Diferença entre site institucional, loja virtual e blog em WordPress

Já ficou na dúvida sobre qual a diferença entre site, loja virtual e blog? Não sabe qual é a melhor opção para seu negócio? Nós esclarecemos. Leia nosso artigo de hoje:

WordPress

Atualizado em 24/11/2016

O que é site institucional, loja virtual e blog em WordPress? Estes são apenas três tipos projetos web que você pode desenvolver com WordPress.

Tem dúvida sobre qual é o que melhor se encaixa a sua necessidade? Então, este artigo é para você! Hoje nós vamos definir cada um deles para você e mostrar o que você pode fazer.

Esperamos que depois de ler este artigo, você tenha uma ideia melhor sobre qual é a opção certeira para seu negócio.

O que é site institucional?

Se você deseja que sua empresa entre no universo infinito que é a internet, um site institucional é o caminho a se seguir. O site institucional basicamente é o cartão de visita de seu negócio no ambiente digital. Um cartão de visita que traz muitos resultados positivos para sua marca.

Talvez uma das características mais marcantes de um site institucional é que independente da área que você atue é possível criar um site institucional para sua empresa. E o melhor? Com a flexibilidade do WordPress ele pode ser do jeitinho que você deseja.

Ao desenvolver um site institucional com WordPress você pode conquistar mais clientes, alcançar mais pessoas – quem não ama o mundo sem impedimentos geográficos criado pela internet? – e também, dar um passo definitivo para consolidar sua marca.

O que você pode fazer com um site institucional?

Como já falado aqui, a flexibilidade do WordPress permite que você crie e desenvolva seu site da maneira que achar melhor, atendendo suas necessidades específicas.

Quer mostrar todos os serviços que oferece? Você pode. Quer um espaço para publicar e-books? Não tem problema. Quer adicionar mídias ou ter um layout diferenciado mais interativo? É possível também.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

É interessante ver seu site institucional como um canal de comunicação com seu cliente. Através dele você tem uma forma prática e eficiente para convencer e mostrar tudo que sua empresa oferece.

Você pode apresentar seu produto ou serviço de uma maneira dinâmica, tendo o mundo como o público para a divulgação de seu trabalho.

De forma resumida, um site institucional pode ser um ponto de contato entre seus clientes e sua empresa, um meio com infinitas possibilidades para divulgação de produtos, serviços e publicações.

Abaixo um exemplo de site institucional desenvolvido pela Yogh.

o que é site institucional loja virtual e blog em WordPress - exemplo de site institucional

Site institucional desenvolvido pela Yogh para empresa Azimute

Confira aqui o que foi desenvolvido para o site institucional desta empresa!

O que é uma loja virtual?

Loja virtual, e-commerce, comércio online. Independente de como você queira chamar, a versão online de sua loja física tem se tornado extremamente fundamental se você deseja alcançar mais pessoas e expandir seu negócio.

Um e-commerce nada mais é que um espaço online onde você pode divulgar seus produtos e possibilitar para seus clientes a compra pela internet.

Não tem uma loja física? Sem problemas.

Tem produtos para vender mas não quer ter o gasto com aluguel de espaço e todos os outros custos de uma loja? Esta é a beleza de uma loja virtual. Você pode criar sua loja, organizar da maneira que deseja e vender seus produtos pela internet.

No universo WordPress o plugin certo para sua loja virtual é o WooCommerce.

O que você pode fazer com uma loja virtual WooCommerce?

Escolher o WooCommerce para montar sua loja virtual fará com que você disponha de muitos recursos e funcionalidades para seu e-commerce.

Sua loja virtual WooCommerce te permite, entre muitas outras coisas:

  • Vender para qualquer lugar do mundo;
  • É feito para WordPress (você tem todas as vantagens da plataforma em sua loja virtual);
  • É amigável para dispositivos móveis;
  • Escalonável – conforme seu negócio cresce, seu e-commerce também;
  • Milhares de extensões desenvolvidas para que funções e recursos possam ser expandidos e acrescentados à sua loja virtual.

Veja aqui um exemplo de loja virtual desenvolvida pela Yogh

o que é site institucional loja virtual e blog em WordPress - exemplo de loja virtual WooCommerce

Loja virtual WooCommerce desenvolvido pela Yogh para a loja A. Craft

No exemplo acima, você pode ver uma loja WooCommerce. Ela conta com páginas específicas como Tutoriais, Blog e Dúvidas, além de espaços para produtos em destaque, busca por categoria e carrinho de compras intuitivo.

Uma loja virtual WooCommerce te dá a flexibilidade para criar da forma que achar mais adequada.

Não pense que em um e-commerce você só consegue vender produtos físicos. Além deles, também é possível vender produtos digitais, serviços e até mesmo aulas!

Quer saber mais sobre como você pode vender cursos online? Confira nosso artigo!

O que é um blog?

Ah, o blog. O começo de tudo. Ao menos para o WordPress. O CMS mais popular do mundo atualmente começou como uma plataforma para blogs.

Então, o que é um blog?

Blog é um espaço online para você escrever artigos. Tem tudo a ver com conteúdo. E como sabemos, conteúdo é tudo quando falamos de presença online.

Tanto sites institucionais como lojas virtuais podem ter um blog integrado. É altamente recomendado já que quanto mais conteúdo bom e apropriado da sua área de atuação for desenvolvido, maior a indexação de sua página nos mecanismos de buscas.

Mais indexação, consequentemente, você terá um alcance maior de pessoas.

O que você pode fazer com um blog?

Como já falamos, o lugar dos blogs é no WordPress. Então, não é de se surpreender que a plataforma ofereça os mais avançados e funcionais recursos para deixar seu blog otimizado, atrativo e simplesmente prático.

Com WordPress você pode desenvolver seu conteúdo, utilizar mídias – como arquivos de áudio, imagens, vídeos -, expandir seu blog com plugins para melhor organizar seu conteúdo.

Um exemplo de blog em WordPress é este mesmo que você está lendo! Confira nosso blog em WordPress:

o que é site institucional loja virtual e blog em WordPress - exemplo de blog

Blog da Yogh

Conclusão

Seja um negócio pequeno, médio ou grande; uma loja virtual ou blog, no WordPress você encontra espaço para deixar a sua marca.

O WordPress oferece diversos recursos e funções que permitem o desenvolvimento de seu projeto de acordo com a sua necessidade.

Você também pode contar com o envolvimento de profissionais especializados na plataforma para que seu site, loja ou blog possa atingir todas as suas expectativas de desenvolvimento.

Independente do tipo de projeto, com WordPress e seus plugins, você sempre encontrará uma boa maneira de trazer seu negócio para o mundo virtual.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado! Se gostou, deixe um comentário e não esqueça de compartilhar!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta