Você é produtor de conteúdo e quer entender como o SEO pode ser uma estratégia para ampliar o alcance do seu conteúdo? Você está no lugar certo, pois já está disponível mais um episódio do YoghCast, que é um podcast sobre WordPress feito para você!
Neste episódio, que tem duração superior a 1h20, o tema é SEO para produtores de conteúdo. Nele, você terá acesso a dicas valiosíssimas de como deixar seu conteúdo mais atraente para o público e legível para o algoritmos dos mecanismos de busca, este episódio é para você!
Além disso, você ficará por dentro das principais ferramentas que vão ser seu aliado neste processo de adaptação de conteúdo e muito mais! Outro tema que deve levantar polêmicas durante o episódio é o famoso ChatGPT, que é um robô criado com inteligência artificial utilizado para inúmeros fins, inclusive a produção de conteúdo.
E para abordar esse assunto fundamental para quem produz conteúdo para o mundo do marketing digital, Ana Liebert e Sandra Peres do time de marketing da Yogh recebem a Analista de SEO e Estrategista de Conteúdo, Mariana Pessoa.
Saiba como acompanhar o YoghCast em qualquer lugar do mundo
Esse episódio está mesmo incrível e você não pode perder! E para garantir que isso não vai acontecer, você pode acompanhar o vídeocast através do vídeo que está no topo desta publicação ou em nosso canal do YouTube. Se preferir, você pode apenas ouvir a versão em áudio disponível nas principais plataformas, como: Spotify, Deezer, Amazon Music, Google Podcast e Podtail.
Uma das vantagens de optar pelas plataformas de áudio, é que você pode acompanhar os conteúdos da Yogh enquanto faz outras atividades, como praticar esportes, dirigir ou ainda durante as tarefas domésticas. E não esquece de nos seguir para ficar sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.
Agora, se você não pode ouvir agora, aproveite para saber o que de mais importante rolou neste décimo segundo episódio!
O que é SEO e para que ele serve?
É no início do episódio que as participantes explicam de forma fácil e descomplicada o que é SEO e para que ele serve.
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SEO vem de uma sigla em inglês (Search Engine Optimization) que em português significa Otimização para os Motores de Busca.
Ou seja, ele é mais estratégia para tornar seu conteúdo mais atraente para o público e também para os mecanismos de busca, como o famoso Google.
E como o Google e outros mecanismos avaliam o conteúdo? Os mecanismos de busca possuem robôs que todos os dias varrem bilhões de páginas. Essa varredura é feita para fornecer aos usuários os melhores resultados que correspondem às buscas que são feitas a partir de palavras ou frases-chaves.
É durante essas varreduras que os mecanismos de busca podem encontrar sua página. Se diagnosticada com boa navegabilidade e bom conteúdo, o seu site é recompensado e exibido nos primeiros resultados do Google e outros mecanismos.
Portanto, com uma estratégia de SEO bem definida, você pode:
- Aumentar a autoridade do seu site em WordPress;
- Aumentar o tráfego das suas páginas;
- Gerar mais leads e clientes.
Como produzir bons conteúdos para seu blog, site ou loja virtual
Você já sabe que quando o assunto é SEO, agradar o robô é importante, mas para gerar conversão seja aumentando o tráfego ou gerando leads, conhecer o seu público-alvo é fundamental. A partir disso, ficará muito mais fácil produzir conteúdos assertivos.
Neste momento, é fundamental que você tenha uma boa sinergia com o seu time comercial para entender as dores dos clientes e como eles se comportam em seu site ou durante a jornada de compra que faz com que um simples usuário se transforme em cliente.
Depois disso, é que você entenderá quais conteúdos vão ser úteis para seus clientes e como podem ser produzidos. Afinal, hoje existem inúmeras redes sociais, conteúdos em texto, vídeo, artes e até mesmo a preocupação com a modernidade: a pesquisa por voz.
Pesquisa por voz: devo mudar ou não o meu conteúdo?
Quando se trata de SEO, a verdade é que a evolução não para. Antes, mais conhecido por auxiliar o seu site a ser exibido nos primeiros resultados do Google, hoje ele já está presente nas redes sociais e até na pesquisa por voz.
