Loja virtual: 15 dicas para fazer boas fotos gastando pouco

Uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? Por isso, neste post, você vai conferir 15 dicas para fazer boas fotos sem precisar gastar muito dinheiro!

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Atualizado em 09/04/2021

15 dicas para fazer boas fotos para sua loja virtual gastando pouco

Você já ouviu aquele ditado: uma imagem vale mais que mil palavras? Para quem trabalha com loja virtual ou delivery, esse ditado faz muito sentido. Por isso, neste post, você vai conferir 15 dicas para fazer boas fotos gastando pouco.

Imagens envolventes são grandes motivadores para efetuar novas vendas desde a época em que catálogos de pedidos eram solicitados e entregues por correspondência. 

Quando se trata de uma compra online, os clientes ou usuários devem ter a oportunidade de ver o seu produto por vários ângulos, examinar detalhes, comparar opções de cor e tamanho e ver o produto em contextos do mundo real – para que sua loja online imite uma experiência de compra pessoal tanto quanto possível.

É crucial que suas fotos sejam bem iluminadas e compostas para apresentar o produto da forma mais clara e precisa possível, ao mesmo tempo que refletem o estilo da sua marca. Para algumas empresas, a melhor solução é contratar um fotógrafo profissional. Mas se você está com o orçamento apertado, tudo o que você precisa para tirar fotos de produtos de alta qualidade é um equipamento relativamente barato e conhecer os princípios básicos da fotografia.

Equipamentos úteis que você vai precisar para uma boa foto

  • Uma câmera digital ou smartphone com resolução de pelo menos 12 megapixels
  • Folha de papel em branco
  • Tripé
  • Superfície para colocar seu produto (plataforma, mesa, manequim, etc.)
  • Fonte de luz natural
  • Sala ou área de uma sala que você possa utilizar para fotografar 
  • Software de edição de fotos ou aplicativo para smartphone

1 – Tire um tempo para estudar a sua câmera

Não importa se você vai usar uma câmera profissional, semiprofissional ou o seu celular para fotografar seus produtos, o ideal é que você separe um tempo no seu dia a dia para estudar sua câmera, entender como ela funciona e como você pode aproveitar ao máximo suas funcionalidades. 

Reserve um tempo para aprender sobre exposição, foco e equilíbrio de cores. Se você estiver trabalhando com um smartphone, baixe um aplicativo que permita controlar manualmente essas configurações para que você possa criar imagens mais consistentes. Ficar confortável com os recursos da câmera e aprender a usar as configurações adequadas ao tipo de foto que você precisa não só ajudará a produzir imagens melhores, como também acelerará o processo e o manterá trabalhando com mais eficiência.

2 – Escolha a lente certa para as suas fotos

Se estiver usando uma câmera DSLR, você vai querer pelo menos uma lente 35mm e uma lente macro 100mm para fotos mais detalhadas. Existem também fabricantes terceirizados que fazem complementos de lentes para smartphones. Dependendo de suas necessidades, você pode adicionar lentes macro, telefoto, grande angular ao seu smartphone para ajudar a melhorar a qualidade de suas imagens.

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Mas caso você não possa adquirir uma lente, não se desespere. É possível sim, fazer boas fotos com a lente padrão da sua câmera ou do seu smartphone. 

3 – Fique dê olho na resolução das fotos

Você sempre pode reduzir o tamanho de suas fotos, mas se tirá-las em uma resolução baixa, não será possível aumentar a qualidade das imagens posteriormente, especialmente, se as suas fotos serão utilizadas para a criação de materiais impressos ou artes para mídias sociais, por exemplo.

Portanto, é importante que as suas fotos tenham boa qualidade, mesmo que isso signifique que as imagens se transformarão em arquivos mais pesados. Depois, você pode fazer um backup dessas imagens em alta qualidade e criar cópias em versões menores, conforme for necessário.

