PHP completa 27 anos! Fique por dentro da história 

Neste mês de junho, o PHP completa 27 anos. Neste post, você confere mais detalhes sobre a história desta linguagem tão popular em todo o mundo

Hospedagem

Atualizado em 17/06/2022

Elefante, símbolo do PHP

O PHP é uma linguagem de programação muito popular na web e no dia 8 de junho de 2022, o PHP esteve de aniversário! Neste mês em que o PHP completa 27 anos de história, e por ser uma tecnologia utilizada em todo mundo, é claro que o Blog da Yogh não podia deixar essa data passar em branco, não é mesmo?

E para comemorar a existência desta tecnologia que foi criada há quase 3 décadas, nós preparamos um artigo mais que especial para você conhecer um pouco mais sobre a história e a evolução do PHP que hoje está na versão 8.1.

Como tudo começou: a história do PHP

Rasmus Lerdorf, o criador do PHP
Na foto divulgada pelo site Codemotion, Rasmus Lerdorf, o criador do PHP.

O PHP foi criado em 1994 pelo programador dinamarquês, Rasmus Lerdorf. Quando foi criado, ele foi considerado um simples conjunto de binários Common Gateway Interface (CGI) escrito em linguagem de programação C. Na época, ele utilizou esta criação para monitorar as visitas que ele recebia em seu site, onde disponibilizava seu currículo online. 

Para a década de 90, a tecnologia era inovadora e o conjunto de scripts criado por Rasmus foi chamado de Personal Home Page Tools, mais conhecido como PHP Tools. 

Com o passar do tempo, Rasmus reescreveu o conjunto de scripts e aprimorou a tecnologia, permitindo que seus usuários pudessem desenvolver aplicações web com PHP.

Foi no dia 08 de junho de 1995 que Rasmus Lerdorf compartilhou o seu conhecimento com o mundo ao liberar o código fonte do PHP para o público, permitindo que uma linguagem de script open source – código aberto – pudesse ser utilizada para o desenvolvimento web. Inclusive naquele ano, Lerdorf estimulou os usuários a fornecer correções de bugs como forma de aperfeiçoar a tecnologia.

Atualmente, através desta linguagem é possível criar sites dinâmicos, aplicativos para celular e muito mais. Agora que você já sabe como tudo começou, é hora de conhecer alguns momentos que marcaram a história do PHP e o transformou no que ele é hoje. 

PHP 3: a versão mais próxima do que temos hoje

Ao longo de sua história, o PHP passou por muita evolução e com o passar do tempo foi crescendo e ganhando mais espaço. Foi no fim da década de 1990 que o PHP 3 foi lançado e foi considerada a versão mais similar ao que temos hoje. 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O PHP 3.0 trouxe para os usuários mais recursos de extensibilidade e uma interface mais robusta para múltiplos bancos de dados, protocolos e APIs. Além disso, esta versão também incluiu o suporte a programação orientada a objeto e a uma mais poderosa e consistente sintaxe de linguagem. Tudo isso transformou o PHP 3.0 em uma versão de sucesso. Na época, acreditava-se que o PHP estava presente em 10% dos servidores web da internet.

PHP 5

O PHP 5 foi uma das versões que marcou a história desta linguagem, isso porque depois dela, uma nova versão foi lançada somente 11 anos depois. 

A versão 5 do PHP foi impulsionada principalmente pelo seu core o Zend Engine 2.0, que contou com um novo modelo de objeto e dezenas de outros novos recursos.

PHP 7

Novidades da versão do PHP 8.1

O PHP 7 é uma das versões mais recentes da tecnologia e é também a mais utilizada no mundo. De acordo com a plataforma W3Techs, plataforma responsável por medir o uso de tecnologias na web, a versão 7 é utilizada por 71,6%. Em agosto de 2021, 67,2% dos sites utilizavam esta versão, ou seja, em poucos meses este número aumentou 5%.

Mas, no entanto, é importante salientar que a versão 7.3 não recebe mais suporte, ou seja, se você ainda utiliza esta versão ou outra inferior a 7.4, é importante que você atualize o PHP com urgência. Ao manter seu PHP atualizado, você terá melhorias na performance e na segurança.

PHP 8

O PHP 8 revolucionou a tecnologia e trouxe recursos poderosos para os usuários, como a implementação do compilador Just in Time, que trouxe mais desempenho para aplicações que fazem uso intensivo do CPU.

Além do compilador, a nova versão trouxe a função union types e novas expressões. E se você não acompanhou o lançamento e quer saber mais sobre as novas funcionalidades, é só clicar aqui para conferir todas as novidades do PHP 8. 

PHP 8.1: a última versão disponível

Após quase 27 anos de história, o PHP chegou na versão 8.1 em novembro de 2021. A nova versão traz recursos, como novos usos para new, sintaxe de invocação de primeira classe, tipos de interseção puros e muito mais. 

Quer saber mais? Confira o post: PHP 8.1 é lançado. Confira as novidades da nova versão.

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre as principais versões do PHP, eu quero saber: você sabe qual versão do PHP é utilizada em seu site? Como falamos anteriormente, é essencial que você utilize a versão mais recente.

Para ficar por dentro desta informação, é importante que você entre em contato com o seu serviço de hospedagem para atualizar seu WordPress para a versão mais recente disponível. 

Caso você possa realizar a atualização sem a necessidade de entrar em contato com o serviço de hospedagem, é essencial que você execute a atualização em um ambiente de testes, pois como um site em WordPress conta com inúmeros recursos, como plugins e tema, pode ocorrer que nem todos os recursos sejam compatíveis com a versão do PHP que você deseja utilizar.

PHP completa 27 anos de história: o que vem a seguir

Neste artigo, você pôde acompanhar um pouco, de forma resumida, a história desta tecnologia que faz parte do nosso dia a dia sem que a gente perceba. Afinal, hoje, 77,5%  dos sites disponíveis na web utilizam o PHP como linguagem de programação. 

Pois é, os números altos mostram que até quem não entende nada de tecnologia utiliza o PHP, que tem como símbolo um elefante, todos os dias.

E apesar de fazer poucos meses que o PHP 8.1 foi lançado, uma nova versão já está sendo desenvolvida e deve ser lançada até o fim deste ano. A novidade, inclusive, já foi pauta do Yogh News, a sua dose quinzenal de notícias sobre o mundo do WordPress. 

Mas e aí, você já conhecia a história por trás desta tecnologia? Você utiliza o PHP em seu site WordPress? Conta para a gente nos comentários! Vamos amar saber sua opinião.

E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas mídias sociais. 

Até a próxima!

Artigo produzido com informações disponíveis na página oficial do PHP

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta