Email marketing – 11 erros que todo o usuário WordPress pode evitar

Para ter um e-mail marketing eficiente, confira nosso artigo que aponta 11 práticas que devem ser evitadas por usuários WordPress.

Marketing Digital

Atualizado em 05/10/2016

Está pensando em construir uma lista de e-mail marketing para seu site? Então este artigo foi feito para você! Normalmente ao começar uma lista de e-mail alguns usuários WordPress acabam cometendo alguns erros que se tornam ruins para a imagem do negócio.

E isto não é nada bom. Afinal, ninguém quer transmitir uma imagem ruim aos seus clientes e possíveis clientes, não é mesmo?

Neste artigo, nós vamos compartilhar 11 erros de e-mail marketing que todo o usuário de WordPress deve evitar.

Vamos lá!

1. Usar o WordPress para gerenciar uma lista de e-mail ou newsletter

WordPress é uma plataforma robusta com capacidade embutida de enviar notificações de e-mail. Entretanto, ela não foi planejada para mandar newsletters nativamente.

Isto pode ser estendido através de plugins.

Existem diversos plugins WordPress que permitem o envio de newsletter sem a necessidade de assinar um serviço de e-mail marketing.

Um dos plugins mais utilizados e populares do WordPress para lista de e-mails é o MailChimp (confira mais sobre este plugin neste artigo aqui).

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Para garantir um melhor resultado e evitar que suas mensagens caiam no SPAM, evite enviar e-mails diretamente da hospedagem. Seja para enviar as notificações do WordPress ou newsletter através de plugins de e-mail marketing, é recomendado utilizar um serviço de entrega de e-mail transacional.

2. Confundir as ferramentas para inscrição no blog com uma lista de e-mail

Outro equívoco comum entre os usuários de WordPress é confundir as ferramentas de inscrições com lista de e-mail.

Existe diferença!

Vejamos o exemplo de um plugin como JetPack.

E-mail marketing - 11 erros que todo o usuário WordPress pode evitar

Ele permite ao usuário receber os posts de seu blog ou site via e-mail. Mas isto não é, de fato, uma lista de e-mail.

  • Você não consegue mandar newsletter privadas para seus usuários com este tipo de ferramenta;
  • Você não é dono da lista de contatos;
  • Não existe nenhum gerenciamento de contato, análise avançada ou qualquer outro recurso;
  • Você não pode efetivamente usar ferramentas como esta para capturar mais inscritos para seu e-mail.

3. Demorar para criar uma lista de e-mail

Pequenas empresas e blogueiros não percebem a importância de utilizar e-mail marketing.

Eles acabam tendo uma produção de conteúdo eficiente (já que estão focados em alcançar seu público na mídia social), porém, ignoram a ferramenta de marketing de melhor custo benefício que está ali à disposição – o e-mail marketing.

Aproximadamente 75% dos visitantes que chegam até seu site por mecanismos de busca não vão voltar.

Por isso a importância de construir uma lista de e-mail. Por meio dela você pode alcançar seus usuários, trazê-los de volta e também dá a você a oportunidade de aumentar suas vendas.

4.Não utilizar Software de geração de leads

Muitos donos de sites reclamam que a lista de e-mail não cresce rápido o suficiente ou que seus usuários não estão se inscrevendo.

Algumas pessoas acabam dependendo de palpites para identificar o que funciona em seu site ou não.

Uma das sugestões para melhorar sua lista de e-mail é utilizar um Software de Geração de Lead, como OptinMonster. Este software ajuda você a converter aqueles visitantes que abandonaram seu site em inscritos.

E-mail marketing - 11 erros que todo o usuário WordPress pode evitar

5. Utilizar apenas um formulário de inscrição

Muitos blogueiros e donos de pequenos negócios só colocam um formulário de inscrição em seu site e depois acabam até se esquecendo.

Uma coisa que é preciso ter em mente é que visitantes tem uma atenção mais curta e a não ser que você seja uma celebridade, a maioria dos usuários não vão notar seu formulário de inscrição se só estiver localizado em um lugar.

Para melhorar sua geração de lead uma boa escolha é colocar vários formulários em lugares estratégicos em seu site.

O OptinMonster, mencionado anteriormente, permite você usar pop-ups, formulários em slide, opt-ins depois de posts, entre outros, para fazer sua inscrição de e-mail mais notável.

6. Utilizar muitas opções e prejudicar a experiência do usuário

É verdade que utilizar diversos opt-ins melhoram as inscrições de e-mail, porém, também pode ter o efeito contrário. Na verdade, você precisa encontrar um equilíbrio entre um número razoável de opt-ins e boa experiência de usuário.

Por exemplo: utilizar um formulário de pop-up, opt-in de slide, tudo em uma só página, pode irritar seus usuários. Uma má experiência de usuário não só desencoraja visitantes de navegar em seu site, mas também, pode ter um efeito negativo em suas vendas e SEO.

É recomendado ter uma boa combinação de formulário estático e dinâmico.

7. Não melhorar a geração de lead com testes e pesquisa

Algo frequente é que usuários podem abrir um formulário de inscrição e depois simplesmente abandonar.

Sem uma estratégia apropriada e testes, seu crescimento ficará estagnado.

É necessário checar regularmente quais os opt-ins estão funcionando em seu site e aplicar testes para identificar o que pode ser melhorado.

8. Não utilizar RSS para inscrição de e-mail

Apenas coletar endereços de e-mail não vai fazer nenhuma diferença para seu negócio, a não ser que você crie um engajamento com seus usuários. Você precisa não só mandar e-mails para eles e sim, ficar em contato com eles.

Conectar o feed RSS de seu blog para sua lista de e-mail permite que você envie e-mails para seus usuários quando tem um novo post em seu blog ou site.

Isto ajuda os usuários a checarem se há novo conteúdo e aprender mais sobre seu negócio ou serviço.

Isto ajuda a construir o reconhecimento de sua marca entre os usuários.

9. Comprar uma lista de e-mail

Comprar uma lista de e-mail é sem dúvida uma das piores coisas que você pode fazer. Isto, definitivamente, matará seu e-mail marketing.

Estas listas de e-mail não são reais e mesmo que alguns dos endereços possam ser, estas pessoas não conhecem você e nunca vão se inscrever para receber e-mails sobre seu negócio.

Você vai mandar e-mail que não foi solicitado e arriscar que o nome da sua marca seja incluído nos filtros de spam. Você pode ser banido ou penalizado pelo seu serviço de e-mail. Mais importante, você gastará mais dinheiro para ter uma resposta ineficaz.

10. Ignorar o Google Analytics para aumentar as inscrições

Google Analytics é o tesouro para dados úteis que te ajudam a tomar decisões bem informadas.

E-mail marketing - 11 erros que todo o usuário WordPress pode evitar

Muitos donos de sites não percebem como eles podem usar esta ferramenta para construir uma lista de e-mail prática e eficiente.

Se você ainda não possui Google Analytics, você com certeza está perdendo informações ricas sobre seu site e negócio.

11. Mandar muitos e-mails.

Nós mencionamos antes que não mandar e-mails o suficiente pode ser um grande erro. Mandar muitos e-mails pode ser igualmente destrutivo.

Seus usuários devem saber quantos e-mails eles podem esperar ao se inscreverem.

Muitos sites permitem que seus usuários escolham entre: e-mails semanais, mensais ou diários.

Se você está segmentando sua lista desta maneira, então você vai precisar achar um equilíbrio entre uma frequência saudável de envio de e-mail.

Conclusão:

Nós esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender os erros mais frequentes que os usuários do WordPress cometem ao construir sua lista de e-mail marketing.

Como você pode ler, saber utilizar o e-mail marketing pode fazer muita diferença para seu negócio. Aqui nós listamos alguns erros que facilmente podem ser corrigidos e melhorados.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário!

Texto traduzido e modificado: 11 email marketing mistakes WordPress users must avoid

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