Se você tiver uma câmera DSLR, fotografe no formato RAW e salve as cópias editadas como JPEG. Se você estiver usando um smartphone, use a câmera traseira para capturar a imagem de alta qualidade e certifique-se de que suas configurações estejam definidas para o maior tamanho de arquivo.

4 – Use um tripé

Um tripé pode te ajudar a fazer fotos boas e estáveis

Ninguém gosta de uma foto desfocada. Um tripé manterá sua câmera perfeitamente imóvel para que sua imagem fique mais nítida e em foco. Configure seu tripé em posições consistentes para cada ângulo que você for fotografar. Marque as posições do tripé para que possa configurá-lo exatamente da mesma forma quando for fotografar outros produtos.

Ao manter o mesmo ângulo e distância, ficará mais fácil para os clientes que irão navegar em sua loja virtual e comparar os produtos. 

Caso você não possa comprar um tripé, utilize livros, xícaras ou outros materiais que manterão sua câmera ou celular estável. 

5 – Utilize um fundo branco

Luz e sombra podem fazer uma grande diferença na qualidade das suas imagens, portanto, o fundo branco pode ser seu grande aliado na hora de fotografar. 

Confira alguns motivos para usar fundo branco em suas fotos:

  • O fundo branco ajuda a manter o foco no seu produto. Um fundo branco e limpo elimina a interrupção visual e mantém os olhos do cliente focados nas características do produto.
  • Você pode editar as imagens facilmente. O fundo branco permite que o objeto/produto seja mais facilmente recortado do fundo e movido ou composto com outras imagens.
  • Eles mantêm a consistência da cor. Usar um fundo branco para todos os seus produtos manterá as cores consistentes. Fundos coloridos podem fornecer uma representação imprecisa da cor real do seu produto. Porém, se o seu produto a ser fotografado é branco, você não deve aplicar estas regras. 
  • O fundo branco auxilia na redução do tamanho do arquivo. Embora você possa e deva otimizar todas as suas fotos antes de adicioná-las ao seu site, um fundo branco também ajudará a manter o tamanho dos arquivos pequenos

Um fundo branco pode realçar as cores dos seus produtos, bem como evitar luzes e sombras desnecessárias

Quais materiais posso utilizar?

Para criar um fundo branco, você pode usar uma folha de ofício, cartolina, rolo de papel branco ou até mesmo um pano branco. O material escolhido pode variar de acordo com o tamanho do produto a ser fotografado. 

Para produtos pequenos, você pode simplesmente colar uma extremidade do papel na parede e a outra no chão ou tampo da mesa, certificando-se de que haja uma curva gradual para o papel. Verifique também se o papel é grande o suficiente para enquadrar o produto no espaço em branco, com pouco ou nenhum fundo externo na foto.

Em caso de necessidade, lembre-se que você pode recortar o fundo durante a edição da imagem, mas minimizar o fundo adicional em suas imagens tornará a edição mais fácil posteriormente.

Lembre-se de que ao fotografar em um fundo branco, seu resultado não será um branco verdadeiro. Na maioria das vezes, seu plano de fundo será renderizado em cinza claro a médio – dependendo de sua iluminação e exposição. Se você deseja um branco puro, pode usar um software de edição de imagem para selecionar e remover o fundo.

6 – Cuidado com a iluminação

A iluminação é outro detalhe importante quando o assunto é fotografia. Você pode escolher entre luz natural ou artificial, mas tenha cuidado ao mesclar mais de um tipo de iluminação. As lâmpadas possuem temperaturas de cor diferentes e por isso, dependendo da temperatura escolhida, a cor do seu produto pode não parecer real. 

Por exemplo, se você usar lâmpadas de temperatura fria combinado com lâmpadas de temperatura quente, você obterá resultados de cores imprecisas e que podem ser difíceis de corrigir na edição da imagem.

Por isso, vale a pena fazer alguns testes antes de iniciar a sessão de fotos. Fotógrafos profissionais costumam usar refletores e rebatedores para evitar reflexos e acertar na iluminação. Mas, se você não pode adquirir estes produtos, aposte em lanternas e abajures para auxiliar na iluminação. 

7 – Desligue o flash

O flash da câmera, quando usado corretamente, pode produzir ótimos resultados para certos tipos de fotografia. Mas se você é novo na fotografia, é melhor desligar o flash da câmera e usar fontes de luz alternativas que você possa controlar mais facilmente.

8 – Fotografe em ambientes internos usando luz natural e um rebatedor

A opção mais fácil e econômica para iluminar seus produtos é usar luz natural e uma placa rebatedora – feita de espuma branca ou cartolina. 

Usar luz natural em ambientes internos através de uma janela tem várias vantagens em relação a fotografar em ambientes externos. Embora filmar em um dia nublado possa produzir iluminação mais uniforme, estar em um ambiente interno oferece maior controle sobre a intensidade e a direção da luz. Você pode difundir a luz mais forte ajustando a distância entre a janela e seu produto e usando uma cortina totalmente branca para reduzir o brilho e criar uma sombra suave e natural. Além disso, você não precisa se preocupar com intempéries climáticas.

Uma vez que este tipo de iluminação será de direção única, é importante observar que seu objeto lançará uma sombra no lado oposto. É aqui que o rebatedor entra. Posicione o rebatedor no lado oposto do produto, de frente para a fonte de luz. Isso refletirá a luz de volta no produto e criará uma iluminação mais uniforme. Você pode brincar com o posicionamento do rebatedor para obter o efeito desejado e, em seguida, marcar a posição do rebatedor para que possa usar o mesmo posicionamento para os demais produtos.

9 – Verifique as fotos de vez em quando 

Antes de tirar centenas de fotos e enviá-las para o computador, verifique a nitidez das imagens enquanto as faz. Examine-as atentamente em sua câmera e certifique-se de que os recursos do produto estejam claros e em foco. Verifique sua exposição e equilíbrio de branco para garantir que suas imagens não estejam superexpostas ou subexpostas e que tenham o equilíbrio de cores uniforme.

10 – Fotografe de vários ângulos

Mostrar seu produto de vários ângulos ajudará os clientes a entendê-lo melhor. Em uma loja física, você pode pegar um item e examinar a frente, o verso, a parte superior, a parte inferior e o interior. Em sua loja online, você deve tentar proporcionar aos visitantes a mesma experiência.

11 – Aproxime-se para fazer fotos mais detalhadas

Além de fotografar de vários ângulos, é importante que você fotografe seus produtos com distâncias diferentes. Se você fotografar apenas de longe e depois na edição, for necessário dar um zoom no seu produto, a sua foto pode ficar desfocada ou até mesmo perder qualidade. 

Portanto, no momento em que for fotografar, afasta-se e aproxime-se do seu produto durante os cliques, assim, você terá mais opções de fotos à sua disposição ao final do ensaio.

Se você tiver uma câmera com lentes de zoom diferentes, você não precisará se movimentar com tanta frequência, basta movimentar a lente em busca de um clique perfeito. Caso você pense em comprar lentes para melhorar suas fotos, opte pela lente macro, caso os seus objetos sejam pequenos.

12 – Considere a composição

Observe a composição do ambiente antes de fazer boas fotos

Para fotos isoladas de produtos ou life style, preste muita atenção à sua composição. Para as fotos do produto com fundo branco, certifique-se de que o assunto esteja centralizado no quadro para que fique mais fácil visualizar o produto por inteiro. Para fotos detalhadas em que uma parte do produto pode ser cortada fora do enquadramento, use uma combinação de fotos posicionadas à esquerda, centro e direita do enquadramento. Isso permite uma variedade de opções de posicionamento de texto, caso você precise colocar texto em suas imagens.

13 – Use um software ou aplicativo de edição de fotos

Não importa o quão perfeitas sejam suas fotos, você quase sempre vai desejar fazer algum tipo de edição.

Para isso, existem muitos programas diferentes de edição de fotos, que variam de gratuitos a pagos. Adobe Photoshop e Lightroom são os produtos de edição de fotos mais conhecidos e podem ser adquiridos por assinatura através da Adobe Creative Cloud.

Estes produtos contam com versões de aplicativos para IOS e Android. O Lightroom inclusive conta com uma versão gratuita com uma série de recursos para que você possa editar suas fotos de forma rápida e fácil.

Para encontrar aplicativos para o seu celular, basta abrir o aplicativo Play Store no seu celular, caso você tenha Android, e digitar “edição de fotos” na busca. Em seguida, vai aparecer uma série de aplicativos que executam a função de edição de fotos. Depois, basta escolher o que mais lhe agrada.

Se você tem IOS, abra o aplicativo Apple Store e siga o mesmo processo.

Caso você não queira editar as suas fotos no celular, existem dois sites em que você pode editar suas fotos online e gratuitamente, são eles: Canva e Pixlr X.

14 – Considere tirar fotos no estilo life style

Fotos de produtos em um fundo branco são ótimas para fins de clareza e informação, mas fotos no estilo life style também podem vender seu produto. Elas servem para demonstrar as funcionalidades dos produtos e ajudam o consumidor a imaginar como eles podem usá-los em suas próprias vidas. Imagens no estilo life style também contam a história de sua marca e estabelecem uma conexão emocional.

Confira algumas dicas úteis antes de iniciar uma sessão de fotos:

  • Evite fundos ocupados: planos de fundo com muita desordem visual e padrões complexos de alto contraste podem prejudicar seu produto e limitar qualquer posicionamento de texto que você queira usar sobre a imagem.
  • Capture várias orientações: fotografe as imagens em retrato e paisagem, além de capturar o produto colocado à direita, no centro e à esquerda. Isso fornecerá a você uma melhor seleção de fotos para usar em diferentes situações.
  • Use ambientes que forneçam contexto: escolha ambientes e adereços que demonstrem escala e transmitam a sensação da sua marca.
  • Documente o seu processo: depois de determinar o estilo de iluminação, o posicionamento da câmera, os ângulos do produto e a aparência geral da sua fotografia, passe um tempo documentando os detalhes desse processo. Marque onde está o seu tripé, fontes de luz, mesas e rebatedores que serão utilizados para cada tipo de foto. Se você não tiver muitas configurações diferentes, pode usar fita adesiva para marcar as posições. 
  • Use estes apontamentos para criar um guia contendo todos os processos: assim você vai poder trabalhar com mais eficiência e produzir resultados consistentes. Isso também o ajudará a delegar a tarefa de fotografia do produto a outra pessoa, se for necessário. Se possível, tire fotos de suas configurações para servir de referência visual para incluir em seu guia.

15 – Pesquisa e prática

Para concluir este post, nosso conselho é: invista em pesquisa e dedique um bom tempo para praticar o que você aprendeu. Só assim, você terá resultados cada vez melhores.

Para te ajudar neste processo, experimente assistir vídeos e tutoriais no YouTube sobre o tema fotografia, além de buscar conteúdos gratuitos sobre o tema no Google, por exemplo.

E depois de arrasar nas fotos, o próximo passo é a otimização, assim, você deixará sua loja virtual cheia de fotos lindas, mas sem sobrecarregar o seu site, não é mesmo? Por isso, que tal você conferir este artigo: Saiba como as imagens podem afetar a otimização do seu site.

Neste post, além de entender como as imagens podem afetar a sua otimização, você vai aprender como otimizar as imagens de forma correta utilizando plugins ou outras ferramentas.

Por fim, nós queremos saber: como você costuma fotografar os seus produtos para a sua loja virtual? Já usou uma destas técnicas? Compartilhe o seu conhecimento nos comentários e ajude outras pessoas.

E se você gostou deste post, aproveite este momento para compartilhá-lo em suas redes sociais.

Até a próxima!

Texto traduzido e adaptado: How to Take Professional Product Photos.

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