Compliance de dados: entenda o que é e quais as vantagens de investir em segurança

Você sabe o que é compliance de dados? Neste artigo, você entenderá como ela impacta na segurança do site e aumenta a credibilidade do seu negócio

Segurança WordPress

Atualizado em 31/01/2023

Compliance de dados

Antes de você ser um empresário, você já foi cliente e com certeza já comprou em uma loja virtual, não é mesmo? Enquanto navegava pela loja, provavelmente pensou: Será que essa loja é segura? Será que se eu comprar esse produto vou receber ele corretamente?

Pois é! Nós também sempre nos fazemos essa pergunta, afinal, quanto mais a internet evolui e novos meios de comunicação digital são criados, mais golpes surgem para tentar fazer com que percamos tempo e dinheiro.

É por isso que investir em compliance de dados é tão importante! E para mostrar que investir em segurança se torna cada dia mais fundamental, no calendário tem até data comemorativa para relembrar a importância de manter os dados disponíveis na web seguros. No dia 28 de janeiro é comemorado o Dia Internacional da Proteção de Dados.

Para garantir que o seu site se mantenha seguro, neste artigo, você vai entender o que é compliance de dados e quais as vantagens de investir em segurança.

O que é compliance de dados?

O primeiro passo para entender porque investir na proteção de dados tem ganhado cada vez mais relevância, é essencial que você entenda o que é compliance.

A palavra compliance vem do verbo “to comply”, que em português significa concordar, obedecer, estar de acordo. Já a palavra compliance significa conformidade. 

No dia a dia, compliance também é considerado o fato de estar em conformidade com leis, normas e regras, que vão além de apenas proteger dados, mas também significa que a empresa segue todas as leis, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Até mesmo o fato de estar com toda a contabilidade em dia também faz parte do processo de compliance. 

E claro que se compliance significa conformidade, compliance de dados se deve ao fato de manter os dados em conformidade com as leis

Por que investir em compliance de dados?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Assim como você deseja manter sua casa e sua família em segurança, é importante manter seu site, que também é sua casa na web seguro.

E quando se trata de compliance de dados, saiba que mantê-los em segurança é sinônimo de confiança e pode ser um diferencial no mercado. 

Por isso, a partir de agora você vai entender as principais vantagens de investir em compliance de dados. 

Credibilidade

Como você já sabe, quem compra pela internet seja através de sites ou aplicativos tem o desejo de receber o produto em casa ou quer ter a garantia de que o serviço adquirido será prestado com excelência. 

Por isso, investir em segurança é importante, pois gera credibilidade. Afinal, todo mundo quer ter a possibilidade de navegar ou realizar suas compras em um ambiente seguro.

E isso não serve apenas para o consumidor. Parceiros, investidores e até mesmo prestadores de serviço também levam a credibilidade em consideração. Por falar em consideração, um consumidor indeciso pode usar a credibilidade como fator de desempate na hora de fechar uma compra.

Para exemplificar o quão importante é a credibilidade, imagine que você ficou sabendo que o seu time de futebol ganhou uma partida decisiva. É claro que você irá verificar o resultado do jogo em um meio de comunicação ou até mesmo no site ou mídias sociais do time, não é mesmo? Isso ocorre porque o site do time ou o meio de comunicação escolhido por você tem credibilidade.

Aumento da competitividade

Credibilidade significa confiança, e você investe, compra e indica produtos que você confia! E tudo isso, junto, gera um aumento de competitividade.

Ao aumentar a sua competitividade, você tem mais visibilidade no mercado e isso significa que as suas chances de firmar mais parcerias, receber investimentos e conquistar mais clientes aumentam.

Ou seja, para alçar voos maiores e aumentar sua audiência, garantir que toda a sua operação seja feita de forma íntegra é fundamental.

Minimização de riscos 

Ao adotar uma conduta íntegra e transparente, além de aumentar sua credibilidade no mercado e ter um aumento na competitividade, você diminui os riscos de sofrer ataques, perder dados e ainda minimiza os riscos de enfrentar processos judiciais por vazamentos de dados.

Inclusive atualmente há leis que regulamentam o armazenamento de dados e você pode ser penalizado caso seja comprovado que houve descumprimento da lei. 

Qual a relação entre LGPD e compliance de dados?

No Brasil, quando se trata de dados já existe uma lei chamada LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que entrou em vigor em setembro de 2020 e prevê que quaisquer informações que possam levar uma pessoa a ser identificada, como por exemplo, nome, e-mail, endereço, CPF, biometria, gênero, profissão, entre outros devem ser mantidas em sigilo.

Ou seja, LGPD e compliance de dados tem tudo a ver. Afinal, se você já adaptou o seu WordPress, ele está em conformidade com a LGPD.

Se você ainda não realizou nenhuma modificação, é fundamental que você pense nestas modificações agora mesmo! 

O primeiro passo para começar a adequar o seu WordPress à LGPD é consultar um advogado para que juntos, vocês avaliem quais modificações devem ser feitas. 

Mas é claro que quando se trata de WordPress, para tudo há um plugin esperando por você. Já existem uma série de plugins que podem te ajudar neste processo de adequação. Por isso, se você quer saber mais sobre a lei e como adequar seu WordPress, confira o artigo: LGPD: entenda o que é e como funciona

Além da lei que está em vigor, há uma série de ações que podem ser feitas em seu WordPress para garantir que os dados de todos os usuários estarão armazenados de forma segura. 

Entre as principais ações, manter o seu WordPress, temas e plugins atualizados e escolher um plano de hospedagem de qualidade é essencial para manter a segurança do seu negócio virtual. 

Se você quiser ter acesso a mais dicas sobre como você pode manter seus dados seguros, aproveite para conferir o artigo: 6 dicas para manter os dados seguros dos seus clientes.

Conclusão

Esperamos que ao longo deste artigo, você possa ter compreendido porque investir em compliance de dados é tão importante para você e também para o seu negócio virtual.

Se você possui um site ou loja virtual, é essencial que você consulte um advogado para te ajudar neste processo de adequações que visam tornar a internet um ambiente mais seguro, especialmente neste momento, onde todos possuem acesso a informações, produtos e serviços espalhados pelo mundo todo diretamente da palma da mão.

Caso você já saiba o que precisa mudar em seu site para adequá-lo a LGPD ou torná-lo um ambiente mais seguro, você pode contar com a Yogh.

A Yogh conta com o serviço de Consultoria de Segurança para você evitar qualquer dor de cabeça quando o assunto é segurança.

Com a consultoria, você não resolve apenas os problemas de segurança existentes, mas também investirá em prevenção com objetivo de evitar ataques futuros!

Deixe seu site nas mãos de quem entende do assunto e invista no que realmente faz seu olho brilhar: o seu negócio!

Até breve!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta