Você viu que o Google lançou uma atualização que impacta na experiência do usuário e já bateu o desespero? Tudo bem, a gente te entende!
Mas para te ajudar a entender o que é a nova atualização do Google que ainda está em andamento e como ela pode afetar a distribuição do seu conteúdo, continue lendo este artigo.
Ao longo deste texto, você vai entender como evitar o impacto negativo desta atualização e como aproveitar as mudanças para melhorar a entrega do seu conteúdo e consequentemente aumentar o seu tráfego. Vamos lá?
Entendendo o que é Helpful Content:
Recentemente o Google lançou uma nova atualização, conhecida como Helpful Content Update que em tradução livre significa “Atualização de conteúdo útil”.
Desta vez, a atualização impactará diretamente no dia a dia dos produtores de conteúdo, pois são eles que levam a informação seja através de um artigo ou notícia para milhares de usuários todos os dias.
E por trás de cada um dos usuários há uma pessoa que usa a internet no dia a dia para tornar a sua vida mais fácil e prática.
Foi pensando nisso que o Google lançou uma nova atualização que deixa de lado os robôs e prioriza o conteúdo que deve ter o foco final nos usuários.
Nesse momento, você deve estar pensando: eu não preciso mais me preocupar com os robôs ou seguir todas as técnicas de SEO? Sim, você precisa continuar seguindo as boas práticas de SEO, mas a todo momento é preciso pensar no seu usuário.
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Por isso, a partir de agora, você vai conferir algumas dicas de como produzir um conteúdo mais atrativo para seus leitores e também para que suas produções alcancem um público ainda maior após a atualização.
Como produzir um bom conteúdo para WordPress
Você tem dúvidas na hora de produzir um bom conteúdo? É, nem sempre é fácil produzir um conteúdo atrativo para os leitores, mas como algumas das dicas que você vai conferir a seguir, criar um bom texto ficará ainda mais fácil.
Entenda seu público-alvo
O primeiro passo para produzir um bom conteúdo é entender quem é seu público-alvo. Ao conhecer melhor o seu público, o processo de criação de conteúdo ficará mais fácil. Você pode fazer isso de diversas formas:
- Interagindo com seus clientes.
- Utilizando ferramentas, como Google Analytics para saber faixa-etária, sexo, localização e muito mais.
- Utilizando as redes sociais para criar enquetes e também para analisar dados, como por exemplo, os dados disponíveis na página insights do Instagram.
Essas são apenas algumas formas que podem ser usadas por você e sua equipe para entender melhor o seu público-alvo.
Faça perguntas
Outra forma de produzir um conteúdo assertivo é ser um eterno questionador. Após definir um tema para o seu conteúdo, é importante que você pense nas principais dúvidas que surgem em relação ao produto ou serviço oferecido em seu site. Anote estas dúvidas em forma de pergunta e busque respondê-las ao longo da criação do seu artigo, landing page, anúncio ou posts para as mídias sociais.
Talvez você esteja neste momento do outro lado da tela pensando: mas como eu faço essas perguntas? Vamos lá! Com este exemplo, você aprenderá como estruturar o seu conteúdo: Imagine que você tem uma loja de eletrodomésticos e nela você vende uma máquina de lavar e secar roupas.
Além de vendê-la em sua loja virtual, você pode preparar conteúdos que façam com que o seu público-alvo deseje o seu produto.
Um dos temas que você pode abordar são as vantagens de ter uma lava e seca em casa.
Para discorrer sobre este tema, você pode pensar em algumas perguntas, como:
- Qual a eficiência energética de uma lava e seca?
- Quais os principais programas de lavagem?
- Quais as principais tecnologias? É smart? Tem inteligência artificial?
Essas são algumas das perguntas que você pode responder ao longo do seu artigo que fará com que o seu futuro cliente entenda quais as principais vantagens de ter um dos eletrodomésticos da sua loja em casa.
Quer saber mais sobre como produzir um bom conteúdo e utilizar as técnicas de SEO ao seu favor? Confira o checklist de SEO e veja como criar um conteúdo amado pelos Google e outros mecanismos de busca.
Você também pode conferir o episódio do YoghCast com dicas de como se destacar na produção de conteúdo para WordPress:
A recomendação do Google para produção de conteúdo
Assim como neste artigo, a nossa recomendação é que você seja um eterno questionador na hora de preparar seu conteúdo, o Google também traz várias questões à tona para você entender se está no caminho certo, entre elas estão:
- O seu conteúdo é produzido com foco nas pessoas ou nos mecanismos de busca?
- Você costuma usar automação para produzir conteúdo sobre vários tópicos?
- Você escreve uma quantidade de palavras determinada porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras definida? O Google não tem uma quantidade de palavras definida.
- Seu conteúdo faz os leitores sentirem que precisam pesquisar novamente para receber informações melhores de outras fontes?
- O seu conteúdo costuma agregar valor na vida das pessoas?
Ao analisar seu conteúdo, avalie se o seu conteúdo e veja se você se prende a quantidade de palavras e apenas foca em agradar os mecanismos de busca. Se sim, você precisa repensar seus conteúdos e revisá-los sempre que necessário, pois ele pode ser penalizado.
Agora, se você busca fontes confiáveis e produz um conteúdo que agrega valor na vida das pessoas e sempre com foco nos leitores para que eles tenham uma boa experiência ao navegar pelo seu site, não há o que se preocupar.
Pelo contrário, você pode ser impactado positivamente por essa nova atualização.
Conclusão
Ao longo deste post, você pôde entender melhor o que é a atualização Helpful Content e como ela pode afetar o seu conteúdo disponível na web. Mas agora, nós queremos saber: o que você achou deste update Helpful Content? Conta para a gente nos comentários.
E não esqueça: um conteúdo humanizado é a chave para o sucesso!
Se este post te ajudou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.
Até a próxima!
Com informações: Google Developers.
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