Será que mudou muito para anunciantes e gestores de tráfego no Google?
Quando se fala em coleta de dados, sempre gera muita polêmica e todos ficam divididos entre o que pode ou não ser compartilhado. O que acabou impactando diretamente nos anúncios do Google.
Mas o que a Apple fez no IOS 14 para impactar nas campanhas do Google Ads?
Na nova atualização do sistema operacional IOS da Apple, agora é permitido a nós usuários adeptos ao Iphone, permitir ou não o rastreio de nossa navegação pelos desenvolvedores (Google, Facebook, Tik Tok, entre outros).
E o que isso tem demais? Quais impactos isso traz para o meu negócio e para minha gestão no Google Ads?
Aqueles usuários que não permitirem que o desenvolvedor o rastreie, então no momento que este mesmo usuário realizar uma ação de valor em nossa plataforma, como uma compra, não conseguiremos acompanhar, não saberemos por onde veio aquela venda, horário, dia, enfim, não será computado. Assim também não teremos informações em qual página os usuários estão saindo do funil, por qual região estão chegando, horário, nossas listas de remarketing não irão incluir este usuário, enfim, os efeitos são muitos.
Podemos resumir em informações com menos detalhes para o Google Ads e menos inteligência para gestores de tráfego, desta forma existe uma forte tendência de termos tomadas de decisão menos assertivas.
Mas, os impactos não são tão assustadores para os anunciantes do Google Ads. Um dos fatores que interferem para isso é que o market share do IOS no Brasil é apenas de 13,42%, a maioria usa Android.
Além do que, não sabemos ainda a porcentagem de usuários que de fato não irão permitir aos desenvolvedores o traquear.
Quem é mais afetado com esta mudança da Apple?
- Quem utiliza a segmentação para Iphone;
- Quem investe menos recurso financeiro.
Quais campanhas são mais afetadas no Google Ads?
- Todas são, mas as principais são Display e Vídeo (pois usam segmentação por comportamento, dados demográficos, dentre outros) e para estas existe um volume muito grande de anunciantes.
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Anunciantes que rodam Display, Vídeo e outras campanhas que promovem objetivos de conversão baseados na web poderão observar flutuações no desempenho.
Práticas para reduzir os impactos negativos:
- Apostar mais em campanha de segmentação contextual;
- Remover de sua segmentação o sistema operacional IOS (tem que avaliar se faz sentido, pois o ticket médio de compra para quem usa Iphone é maior do que de quem usa Android e outros);
- Fazer pesquisa pós compra com o consumidor em troca de algum benefício.
Como os seus clientes encontram o seu negócio?
Dependendo do que você está vendendo, seus clientes encontrarão sua empresa de maneiras diferentes. Se seus produtos ou serviços são algo que as pessoas pesquisam online, o iOS 14 pode não afetá-lo muito. Você pode perder algumas vendas de remarketing, mas os anúncios do Google provavelmente não são uma parte central de sua estratégia de publicidade. Se você está vendendo algo que as pessoas não pensariam em comprar de outra forma, você pode depender dos anúncios do Google para aumentar o reconhecimento de sua empresa.
Encontre maneiras alternativas de expandir seu funil
Um dos maiores desafios do iOS 14 são seus efeitos no remarketing e em públicos semelhantes. Esses públicos são centrais para as jornadas de compradores e campanhas de prospecção de muitas empresas. Sem a capacidade de identificar com precisão e comercializar para usuários específicos e interessados no Facebook, seu funil pode começar a desmoronar.
Para resolver esse problema, você precisa encontrar soluções alternativas para identificar clientes em potencial no funil médio e baixo de vendas. Incentivar as pessoas a fornecerem seus endereços de e-mail, números de telefone ou login em seu site é um ótimo lugar para começar.
Você pode não ser capaz de alcançar um público tão grande como está acostumado com esta abordagem, mas com o incentivo certo e a estratégia de acompanhamento, você pode acabar com um conjunto de pessoas de qualidade muito mais alta para o mercado ( e um conjunto mais amplo de canais para comercializar).
O marketing por e-mail ainda é uma das formas mais lucrativas (e acessíveis) de divulgar o seu negócio, então, se você não conseguir fazer com que eles comprem, pelo menos tente obter o endereço de e-mail deles.
O Inbound Marketing também é uma opção a longo prazo para se relacionar com seu público e reduzir os custos com anúncios.
É considerada uma das melhores alternativas para atrair usuários interessados na sua empresa, que consiste em conseguir captar o usuário através da geração de conteúdo de relevância e que atende as necessidades desse público.
Você sentiu alguma diferença nos seus anúncios depois da mudança do IOS 14?
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