Esta expansão se dá pelo simples fato de que o comportamento do usuário vem mudando, e antes quem utilizava apenas o Google para buscar respostas, produtos e serviços, hoje faz essa mesma pesquisa pelas redes sociais, através de vídeos no YouTube e até mesmo em ferramentas como “Ok, Google e Alexa”.
Por isso, na hora de produzir seus conteúdos, é fundamental que você pense no que o seu público está buscando. Se o público for formado por idosos ou até mesmo crianças, investir em tópicos e conteúdos que facilitem a pesquisa por voz pode ser essencial para o sucesso do seu site.
Como escolher boas palavras-chaves
Com os temas e formatos definidos, é hora de buscar a palavra-chave. Assim como no item anterior, quando se trata de escolher palavras-chaves assertivas, é importante que você entenda o seu público-alvo e como seu conteúdo vai sanar a dor do seu usuário, lead ou potencial cliente.
Neste momento, você pode contar com ferramentas que ajudarão você a entender melhor seu público e a escolher a melhor palavra-chave. Para entender o público e seu comportamento, você pode usar ferramentas como: Google Analytics, Google Search Console e Microsoft Clarity.
Já para escolher boas palavras-chaves, você pode contar com SEMRush, Ubersuggest e Google Trends.
E claro, quando se fala de WordPress, não dá para esquecer dos plugins de SEO. Os indicados durante o episódio foram os famosos: Yoast SEO e Rank Math.
Leia também: Vale a pena trocar o Yoast pelo Rank Math?
Além dessas ferramentas, você também não pode esquecer de fazer uma pequena pesquisa no Google e outros mecanismos de busca para compreender o que o seu público está buscando a partir deste tema.
Depois disso, há outras regrinhas fundamentais, como a inclusão de links internos, atributo ALT e muito mais. E para facilitar a sua vida, temos um conteúdo para você fazer um verdadeiro checklist antes de publicar seu conteúdo.
Atualizações do Google e Inteligência Artificial
Quem produz conteúdo, já sabe que as atualizações do Google deixam os produtores de cabelo em pé em qualquer época do ano. Mas são elas que tornam a experiência dos usuários ainda melhor, por isso, as recomendações precisam ser seguidas.
As recentes atualizações anunciadas às vésperas das festividades de fim de ano mostraram que o usuário é quem realmente merece atenção na hora de produzir seu conteúdo. A última edição do Yogh News de 2022 traz em detalhes tudo o que você precisa saber sobre as últimas mudanças realizadas pelo Google.
Em meio a isso veio à tona a criação do ChatGPT, um robô criado com inteligência artificial que promete ter resposta para tudo! Com ele, você pode tirar dúvidas, elaborar textos e até mesmo criar códigos.
Foi neste momento que surgiu a dúvida: os conteúdos criados por inteligência artificial vão ser indexados no Google e outros mecanismos de busca? O Google já se posicionou e diz que o que realmente importa é utilidade do conteúdo para os usuários!
As participantes comentam que toda ferramenta tem seus prós e contras. E que assim como nas demais ferramentas já citadas durante o YoghCast, o importante é que o conteúdo esteja alinhado aos teus objetivos e que seja relevante para o seu público.
Além disso, é importante que você valide as informações para garantir que o conteúdo repassado por ferramentas com Inteligência Artificial são verídicas e atuais.
Conclusão
Ao longo deste post, você pode conferir um pequeno resumo do que rolou neste episódio. Mas é pequeno mesmo, hein! Se eu fosse você, não perderia a oportunidade de ficar por dentro de todas as dicas, pois também foi comentado sobre a importância do SEO para Redes Sociais e sobre a técnica chamada Content Pruning também conhecida como poda de conteúdo que é fundamental para quem quer aumentar o tráfego sem perder relevância.
E provavelmente depois de ver todo o resumo, você deve estar se perguntando: o SEO tem desvantagens? E a resposta é sim, mas calma! Não é nada que compense deixar ele de lado das sua estratégias de marketing. A principal desvantagem é que o SEO não é como o tráfego pago que trará resultados imediatos.
Leva-se um tempo para que o seu conteúdo seja indexado no Google e posso atingir um grande número de acessos. Mas em longo prazo pode ser uma estratégia, afinal, ela tem um bom custo-benefício.
E aí, gostou deste post ou quer saber mais sobre este tema? Deixa um comentário para a gente!
Até logo!
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