Essenciais: Top 10 Melhores Plugins para WordPress

Um dos motivos que explica o sucesso do WordPress é, com certeza, a variedade de plugins para a plataforma. Plugin, pra quem ainda não sabe, é um complemento para o seu site em WordPress que oferece diversas funções fundamentais para cada tipo de projeto. Para encontrar os plugins para WordPress você não precisa ir muito […]

Plugins WordPress

Atualizado em 11/05/2021

Um dos motivos que explica o sucesso do WordPress é, com certeza, a variedade de plugins para a plataforma. Plugin, pra quem ainda não sabe, é um complemento para o seu site em WordPress que oferece diversas funções fundamentais para cada tipo de projeto.

Para encontrar os plugins para WordPress você não precisa ir muito longe, uma busca no Google e você já tem acesso a várias listas segmentadas por tipo de negócio e funções. Se você é iniciante, pode contar com diversos plugins gratuitos que ficam disponíveis no Diretório de Plugins do WordPress. Quando você instala o WordPress ele já oferece diversas funções e ferramentas suficientes para você tornar o seu projeto interessante. Mesmo com a instalação padrão, já é possível criar sites bem atrativos e funcionais.

No entanto, ao decorrer do tempo você adquire mais conhecimento e seu site recebe mais visitas, e aí surge a necessidade de incluir ferramentas mais avançadas e até mesmo aumentar o nível de segurança e performance do seu projeto. E, para entender melhor, fizemos uma lista com os 10 melhores plugins para WordPress, que prometem alavancar o seu projeto no ano de 2019. Confira:

1 – WordPress Seo (by Yoast)

Este é um dos plugins gratuitos mais populares do WordPress e ferramenta obrigatória para qualquer blog de sucesso. Com ele, você consegue configurar todas as as informações referentes a SEO, como títulos, meta-descriptions e meta-tags para o Facebook, além de possuir o recurso de verificar seus textos e conteúdo, mostrando os pontos fortes e fracos. Essa ferramenta irá ajudar você chegar mais rápido no topo do Google.

2 – W3 Total Cache

Se você quer mais velocidade, precisa conhecer este plugin para WordPress. O plugin W3 Total Cache é essencial para qualquer site no WordPress. Ele aumenta consideravelmente a velocidade do seu site, oferecendo uma melhor experiência para o usuário.

A plataforma consegue melhor desempenho pois guarda em cache as páginas do seu site, reduzindo o tempo de carregamento do mesmo. Seu servidor terá uma alta performance ao instalar esse plugin, vale a pena testar. O melhor de tudo: é grátis!

3 – WooCommerce

Pensando em desenvolver um negócio na internet? Então, conheça o WooCommerce, a ferramenta mais indicada para quem quer lançar um e-commerce através do WordPress.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Este plugin é uma ferramenta completa que traz muitas opções de personalização que são capazes de se adequar ao seu negócio.

Por isso, o WooCommerce é uma das plataformas mais utilizadas para criação de lojas virtuais. Além do mais, conta com a ajuda plugins auxiliares que podem deixar o seu e-commerce com a cara que você deseja. Diversos artigos sobre o WooCommerce estão disponíveis em nosso blog. Se o seu interesse é realmente alavancar o seu e-commerce, indicamos que você inicie ainda hoje a leitura, e se torne um expert no assunto.

4 – Sucuri

Este é um plugin para WordPress gratuito voltado para aumentar a segurança do seu site. Ele permite que você defina todas as configurações de segurança para que não haja nenhum risco. O plugin possui planos grátis e pagos. Então, vale a pena fazer um teste antes de adquirir a versão paga.

5 – Sumo

O Sumo é uma coleção de ferramentas que auxiliarão na promoção e funcionamento do seu site. Ele é focado em interações como compartilhamento em redes sociais, mapas de calor, além de integrações com a maioria dos autoresponders originais como AWeber, Mailchimp e Constant Contact.

6 – Contact Form 7

Esse é o plugin para WordPress mais famoso quando se trata de formulário de contato para WordPress. Com ele você consegue instalar e configurar facilmente um formulário para que seus visitantes entrem em contato. O modelo básico já vem configurado, bastando informar qual o e-mail que você quer receber as mensagens.

7 – WordPress Popular Posts

Se você sente falta de um ranqueamento de posts dentro do seu site, vai gostar de conhecer o WordPress Popular Posts. Ele é um plugin de ranking de artigos, baseado no número de visitas que cada post recebeu até o momento.

O WordPress Popular Posts tem a proposta de contar o número de acessos que cada artigo tem e exibir uma quantidade configurável dos artigos mais visitados. Um recurso bem interessante desse plugin é que você pode configurá-lo para exibir os artigos mais populares do dia, semana ou desde o início da contagem.

8 – Imagify Image Optimizer

Como sabemos, site lento não é uma opção e por isso este plugin é tão importante. De maneira automática, ele escaneia e otimiza todas as imagens que estão dentro do diretório do WordPress. Ele é gratuito para uma determinada quantidade de imagens, e oferece planos premium com várias configurações.

9 – Simple Photo Gallery

As fotos são um dos fatores que mais chamam atenção em um site bem planejado. Por isso, uma galeria de belas imagens faz toda diferença, certo? Para adicionar fotos ao seu site em poucos minutos, utilize o Simple Photo Galery.

Com ele, você consegue criar rapidamente uma galeria de fotos sem limites, que se ajustam de maneira a otimizar o espaço de exibição, inserir marcas dágua para proteção de direito de imagens, exibir as imagens por meio de uma light box e muitas outras opções.

10 – JetPack

o Jetpack é um plugin para WordPress que adiciona várias funcionalidades de uma única vez. A ideia é trazer soluções de segurança, estatísticas de visitas, galerias de fotos, carrossel de imagens ou posts, otimização de imagens e mais.

Como se não bastasse trazer todas essas novas funções, ele ainda dá dicas de como melhorar a performance e a segurança do seu blog. Falando em segurança, em nosso blog você encontra um checklist completo que vai te ajudar manter o seu site seguro, vale a pena conferir.

O WordPress oferece diversas possibilidades mas, para aproveitar bem todas elas, é necessário conhecimento profundo e planejamento. Por isso, fique atento aos lançamentos e mantenha o seu site sempre atualizado. Gostou das nossas dicas? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta