Porque manter seu WordPress atualizado

O WordPress tem a cada dia garantido um espaço maior no mercado, conforme o gráfico abaixo, fazendo com que seja mais visado para ataques mal intencionados. Com isso a segurança é um fator que deve ser levado muito a sério, e para isso a atualização é fundamental, que garante além de mais segurança, novos recursos […]

Atualização WordPress

Atualizado em 04/08/2015

O WordPress tem a cada dia garantido um espaço maior no mercado, conforme o gráfico abaixo, fazendo com que seja mais visado para ataques mal intencionados. Com isso a segurança é um fator que deve ser levado muito a sério, e para isso a atualização é fundamental, que garante além de mais segurança, novos recursos e performance.

Market-share de CMS dos top 100 mil sites da Internet

Market-share de CMS dos top 100 mil sites da Internet

 

Recentemente, em Junho/2015, houveram muitos problemas de segurança com plugins do WordPress, mais especificamente com vulnerabilidades cross-site scripting (XSS), que afetaram dezenas de plugins muito utilizados como Jetpack, Gravity Forms, Revolution Slider, entre outros.

O WordPress é uma plataforma livre, feita por uma comunidade de desenvolvedores. Cada nova atualização traz correções de segurança, novas funcionalidades e melhorias em geral.

Em outras palavras, se você não está com seu WordPress atualizado, você está arriscando a segurança do seu site e deixando pra trás novas melhorias.

Entendendo as versões e atualizações do WordPress

Um lançamento principal do WordPress é ditado pelos dois primeiros números. Por exemplo, 3.5 é um lançamento principal, assim como 3.9 e 4.0. E desde o lançamento 1.0, cada lançamento principal é nomeado com músicos de jazz.

Um lançamento menor do WordPress é ditado pelo terceiro número. Por exemplo, 3.9.1 é um lançamento menor, assim como 3.8.2. Um lançamento menor tem por objetivo corrigir vulnerabilidades de segurança e bugs críticos.

Vamos dar uma olhada nos prós e contras de manter seu WordPress atualizado.

Segurança

Segurança é com certeza o motivo mais importante para manter seu WordPress atualizado. Como a plataforma é open-source, qualquer pessoa tem acesso ao código, inclusive hackers.

A parte boa é que nem todos os hackers são mal intencionados, muitos deles reportam as falhas para que o time do WordPress trabalhe cuidadosamente lançando frequentemente novas correções.

Isto significa que se você não está com a última versão da plataforma, você está usando um sistema que tem falhas de seguranças conhecidas. Hackers podem buscar por sites rodando versões antigas e você pode ser vítima de um ataque.

Mas não somente o WordPress pode ser explorado, você deve se certificar de que os plugins e os temas também estejam atualizados.

segurança no WordPress atualizado

Novas funcionalidades

A cada principal atualização do WordPress são adicionadas novas funcionalidades e mudanças no sistema, por exemplo, o WordPress 4.0 melhorou a experiência na instalação de plugins, a 4.1 trouxe a edição de imagem dentro do conteúdo, e a 4.2 tornou atualização de plugins mais rápida.

Painel do WordPress: Edição de imagem dentro do conteúdo

Painel do WordPress: Edição de imagem dentro do conteúdo

Então, se você está usando uma versão um pouco antiga, sua experiência pode não ser tão empolgante quanto a de alguém usando uma versão mais recente.

Desempenho

A equipe de desenvolvimento do WordPress está sempre tentado fazer as coisas mais rápidas. Cada novo lançamento principal acompanha uma severa melhora de performance que faz o sistema rodar mais rápido e com mais eficiência.

Por exemplo, WordPress 4.2 melhorou a performance do JavaScript para a navegação entre os menus, e o WordPress 4.1 melhorou muitas consultas complexas ao banco de dados.

Como a performance é um fator importante em SEO e para uma melhor experiência do usuário, você deve manter seu WordPress atualizado.

Correções de falhas

Apesar dos rigorosos testes no lançamento de novas versões do WordPress, algumas falhas podem ainda ocorrer. Por isso existem os lançamentos menores, a última atualização (4.2.3) corrigiu 20 falhas da versão 4.2 lançada recentemente.

Se você for pesquisar por suporte em algum fórum do WordPress, a sugestão que você receberá é atualizar seu WordPress, pois isto talvez corrigirá seu problema.

Compatibilidade

Frequentemente desenvolvedores de temas e plugins lançam atualizações, acompanhando as atualizações do WordPress. Porém em alguns casos uma atualização (principalmente atualizações principais) podem causar erros e/ou incompatibilidades com plugins instalados no site. Por isso é fundamental manter o backup do WordPress em dia.

Se você tem receio de atualizar seu WordPress, por talvez vir apresentar algum problema após a atualização, deixe este papel com especialistas em WordPress.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta