3 motivos para usar AMP – accelerated mobile page – em seu e-commerce

Tenha o AMP accelerated mobile page em seu comércio eletrônico e descubra as vantagens para sua loja online. No artigo você confere 3 motivos:

Otimização de Performance

Atualizado em 01/11/2021

Hoje nós vamos falar novamente sobre AMP – accelerated mobile page! E dessa vez vamos focar o uso desta nova tecnologia em comércio eletrônico. No conteúdo abaixo, você verá:

  • Importância do mobile
  • Google e AMP
  • O que é AMP?
  • 3 motivos para investir no AMP em seu e-commerce

Vamos lá?

A importância do mobile

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Como você já deve saber, o uso do mobile está em ascensão. Desde checar as notícias do dia até fazer compras online, o uso dos dispositivos móveis tem se tornado a maneira mais fácil, prática e acessível para resolver assuntos!

Um dos principais motivos para isto acontecer é a disponibilidade gerada pelos aparelhos mobile já que é possível acessar um celular em qualquer hora e em qualquer lugar. Isto torna o uso conveniente e dinâmico.

Esta nova forma de fazer as coisas tem resultado em pessoas cada dia mais confortáveis em utilizar smartphones e tables ao invés de computadores para fazer compras!

Google e sites responsivos

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De acordo com estatísticas, entre o ano de 2016 – 2017 o tempo passado por dia, de pessoas em dispositivos móveis, teve um acréscimo de sete minutos, alcançando um total de 3 horas e 15 minutos por dia.

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O aumento resulta em uma possibilidade para empresas venderem seus produtos online focando no público que tem acessado a internet por dispositivos móveis.

Os mecanismos de busca, como Google, reconhecem a importância do uso mobile. Por isso coloca sites que estão otimizados nesta área em um posicionamento melhor. Desde o lançamento do algoritmo amigável para acesso mobile, o Google tem impulsionado sites a se tornarem responsivos para oferecer uma melhor experiência aos usuários.

Além disso, o Google também recomenda a utilização da tecnologia AMP – accelerated mobile page – reforçando a experiência do usuário, aumentando a qualidade de uso e otimizando o tempo de carregamento de páginas nos resultados de busca.

O que é AMP – accelerated mobile page

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AMP significa Accelerated Mobile page (página acelerada para dispositivos móveis) e é um projeto criado pelo Google para acelerar o tempo de carregamento de páginas online no acesso feito por dispositivos móveis.

Conheça mais detalhes sobre AMP aqui

Como funciona?

As páginas de AMP são construídas com 3 componentes:

  • AMP HTML
  • AMP JS
  • AMP Cachê

Estes componentes ajudam a entregar uma performance mais rápida, fazendo com que a experiência seja otimizada se comparada a sites regulares e que não contam com a presença da tecnologia AMP.

De acordo com o Google, as páginas são carregadas instantaneamente. O site se torna mais leve e rápido, tornando a experiência do usuário muito mais fluída.

Como o AMP pode impactar positivamente seu comércio eletrônico?

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Para ter noção, as páginas AMP foram adotadas por grandes portais de notícias, como também por um gigante do e-commerce internacional, E-bay. Ou seja: cada vez mais as empresas tem visto a importância de otimizarem seus sites para um carregamento rápido no acesso móvel.

Ao ter AMP no projeto virtual, o Google consegue colocá-los, no resultado de busca, em formato de carrossel, como pode ser visto abaixo:

Dessa maneira, o Google dá mais visibilidade e em troca, mais tráfego para seu comércio eletrônico. 

Vamos dar uma olhada mais a fundo em 3 motivos para você optar pelo AMP:

1. Mais visibilidade

Como já mencionado acima, o Google dá preferência para sites que carregam mais rápido ao aumentar o posicionamento orgânico.

Ter páginas em AMP trará a vantagem competitiva para posicionar seu e-commerce acima da sua competição ao mesmo tempo que fornece uma melhor experiência do usuário para seus visitantes.

2. Diminuição da taxa de saída

Você sabia que mais da metade de seus visitantes vão abandonar sua página se a página demorar mais de 3 segundos para carregar?

Isto significa que se sua página está demorando mais do que este período para carregar, você pode experimentar uma taxa de saída alta em seu comércio virtual.

O AMP pode ajudar você a reduzir essas taxas ao acelerar o tempo de carregamento. Quanto mais rápido o carregamento, menos tempo o usuário tem para pensar em ir para outra loja.

Taxas de saída baixas contribuem para um posicionamento orgânico.

3. Mais conversão

Ter o tempo de carregamento mais rápido dará aos seus clientes a experiência ideal para encorajar as conversões no e-commerce.

Vai também permitir que eles encontrem os produtos que estão procurando de maneira veloz e assim, prevenir dúvidas durante o processo de compra. Quanto mais produtos eles visualizam, maiores as chances que você terá de aumentar as ordens de pedidos.

Conclusão

As vantagens do uso do AMP superam qualquer desvantagem quando o assunto é comércio eletrônico. O uso da tecnologia oferece para sua loja um aumento na visibilidade ao aumentar o tráfego orgânico, reduz as taxas de saída e tempo de carregamento de páginas possibilitando mais conversões.

O uso do AMP vale a pena!

Ao implementar o AMP, você ganha uma vantagem competitiva em relação a outras lojas virtuais que não estão responsivas e que não tem a rapidez do carregamento instantâneo.

Texto traduzido e modificado: E-commerce store needs amps asap

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