tenham uma excelente experiência ao navegar pelo seu projeto virtual.

Por exemplo, se você possui um site ou blog de receitas, suas categorias podem ser almoço, jantar ou sobremesa. Você também pode classificar cada postagem que está dentro destas categorias com tags, como refeições rápidas e fáceis, ideias para um jantar de uma panela só, pratos veganos, e muito mais. 

Qual é a diferença entre categorias e tags?

Apesar do fato de que as categorias e tags possuem o mesmo propósito, que é de manter o seu conteúdo devidamente organizado, existem algumas diferenças entre elas e é isso que você vai conferir agora mesmo:

  • As categorias possibilitam agrupar suas postagens em tópicos principais. 
  • Já as tags podem tornar a organização do seu conteúdo ainda mais específica. Elas podem ser apenas uma palavra-chave, usada apenas em uma ou mais postagens.
  • As categorias podem ser organizadas hierarquicamente e ter subcategorias.
  • Tags não podem ter subtags.
  • É necessário adicionar pelo menos uma categoria no WordPress, caso contrário, ela passará para a categoria padrão “sem categoria” ou “uncategorized”. Esta categoria não pode ser excluída, mas você pode renomeá-la de acordo com as suas necessidades.
  • Ao contrário das categorias, adicionar tags é totalmente opcional.

Por que usar categorias e tags no WordPress?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Conforme mencionado anteriormente, o principal motivo para usar categorias e tags é organizar e classificar seu conteúdo. Depois que seu conteúdo estiver organizado, será mais fácil para seus leitores navegar em seu blog.

Por exemplo, você pode adicionar suas categorias principais à navegação ou à barra lateral do blog. Isso torna mais fácil para seus leitores encontrarem as categorias nas quais estão interessados, isso faz com que seus leitores passem mais tempo navegando em seu site.

Como adicionar e gerenciar categorias e tags no WordPress

Adicionar categorias às suas postagens do WordPress é fácil. Para atribuir uma categoria à sua postagem, basta clicar no painel “Categorias” no editor de postagem. Se você não tem nenhuma categoria, pode criar uma nova clicando em “Adicionar nova categoria”. Em seguida, nomeie a categoria e clique no botão “Adicionar nova categoria”.

Ao começar a criar categorias, você também pode atribuir uma categoria pai. Após criar as categorias, você pode atribuí-las a uma postagem simplesmente marcando a caixa de seleção ao lado dela.

Para adicionar uma tag à sua postagem, expanda o painel “Tag” no editor de postagem. Em seguida, digite a tag e pressione a tecla Enter ou use vírgulas para separar as tags. A tag será criada e você pode reutilizá-la facilmente em outras postagens. Tudo que você precisa fazer é começar a digitar a tag e ela aparecerá como sugestão em seguida. Você pode clicar nele para adicioná-lo a postagem.

Outro lugar para gerenciar categorias é ir para Postagens > Categorias . Aqui, você pode criar novas categorias, adicionar uma descrição para cada categoria e personalizar o slug de URL para cada categoria. Você também pode atribuir categorias pai, editar categorias existentes e excluir categorias que você não precisa mais utilizar.

Da mesma forma, você pode gerenciar tags acessando Postagens > Tags . A tela de edição de tags tem todas as mesmas opções que as de categorias. A única diferença é que você não pode utilizar subtags, diferente de categorias. 

Fique atento a URL da postagem

Alguns sites usam categorias em sua estrutura de URL de postagem. Você pode configurar isso em Configurações> Links permanentes . Selecione Estrutura Personalizada. Em seguida, você pode definir seu link permanente para ter a seguinte aparência:

meusite.com.br/category/nome-do-post

No entanto, se você configurar isso e criar muitas subcategorias, o URL da sua postagem pode ficar assim:

meusite.com.br/category/subcategory/nome-do-post

Uma desvantagem dessa abordagem é que, se você decidir reorganizar suas categorias e subcategorias posteriormente, acabará tendo que criar muitos redirecionamentos para garantir que seus links não quebrem.

No entanto, é sempre melhor manter uma estrutura de URL mais curta e usar apenas o nome da sua postagem. Isso lhe dará mais flexibilidade na organização de seu conteúdo, sem falar que um URL mais curto é mais fácil de lembrar e mais amigável para SEO.

Quantas categorias e tags do WordPress você deve ter?

Agora você já sabe o que são categorias e tags do WordPress e como você pode criá-las e ainda gerenciá-las, é hora de saber qual é a quantidade ideal de categorias e tags para um site em WordPress. 

De modo geral, não há limites para quantas categorias e tags você pode ter em seu  blog. Você pode atribuir várias categorias à mesma postagem e você pode atribuir várias tags a essa mesma postagem.

A resposta para a pergunta é quantas categorias e tags do WordPress você deve ter, é: quantas forem necessárias para organizar corretamente o seu conteúdo. No entanto, lembre-se de que, se você for adicionar muitas categorias, é importante considerar o uso de subcategorias para manter seu site mais fácil de navegar.

Se você está apenas começando a utilizar o seu blog, adicione apenas algumas categorias para manter seu conteúdo organizado. Então, se precisar de mais, você pode criar facilmente mais categorias. 

Lembre-se de que é melhor ter menos categorias com muito conteúdo do que dezenas de categorias com apenas uma ou duas postagens.

No que diz respeito às tags, não há limite de quantas tags você pode adicionar a uma postagem. Mas, da mesma forma que as categorias, é melhor ter menos tags com um número de postagens do que centenas de tags com apenas uma ou nenhuma postagem.

Categorias ou tags do WordPress: o que é melhor para o SEO?

Conforme mencionado anteriormente, as categorias e tags do WordPress são importantes para organizar o seu conteúdo e melhorar a usabilidade do seu site. E uma vez que a usabilidade do site desempenha um grande papel quando se trata de SEO, é natural que as categorias e tags desempenhem um papel na forma como o Google classifica o seu site.

Cada categoria e tag atua como uma página inicial para aquela categoria e tag em particular. Como tal, devem proporcionar aos seus visitantes e leitores a melhor experiência possível. Combine isso com o fato de que, se você atualizar o URL de uma postagem, a página da categoria se torna ainda mais importante.

Da mesma forma, se você tem um site de diretório e as listagens expiram depois de um tempo, a página da categoria é a que permanece e é mais importante do que a listagem individual.

Outra coisa a ter em mente é que você não deve ter categorias e tags iguais, pois isso pode levar a problemas de duplicação de conteúdo, bem como atribuir várias categorias à mesma postagem.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde perceber que categorias e tags do WordPress podem te ajudar a organizar o conteúdo do seu site ou blog. Nós esperamos que esse post possa te ajudar a usar as categorias e tags de forma correta.

Agora é a sua vez de decidir como vai organizar o seu conteúdo utilizando as tags e categorias. E se você quer saber mais sobre como você pode organizar seu conteúdo de forma correta em seu WordPress, confira este artigo: Tudo que você precisa saber sobre páginas e posts ou veja um vídeo em nossas mídias sociais, onde você verá um verdadeiro overview sobre WordPress, ideal para quem começou a utilizar a plataforma recentemente.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Artigo traduzido e adaptado: Ultimate Guide to WordPress Categories & Tags.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

2 comentários

  1. guilherme s

    Eu tenho um blog e eu percebi que quando adicionei tags nos artigos, foi criado automaticamente páginas para essas tags. Minha pergunta é: o que eu devo fazer com essas páginas tags, já que elas não são de conteúdos e não seguem o padrão de página do meu blog

Deixe uma resposta