9 maneiras de ganhar dinheiro com WordPress

Você já ficou curioso para saber como as pessoas ganham dinheiro com site em WordPress? Neste post, você confere 9 formas de ganhar dinheiro com site WordPress

Tutoriais

Atualizado em 09/10/2023

Criar e possuir um site nunca foi tão fácil como hoje. Graças ao WordPress e outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, como Joomla e Drupal, qualquer pessoa pode começar seu próprio site em poucos minutos. Entretanto, apenas ter um site nunca foi o objetivo principal. A maioria dos proprietários de sites querem ganhar dinheiro com o projeto, de uma forma ou de outra.

Este não é um sonho impossível. Muitas pessoas ganham a vida com seus sites WordPress, os transformando em verdadeiros negócios digitais.

Apesar do objetivo principal estar claro, o modo para se fazer isso aparentemente não está. Como você pode ganhar dinheiro com site WordPress? Como você pode criar uma renda em tempo integral com seu site?

Neste artigo, vamos responder algumas dessas perguntas. Vamos falar de várias maneiras para ganhar dinheiro com WordPress. Preparados? Então, vamos lá!

Maneiras garantidas de ganhar dinheiro com site WordPress

Abaixo temos 9 maneiras para você pode ganhar dinheiro com seu site WordPress. Dependendo da natureza do seu site, algumas formas serão mais apropriadas que as outras. Entretanto, tenha em mente que este assunto não é algo fechado. É possível usar várias táticas de uma vez só para monetizar o seu site.

O que você precisa descobrir é o que faz mais sentido para seu site.

01. Seja um afiliado

Uma das melhores formas de ganhar dinheiro com o WordPress é ser um afiliado. Afinal, se você já tem um site nesta plataforma e produz conteúdos, nada melhor do que torná-lo uma fonte de renda extra.

Ainda mais que a procura por serviços digitais cresce a cada dia mais no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Rakuten Adversiting, o marketing de afiliados impulsionou as vendas online em 45% no primeiro bimestre de 2022.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Ou seja, você pode fazer parte deste mercado que está em ascensão. Ainda está em dúvida se este mercado é para você? Analise as vantagens.

A principal vantagem de ser um afiliado é o fato de que você não precisa ter estoque com produtos e muito menos precisará cuidar de transporte, entrega e outros itens que fazem parte da venda de produtos online diariamente. 

No mundo do WordPress, você pode ser um afiliado vendendo serviços frequentemente utilizados, como o de hospedagem, por exemplo

Com medo de se tornar um afiliado por risco de fraude e problemas atrelados a pagamento e execução de serviços ou venda de produtos? A nossa recomendação é que você busque se tornar afiliada de empresas que prezam por oferecer um produto ou serviço com qualidade, segurança e transparência.

Priorize escolher as empresas pelas quais você utilizaria o produto ou serviço. Assim, você fica longe de golpes e tem ainda mais credibilidade para ofertá-lo para outras pessoas.

Se você trabalha com WordPress, aproveite para conhecer o programa de Afiliados Yogh Cloud Host. A Yogh trabalha com WP há mais de 13 anos, conta com uma equipe de especialistas e tem em seus pilares qualidade e transparência em cada serviço prestado. 

02. Permita propaganda

Incluir anúncios em seu site é uma das primeiras soluções que pessoas pensam quando o assunto é ganhar dinheiro com WordPress. Você pode perguntar: por que isto acontece? Bem, porque é fácil. Tudo que você precisa fazer é colar uma parte de código em uma área de widget e seu site vai começar a gerar uma corrente infinita de dinheiro.

Ao menos, em teoria. Na realidade, anúncios talvez não sejam tudo aquilo que as pessoas dizem. Eles vêm com algumas desvantagens também.

Primeiramente, eles podem facilmente distrair o visitante do seu conteúdo. Segundo, eles podem fazer com que seu site pareça amador, especialmente se os anúncios estiverem fora de contexto (normalmente, isto realmente fica fora do seu controle). Além disso, a intenção dos anúncios é remover o seu público de seu site, o que é a última coisa que você quer que aconteça.

Outro ponto é que a recompensa não é imediatamente ótima. Dessa maneira, esta tática (na maioria das vezes) só funciona com sites que possuem um número muito expressivo de tráfego.

Mas, se apesar de tudo, você quiser dar uma chance a propaganda, existem diferentes métodos que você pode escolher:

propaganda
  • Venda anúncios diretamente: Um método é vender o espaço de banner por uma taxa fixa semanal ou mensal. Preços vão depender do seu tráfego e da localização do anúncio. Uma renda boa e estável. Porém, encontrar anunciantes pode não ser sempre fácil. Uma dica é começar por sua localidade.
  • Semi-direto: Sites como BuySellAds permitem que você liste o seu site. O lado interessado pode assim alugar o espaço de anúncio diretamente por meio dali. Esta é uma boa alternativa já que você não precisa achar anunciantes sozinho.
  • Propaganda contextual: O exemplo mais bem conhecido deste método é o Google AdSense. Disponha a parte de um código em seu site e os visitantes automaticamente verão anúncios de acordo com o histórico de buscas deles. É fácil de configurar e automático, mas você possui pouco controle em relação aos anúncios que aparecerão em seu site.
  • Propaganda de vídeo: Uma opção um pouco diferente em relação ao AdSense é abrir uma conta no YouTube e postar vídeos em seu site.  Você pode ganhar um bom valor se você conseguir um número expressivo de visualizações.

03. Aceite contribuições

Uma das formas mais simples de ganhar dinheiro com seu site é pedir para as pessoas contribuírem. No início da era dos blogs, era bem comum aos blogueiros ter um botão “buy me coffee” (livremente traduzido para me compre um café) em seus blogs.

Apesar de não ser mais uma prática comum, algumas pessoas ainda continuam com esse método com um bom resultado. Um exemplo é o The Marginalian. O site pede contribuição aos leitores que entendem o valor dos artigos publicados.

Você pode organizar contribuições mensais como um serviço de inscrições, por exemplo. Entretanto, você não deve esperar uma renda gigante vindo das contribuições. Mas, se você conseguir um número fiel de leitores, é possível que a renda seja suficiente para cobrir custo de servidor e outras despesas.

9 maneiras de ganhar dinheiro com site WordPress - Aceite contribuições

04. Ofereça serviços, coaching e consultoria

Para ganhar dinheiro com WordPress você não precisa necessariamente monetizar o site, mas pode usá-lo como um gateway para algum serviço que você ofereça. Isto funciona muito bem para freelancers. Eles podem usar a função de blog para colocar o nome no mercado e mostrar seu portfólio para atrair clientes que pagarão por hora.

A configuração para esta tática de monetização é fácil. Apenas crie uma nova página em seu site, escreva o que você oferece e dê uma maneira para que as pessoas entrem em contato com você. Coloque alguns depoimentos de clientes já existentes, como também, o seu portfólio.

Se você não sabe que tipo de serviço oferecer, aqui estão algumas ideias relacionadas ao WordPress:

  • Desenvolvimento de WordPress: Você consegue escrever plugins, temas e entende da parte técnica do WordPress? Então você já tem um serviço bem aí. Desenvolvimento em WordPress pode dar uma ótima renda. O melhor é que você pode executar esta tarefa de qualquer lugar que estiver. Manutenção e suporte também são outras opções viáveis.
  • Implementação do WordPress: Talvez você não seja um desenvolvedor de WordPress, mas ainda é capaz de criar sites customizados? Então implementação de WordPress pode ser a escolha certa para você. Com um conhecimento aprofundado na plataforma, temas, plugins, CSS e HTML, clientes ficarão felizes em pagar a você para criar os sites deles.
  • Consultoria em WordPress: Mas se você não tem muitas tendências técnicas, mas é bem versado em WordPress, você pode ser capaz de treinar outros sobre as formas de como podem aproveitar totalmente o WordPress.
  • Configuração de site: Existem muitas pessoas que precisam de ajuda para configurar sites, instalar temas e plugins e configurar as funções básicas do WordPress. Se você possui uma conta afiliada a um serviço de hospedagem, você até mesmo pode ser pago por trazer novos clientes ao serviço.
  • Produção de conteúdo: Outra forma de conseguir dinheiro com WordPress é escrever sobre ele. Se você tem habilidades para resumir informações, você pode ser pago para dividir seu conhecimento com o mundo. Seu próprio site pode ser um ótimo portfólio.

E por falar em conteúdo, que tal vender cursos online utilizando o WordPress? Confira o post: ganhe dinheiro com o WordPress vendendo cursos online.

No vídeo abaixo, inclusive, você vai aprender como criar um curso online usando o WordPress em menos de 10 minutos:

É claro que o serviço oferecido por você pode ser algo totalmente não relacionado ao WordPress. Ao encontrar seus clientes, oferecer prestação de serviço é um dos modos mais fáceis de começar a ganhar dinheiro com seu site WordPress.

05. Publique artigos e post patrocinados

No começo, muitas pessoas criavam conteúdo gratuito para atrair visitantes. Afinal, por que alguém pagaria você para escrever no seu próprio site? Esta é realmente uma boa pergunta. Entretanto, uma vez que seu site está bem estabelecido e tem bastante autoridade, você verá que sim, existem pessoas que gostariam de pagar você.

Com um site bem sucedido, não é incomum ser abordado para escrever sobre produtos e serviços de outras pessoas ou linkar para o site deles.

Algumas pessoas podem até se oferecer para escrever o conteúdo e somente pagar pela publicação.

Você não precisa de muito para começar. Simplesmente publique que você aceita artigos patrocinados em seu site e crie uma política clara sobre isto. Certifique-se que você não extrapole nos artigos patrocinados e tome cuidado nos conteúdos que você aceita (precisam estar dentro do seu padrão de qualidade). Se não tomar essas precauções, você pode ferir sua reputação.

06. Comece uma loja online

O comércio é uma das formas mais antigas dos seres humanos trocarem mercadorias.

A internet não alterou isso, mas criou um ecossistema que faz o comércio ser mais fácil. Você, agora, não precisa construir uma loja do zero. Hoje qualquer pessoa com acesso online pode abrir seu próprio negócio e começar a vender para clientes do mundo inteiro.

A melhor coisa: se você oferecer produtos digitais (ebooks, software, videos, etc), você nem precisa comprar estoque. É claro, se você quiser, você também pode vender produtos físicos.

Uma loja online é uma ótima maneira de ganhar dinheiro com site WordPress e pode ser configurado como uma entidade independente ou para melhorar o seu site de conteúdo específico.

Se você deseja começar sua loja online, recomendamos o WooCommerce: a melhor solução para loja virtual em WordPress. Veja um pouco mais sobre este plugin aqui.

9 maneiras de ganhar dinheiro com site  WordPress - Crie uma loja online

07. Crie e venda temas e plugins do WordPress

Já que estamos falando de produtos, por que não vender plugins e temas WordPress? O universo do WordPress se tornou um mercado lucrativo e existem várias empresas WordPress com uma renda que passam de 6 dígitos.

Temas e plugins são produtos digitais, então, não tem tanta sobrecarga. Porém, o esforço envolvido em criar este tipo de negócio não é necessariamente pequeno. A parte mais difícil é encontrar algo que as pessoas realmente precisem. Se você conseguir solucionar problemas específicos, a tendência é que as pessoas paguem pela sua solução.

Depois que você descobrir o que as pessoas realmente necessitam, o próximo passo é construir o produto. Para isso, você precisa ser um desenvolvedor ou ter a condição de contratar um.

Outro aspecto importante a ser considerado é que você precisa manter seu produto atualizado após publicado.

9 maneiras de ganhar dinheiro com WordPress - Crie e venda temas de WordPress e plugins

08. Venda assinaturas e inscrições

Se for feito da maneira certa, inscrições e assinaturas são uma ótima maneira de ganhar dinheiro com site WordPress.

A ideia é simples: por uma taxa mensal ou anual, usuários podem ter acessos a algo que você oferece em seu site. Pode ser um curso online, conteúdo pago, acesso à eventos presenciais, um fórum, suporte continuado e até hospedagem.

Diferente de outros conteúdos que são para fazer download, este tipo de estratégia não é algo que acontece uma vez só. É uma renda recorrente e os usuários só tem acesso ao exclusivo conforme pagamento. Esta prática tem se tornado cada vez mais popular.

09. Crie um quadro de empregos ou diretório de negócios

Nossa última sugestão para ganhar dinheiro com site WordPress é transformar seu site em um diretório de negócios ou um site de vagas de emprego.

Empresas que desejam divulgar vagas, podem, por exemplo, pagar um valor para que o anúncio fique divulgado em seu site por um período específico de dias. Um dos exemplos, é o Jobs.ProBlogger.

Jobs - ProBlogger

É fácil ganhar dinheiro com WordPress?

Essa é a pergunta que não quer calar! Mas sim, a resposta é que ganhar dinheiro com site WordPress é absolutamente possível. De fato, nunca foi tão fácil ganhar dinheiro com WordPress já que existem tantas ferramentas prontas para ajudar você a fazer isso.

Como você pode ver, existem diversas formas para monetizar o seu site. Algumas são mais fáceis e mais lucrativas que outras, porém, todas elas oferecem formas legítimas de ter uma renda por meio de seu site.

Quando você estiver decidindo qual dessas táticas escolher, não esqueça que esses métodos não excluem os outros. Muitas técnicas podem ser (devem ser) combinadas para ter maior efeito.

Sempre tenha em mente entregar aquilo que você se propõe e coloque seu usuário em primeiro lugar. Você verá que se você encontrar algo que solucione algum tipo de problema, as pessoas com certeza pagarão por sua solução.

Este post te ajudou? Compartilhe com seus amigos em suas mídias sociais e ajude mais pessoas.

Até a próxima!

Texto traduzido e adaptado: 9 ways to monetize your WordPress site (Including plugins)

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

9 comentários

    • Lucas Carvalho

      Olá Aurélio,
      Você pode fazer isso editando o código-fonte do seu tema para inserir de maneira dinâmica no topo, rodapé ou ainda no meio de alguns modelos de páginas.
      Adicionalmente existem alguns plugins de gestão de banners que podem de ajudar a inserir facilmente, sem precisar fazer qualquer alteração no código-fonte.
      Veja por exemplo o plugin: https://br.wordpress.org/plugins/ad-inserter/

  1. MARIA JOSE DE AZEVEDO

    Escrevo livros e eboks que quero anunciqr em meu blog. Gostarie tambem de criar uma estrategio de inscrições e assinaturas de pessoas para receberem mensalmemnte um conteudo em pdf produzido por mim sobre assuntos diversos. Isso é possivel? Meu blog Venha Saber Mais esta em fase de finalização. Estou aguardando recebimento do meu cartao de credito, para finalizar o processo.

  2. MARILENE DIAS DA ROCHA

    Boa tarde Maria José. Tudo bem?
    Eu criei o meu site e trabalho com programa de afiliados.
    Caso você tenha interesse, estou disponibilizando espaços no meu site para conteúdo de outros autores.
    Vou deixar o endereço e você da uma olhadinha qdo puder viu? https:/empreendacomestilo.com
    Qualquer dúvida me mande um email. Abraços e Parabéns pelo seu Trabalho Marvilhoso

Deixe uma resposta