5 dicas poderosas para marketing digital WordPress

O WordPress é uma excelente ferramenta para quem quer empreender e o marketing digital no WordPress pode melhorar muito o seu negócio. Por isso, hoje vamos entender um pouco mais sobre as ferramentas que fazem do WordPress a melhor opção para quem busca alcançar um espaço considerável na web. Primeiro: porque escolher o WordPress para […]

Marketing Digital

Atualizado em 11/10/2019

Marketing digital WordPress

Marketing digital WordPress

O WordPress é uma excelente ferramenta para quem quer empreender e o marketing digital no WordPress pode melhorar muito o seu negócio. Por isso, hoje vamos entender um pouco mais sobre as ferramentas que fazem do WordPress a melhor opção para quem busca alcançar um espaço considerável na web.

Primeiro: porque escolher o WordPress para iniciar o meu negócio?

Caso você nunca tenha ouvido falar em WordPress, saiba que ele é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, o famoso CMS. É uma das plataformas para publicação de conteúdo mais usada no mundo e engloba quase 70% do mercado que trabalha com este tipo de negócio.

Além disso, o WordPress está disponível em 60 países e recebe, em média, 22,1 bilhões de visitas mensais no total. Não dá para ignorar dados tão expressivos, certo? Por isso, planejar e desenvolver ações para marketing digital WordPress é tão importante.

O WordPress possibilita que você trabalhe de diversas formas. Por exemplo, se você pretende apenas trabalhar com publicações de conteúdo, poderá administrar todo o trabalho através da construção de páginas, galeria de imagens, páginas de produtos, posts de blogs, entre outros tipos de conteúdo, e também executar agendamento e exclusão dos mesmos.

Você também poderá instalar funcionalidades através de instalação de plugins e gerenciar comentários e até contas de colaboradores. Caso seu objetivo seja a construção de um site, você poderá usar de recursos próprios do WordPress para agilizar seu trabalho e até ativar funcionalidades interessantes na própria interface desta plataforma sem muitas dificuldades.

Mas não é só isso. Além de razões para utilizar o marketing digital WordPress, vamos te dar dicas valiosas sobre SEO, UX Design e plugins. Preparados?

1- Escolha um template responsivo para mobile

O WordPress, além de ser uma ferramenta excelente para sites e blogs também vem ganhando cada vez mais espaço como plataforma de lojas virtuais. Além dos temas grátis, existem dezenas de temas de e-commerce que transformam o seu site em um negócio único e funcional. Os temas gratuitos para WordPress e WooCommerce permitem que você crie e configure a sua loja virtual a qualquer momento.

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Mas, para uma excelente estratégia de marketing digital WordPress, indicamos que este layout seja responsivo para mobile. O algoritmo do Google vem penalizando todos os sites que não são mobile-friendly, ou seja, a primeira coisa que você precisa fazer é optar por um tema responsivo.

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Leia também: Site WordPress Template: os 12 melhores temas do ano

2- Otimização de imagens

Os plugins de compressão de imagem permitem otimizar facilmente as imagens no WordPress para melhorar a velocidade e desempenho do seu site, compactando-as automaticamente e usando a versão de tamanho menor.

O WP Smush Image Compression, por exemplo, é um ótimo plugin para auxiliar no marketing digital WordPress. Ele permite que você otimize automaticamente as imagens no upload, além de oferecer uma opção de otimização em massa para imagens antigas. Além disso, ele permite que você escolha o nível de otimização para seus carregamentos.

Leia também: 5 ferramentas para melhorar imagens para seu site WordPress

3- Crie um Sitemap XML

Os Sitemaps são uma maneira fácil dos proprietários de sites em WordPress informarem os mecanismos de pesquisa sobre páginas em seus sites que estão disponíveis para rastreamento. Em sua forma mais simples, um Sitemap é um arquivo XML que lista URLs de um site, além de metadados adicionais sobre cada URL (quando foi atualizado pela última vez, com que frequência costuma mudar e o quanto é importante em relação a outros URLs no site) para que os mecanismos de pesquisa possam rastrear de maneira mais inteligente.

Um plugin interessante para esta função dentro do seu planejamento de marketing digital wordpress, é o Google XML Sitemaps. Esse plugin tem um objetivo simples: criar um sitemap para o seu site. Por causa disso, oferece muito mais opções de geração de sitemap em comparação aos outros disponíveis no mercado.

As opções incluem modificar configurações de notificação, folhas de estilo XSLT, páginas personalizadas adicionais, tipos de conteúdo do sitemap, itens excluídos, frequências de mudança e prioridades. Existem muitas possibilidades dentro do Google XML Sites que podem potencializar ainda mais o seu marketing digital WordPress.

4- Técnicas de Rich Snippets

Rich Snippets é o resultado de uma pesquisa mais detalhada, fornecendo dados importantes de um website. Uma das técnicas mais comuns de Rich Snippets são inserções no código HTML, onde passam a assumir a função de classificar e organizar o conteúdo do seu site.

Com isso, quando o robô do motor de busca inspecionar a página, faz com que ele entenda as “mensagens” inseridas e decida se há ou não relevância em exibir essas informações nas páginas de resultado.

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A técnica mais conhecida de Rich Snippets são os sitelinks. A aplicação possui vantagem tanto para o motor de busca quanto para o site, já que o usuário que acessa o site através de um desses atalhos, prova uma efetivação dos resultados que ele exibe e garante mais visibilidade para o seu negócio. Porém, é efetivo apenas para quem já está na primeira colocação, mas além disso, pode deixar o resultado do seu site até 4 vezes maior.

5- Busca links quebrados automaticamente

Uma das atividades que precisam ser realizadas para otimizar a sua estratégia de marketing digital WordPress é a checagem periódica de links quebrados.

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Encontrar links quebrados (e removê-los ou substituí-los) é uma maneira simples de garantir que seu site permaneça relevante e confiável. Além disso, é fácil realizar essa tarefa de manutenção específica. Em vez de simplesmente procurar links quebrados manualmente, você pode usar um plugin dedicado para acelerar o processo. Plugins como o Broken Link Checker facilitam e tornam o processo bastante eficaz.

Concluindo

As opções de otimização de sites e e-commerce para WordPress são infinitas. Por isso, é importante definir todos os seus objetivos e direcionar a sua estratégia de marketing digital para alcançá-los.

Aqui na Yogh, temos um time especializado de designers e programadores que vão aproveitar da melhor maneira todos os recursos do WordPress e transformar o seu site em uma potente ferramenta para o seu marketing digital. Se precisar de ajuda, entre em contato através do formulário ou clique aqui.

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