Tudo que você precisa saber sobre cupons para WooCommerce

Todo mundo ama um bom cupom! Neste post, você vai saber como utilizar cupons para o WooCommerce e atrair novos clientes e aumentar as vendas da sua loja virtual

WooCommerce

Atualizado em 27/03/2024

Tudo que você precisa saber sobre cupons para o WooCommerce

Não importa se você é proprietário de uma loja ou apenas um consumidor, a verdade é que todo mundo ama um bom desconto, não é mesmo? Por isso, neste post, você vai conferir um guia completo sobre cupons para WooCommerce. 

Afinal, não há dúvidas de que dar aos seus clientes um desconto aumentará as suas vendas. Oferecer um desconto também pode aumentar a fidelidade e satisfação do cliente, o que é uma grande vitória para uma loja, seja ela física ou virtual.

Quando oferecer descontos e cupons para WooCommerce

Quando o assunto é desconto, há duas formas de utilizá-los para impulsionar suas vendas. 

Você pode realizar uma promoção em épocas em que a sua loja virtual é mais movimentada e assim aumentar ainda mais suas vendas. Ou ainda, você pode utilizar descontos e cupons para vender um produto que está parado no estoque ou em um período onde as vendas costumam diminuir.

De qualquer forma, há muitos bons momentos para oferecer uma venda aos seus clientes. Considere criar códigos de cupons ou descontos especificamente para:

  • Datas comemorativas: aproveite as datas comemorativas para oferecer descontos, como Natal, Ano Novo, Dias das Mães ou Dia dos Namorados. Assim, você pode se conectar com um público que já está em busca de presentes e quer economizar, por exemplo. Outro bom momento, é utilizar cupons e descontos durante a realização da Black Friday, que no Brasil ocorre em novembro e costuma movimentar a economia. 

Inclusive em nosso blog, você vai encontrar um post cheio de dicas para quem quer vender mais durante a Black Friday. 

  • Lançamento de novos produtos: você tem um novo produto em sua loja? Que tal oferecer desconto para quem comprar este produto? Assim, você estimulará seus clientes a comprarem algo novo, permitindo ainda que mais pessoas conheçam sua loja e fechem a primeira compra.
  • Itens em estoque: é, às vezes, você adquire um produto que tinha tudo para ser um sucesso e não foi, por isso, ele acaba ficando em estoque. Oferecer um desconto ou realizar uma promoção pode estimular os clientes a adquirirem o produto que estava sobrando no seu estoque. Além da promoção, invista em divulgação para que mais pessoas conheçam as vantagens de utilizar o produto e vejam que ele está em promoção!
  • Clientes que abandonam produtos no carrinho: quando um cliente coloca algo em seu carrinho, mas não finaliza a compra, ele pode precisar de um empurrãozinho extra para terminar sua compra.Por isso, você pode enviar um e-mail alertando que se ele finalizar a compra, levará para casa um bom produto com cupom de desconto!

Clientes que não compraram nada recentemente: mais do que atrair novos clientes, é importante que você também ofereça vantagens para os seus atuais clientes. Por isso, fique de olho nos clientes que compraram no passado, mas não voltam à sua loja há algum tempo. Experimente oferecer um cupom de desconto para que eles possam voltar a comprar em sua loja. Você pode fazer isso através do e-mail marketing. O plugin MailPoet pode te ajudar neste processo!

Como configurar descontos e cupons no WooCommerce

O plugin WooCommerce já tem suporte nativo para que você possa ofertar cupons para os seus clientes.

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Se você já tem o plugin WooCommerce configurado em seu site WordPress, o processo para criar o seu primeiro cupom é muito simples. No vídeo acima, você confere um verdadeiro tutorial com todo o passo a passo que você precisa para criar cupom de desconto no WooCommerce. Mas se preferir, você também pode acompanhar ao longo deste artigo através de texto e imagens.

Na aba esquerda do seu painel, clique em Marketing e em seguida Cupons. Assim que abrir a página, você poderá ver os cupons ativos, caso já tenha utilizado esse recurso ou poderá criar seu primeiro cupom ao clicar em “Crie seu primeiro cupom”.

Como configurar cupons para o WooCommerce

Em seguida, carregará uma nova página, onde você poderá inserir seu código de cupom e uma descrição que não ficará visível para os seus usuários.

Depois, é só você definir as regras para o cupom na seção “Dados de Cupom”.

