Tema filho WordPress é uma boa opção? Descubra aqui

Nós sabemos que o WordPress é incrível, suporta e oferece recursos fantásticos para a criação de qualquer projeto dentro da internet. São tantas as possibilidades oferecidas pelo CMS, que muitos designers e programadores não conseguem usufruir de todos os benefícios, e o Tema Filho WordPress é um destes recursos que não dá para deixar de […]

Atualização WordPress

Atualizado em 18/06/2019

Tema filho WordPress

Tema filho WordPress

Nós sabemos que o WordPress é incrível, suporta e oferece recursos fantásticos para a criação de qualquer projeto dentro da internet. São tantas as possibilidades oferecidas pelo CMS, que muitos designers e programadores não conseguem usufruir de todos os benefícios, e o Tema Filho WordPress é um destes recursos que não dá para deixar de lado.

Então, você sabe o que é um Tema Filho WordPress?

O Tema Filho WordPress é um recurso que herda funções do Tema Pai, ou tema principal, possibilitando acrescentar ou modificar funcionalidades específicas, ou até mesmo mudar totalmente o tema, sem muito trabalho.

Ele é usado para permitir a personalização completa, evitando que uma atualização destrua todas as alterações realizadas. O Tema Filho WordPress aproveita a estrutura de um tema pai já existente, e corta um grande caminho para o desenvolvedor, que não precisará começar o projeto do zero. Ao utilizar o recurso de Tema Filho WordPress, ou Child Theme, você poderá personalizar um layout único utilizando como base um outro tema já criado. É bastante útil para quem compra temas, por exemplo, e não quer perder as suas alterações ao atualizar o Tema Pai.

Temas filhos são frequentemente usados ​​quando você deseja personalizar ou ajustar um tema WordPress existente sem perder a capacidade de atualização. No passado, não havia uma maneira fácil de atualizar os temas do WordPress sem perder todos os estilos e mudança já realizados, por isso os Temas Filhos ficaram tão em evidência.

Tema filho WordPress

Em teoria, qualquer tema WordPress pode ter temas filhos, mas nem todos os temas do WordPress são bons temas pais. Um tema pai com funcionalidade e recursos limitados não é exatamente um candidato a tema pai ideal. Um bom tema pai geralmente contém seus próprios ganchos e filtros de ação. Isso permite que designers e desenvolvedores criem excelentes sites personalizados usando Child Themes em uma fração muito menor de tempo.

Quando o uso do Tema Filho WordPress é recomendado?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Como é um recurso que agrega inúmeras facilidades, existem diversas situações onde o Tema Filho WordPress é indicado, são elas:
A utilização do Tema Filho WordPress é uma maneira bastante eficaz de aprender muito sobre o desenvolvimento de temas no WordPress.
Child Themes agilizam o desenvolvimento de novos projetos.
Um Tema Filho WordPress garante que as modificações realizadas nos seus temas não serão perdidas quando atualizações forem necessárias.

Tema filho WordPress

Portanto, a utilização de Tema Filho WordPress é uma boa opção para quem usa temas comerciais, gratuitos ou pagos, que são constantemente atualizados pelo desenvolvedor. Também é recomendado o uso de Tema Filho para a instituições otimizarem o tempo de equipe, modificando apenas o necessário.

Porque usar Temas Filhos WordPress?

Designers e desenvolvedores usam Temas Filhos WordPress para acelerar seu desenvolvimento. Ao usar um bom tema pai, você pode reduzir drasticamente o tempo necessário para criar um site WordPress. Todos os bons temas pai, oferecem muitas opções de funcionalidade e personalização para que você não precise codificar tudo.

Vale dizer também que criar um tema filho do WordPress pode ser tão simples quanto criar um novo arquivo style.css em uma nova pasta. Tudo o que você realmente precisa é de uma linha em seu novo cabeçalho style.css que define todo o modelo. Um tema filho completo pode ter tantos arquivos de modelo quanto o tema pai, se não mais. Um tema filho pode ter arquivos de modelo que nem estão disponíveis no tema pai, por exemplo.

Leia também: Como resolver os principais problemas com WooCommerce

Quem deve usar Temas Filhos WordPress?

Para usuários, recomendamos temas filhos apenas se você estiver constantemente adicionando novas funções ao arquivo functions.php do seu tema ou constantemente adicionando e modificando o arquivo style.css do seu projeto.

Tema filho WordPress

É bastante comum nos depararmos com a pergunta: É melhor usar um tema filho ou um plugin CSS personalizado? A resposta para esta pergunta vai depender de quão experiente
e confortável você se sente com as duas alternativas em questão. Se está apenas modificando os estilos de alguns elementos, então usar um plugin CSS customizado funciona bem. No entanto, se você estiver mudando todo o esquema de cores e movendo as coisas no CSS, considere o uso de um tema filho.

Como sempre, existem vantagens e desvantagens em usar um tema filho do WordPress. Confira primeiro as vantagens:

1. Atualizações Seguras

Um tema filho herda automaticamente os recursos, estilos e modelos do tema pai. Isso permite que você faça alterações em seu site usando temas filhos sem modificar o tema pai. Quando uma nova versão do tema pai chega, você pode atualizá-lo com segurança, pois todas as suas modificações são salvas no tema filho.

2. Fácil de modificar

Um tema filho criado em uma estrutura de tema eficaz permite uma grande flexibilidade sem desenvolver muitos códigos. Você pode modificar seletivamente somente os arquivos e funções de modelo necessários sem passar por outros arquivos.

3. Fallback

Quando você está criando um tema completo, é necessário pensar em todos os cenários e códigos possíveis para eles. No entanto, quando você está trabalhando em um tema filho e se esquece de codificar algo, há sempre a funcionalidade do tema pai disponível como a opção de fallback.

Leia também: A importância de trabalhar com um especialista em WordPress

Desvantagens em usar Tema Filho WordPress

Uma das maiores desvantagens do uso de temas filhos é o tempo que você precisa investir para aprender sobre o tema pai. Há uma curva de aprendizado especialmente quando você está trabalhando com estruturas complexas, pois cada uma delas tem seus próprios ganchos e filtros.

Outra desvantagem muitas vezes apontada é que os desenvolvedores do tema pai podem perder o interesse e abandoná-lo, soltar um recurso que você estava usando no tema filho ou trazer uma alteração que corrompe totalmente o tema filho. Isso não é tão ruim quanto parece. Principalmente porque todos os bons temas do WordPress são open source e um simples backup previne bugs.

Se o desenvolvedor do tema pai abandonar o projeto, nada indica que você tenha que parar de usá-lo. Muitas vezes, outras pessoas na comunidade passam a assumir o projeto e dão continuidade.

Por fim, se eles fizerem uma mudança drástica que você não goste, sempre poderá evitar a atualização. Mas, não se esqueça: atualizações de tema são cruciais para manter a segurança.

E você, quer saber mais sobre temas filhos para WordPress? Então entre em contato com a gente.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Ana Liebert

    O post acima gerou uma dúvida em um leitor, que também pode ser a dúvida de outros leitores. A pergunta é: “Queria saber se é necessário criar um tema filho por segurança em atualizações, uma vez que apenas acrescentei o código personalizado na área de “custom CSS” de ‘personalizar’ do tema, e não fiz modificação direta no código (no editor) ou se posso ficar tranquilo quanto as atualizações se o código do custom CSS vai se manter?”

    Quanto a esta dúvida, a resposta é sim! O custom CSS vai se manter. Caso você queira customizar o código diretamente, é ideal que você crie o tema filho.

Deixe uma resposta