Variações de tipos de cupons para o WooCommerce
  • Guia geral: neste espaço, você pode definir se o desconto será fixo no carrinho, desconto por porcentagem ou desconto fixo por produto. Depois, é só escolher o valor do cupom e uma data de validade. Nesta seção, você também pode permitir o frete grátis combinado com o seu cupom de desconto.
  • Guia restrição de uso: você pode definir regras para o seu cupom, incluindo gastos mínimos e máximos, inclusões e exclusões de produtos e listas de clientes específicos que podem usar esse desconto.
  • Guia Limites de uso: Limite de número de vezes que este cupom pode ser usado por cliente.

Depois que você finalizar todas as configurações, é só salvar e divulgar para seus clientes a novidade. Você pode fazer a divulgação através de posts em redes sociais, banners, pop-ups ou e-mail marketing.

Deixe seus cupons para WooCommerce ainda mais atrativos

Se você quer deixar seus cupons para o WooCommerce ainda mais atrativo, você pode utilizar extensões. Uma das extensões mais populares é a Smart Coupons. Com ela, você pode criar ainda mais cupons de descontos para seus clientes fiéis ou potenciais clientes.

Conheça algumas funcionalidades da extensão Smart Coupons:

Antes de mais nada, é importante que você saiba que esta extensão é paga! Para utilizá-la, você precisará pagar uma taxa anual em dólares. Com ela, você poderá enviar código de cupons com textos personalizados por e-mail para os seus clientes. Esta é mais uma oportunidade para você estimular seus clientes a efetuarem novas compras em sua loja virtual WooCommerce.

Outra vantagem desta extensão, é que você presentear com um cupom aquele cliente que está efetuando sua primeira compra em seu e-commerce.

O Smart Coupons também permite que você crie cupons específicos para quem reside em uma determinada região do seu estado ou país. Ideal para quem ver sua loja alcançar novas fronteiras.

Além disso, a extensão permite que você presenteie com cupons os clientes que finalizaram uma compra recentemente ou ainda criar um cupom que possa ser utilizado mais de uma vez em sua loja virtual.

Quanto mais possibilidades você puder oferecer aos seus clientes, mais eles se sentirão valorizados e você venderá cada vez mais. Considere aproveitar ao máximo todas as opções e experimentar diferentes combinações de ofertas e horários para conquistar seu público-alvo.

Confira mais ferramentas poderosas de cupons para WooCommerce

Mais do que oferecer simples cupons para o WooCommerce, você deve entender que boas ofertas mostram aos seus clientes que eles são valorizados e podem esperar bons preços e ofertas especiais da sua loja virtual. Assim, ficará mais fácil fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas!

Para isso, experimente oferecer: 

  • Cupons de descontos personalizados e enviar e-mails parabenizando seus clientes no dia do seu aniversário com um cupom exclusivo para que ela possa efetuar uma nova compra em sua loja. Tudo isso e muito mais, pode ser feito usando a extensão: AutomateWoo.
  • Presentes para seus clientes. Com a extensão Free Gifts for WooCommerce, você pode presentear seus clientes ou permitir que eles escolham seu presente de acordo com as regras definidas por você. Você também pode oferecer brindes para quem comprar um produto específico, por exemplo.
  • Frete grátis. Poder comprar sem se preocupar com o valor da entrega, é excelente, não é mesmo? Utilize o recurso nativo do WooCommerce para oferecer frete grátis para seus clientes.
  • Recompensa para seus clientes. Ao utilizar a extensão WooCommerce Points and Rewards, você pode permitir que seus clientes acumulem pontos ao comprarem em sua loja virtual. Os pontos poderão ser trocados por descontos na compra de outros produtos. Assim, seus clientes estarão constantemente motivados a efetuarem novas compras em seu e-commerce. 

Cupons, descontos e promoções são uma parte fundamental da sua estratégia para aumentar suas vendas. Não tenha medo de tentar táticas diferentes e descobrir o que funciona melhor para seu próprio público.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir uma série de dicas para tornar a sua loja virtual mais atrativa para seus atuais clientes e também para os novos usuários que poderão se tornar seus clientes fiéis apenas utilizando cupons para WooCommerce. 

Oferecer desconto, cupons e preparar promoções especiais são uma excelente ideia para estimular seus clientes a efetuarem novas compras. Mas lembre-se é importante que você divulgue para todos os seus usuários que as promoções, como cupons e descontos estão sendo realizadas. Você pode fazer isso por meio de anúncios patrocinados, e-mail e redes sociais! Aproveite estas estratégias de marketing para faturar cada vez mais.

E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Artigo traduzido e adaptado: Your Complete Guide to WooCommerce Coupons.

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