Como estruturar o site da minha empresa?

Deseja criar um website mas não sabe por onde começar? Este artigo é para você.

É normal se sentir um tanto quanto perdido no começo de seu projeto. No momento de criar ou reformular um website a pergunta que paira sobre a mente é: quais informações o site deve conter?

Esta é uma dúvida corriqueira e nada fácil de responder! Principalmente devido a grande quantidade de possibilidades existentes.

Para te auxiliar a montar o escopo inicial de seu projeto aqui vão algumas dicas que vão agilizar este processo.

Brainstorming inicial

O primeiro passo que vai te ajudar é um brainstorming.

como estruturar o site da minha empresa - brainstorming

Comece respondendo algumas perguntas e entendendo melhor o seu negócio. Aqui estão algumas sugestões:

  • Seus clientes perguntam por que você não está na Internet?
  • Qual o principal objetivo para minha empresa ter um site?
  • Como é a presença de meus concorrentes na Internet?
  • O que espero da Internet para minha empresa?
  • Existem processos manuais que poderiam ser resolvidos com soluções web?

Com as respostas em mãos avalie aqueles recursos que te ajudarão a atingir seus objetivos relacionados a como divulgar sua empresa na Internet.

Sugestão de recursos e páginas para seu site

As sugestões abaixo são de páginas e recursos utilizadas comumente nos projetos web.

É bom enfatizar que não existe um modelo único a ser seguido quando falamos da construção de um site.

Cada empresa requer páginas e recursos específicos para atender suas necessidades na web.

Confira:

1. Página sobre a empresa

Página ideal para apresentar histórico da empresa, dados institucionais, estrutura física, fotos do espaço físico, prêmios recebidos, certificados de qualidade.

É a área do site que você pode gerar maior credibilidade.

Abaixo, veja o exemplo da página Quem Somos, da Yogh.

Como estruturar o site da minha empresa - Página quem somos

2. Páginas de produtos e serviços

Descreva de forma detalhada seus serviços e produtos.

Você pode fazer isto utilizando conteúdo textual, imagens, vídeos explicativos, manuais, depoimentos dos clientes, prêmios obtidos pelo serviço ou produto.

Uma alternativa para gerar divulgação espontânea é disponibilizar alternativas para que os usuários possam divulgar seus serviços através das mídias sociais ou ainda por e-mail, implementando um recursos de compartilhamento, por exemplo.

Como estruturar o site da minha empresa - Página o que fazemos

3. Formulário de orçamento

Ideal para facilitar o processo inicial de cotação de serviços e produtos. Se você já utiliza um questionário para entender as necessidades do cliente, monte-o no site, facilitará bastante o processo de orçamento e agilizará o atendimento.

O bacana deste tipo de recurso é que facilita a comunicação dos usuários com sua empresa, O site fica online 24 horas por dia, assim o usuário pode solicitar um orçamento a qualquer momento e você recebe em um e-mail de sua preferência.

Como estruturar o site da minha empresa - Formulário de orçamento

4. Novidades/blog

Área do site utilizada para divulgação de novidades, artigos relacionados ao segmento de atuação da empresa, promoções, dicas.

Mantendo a frequência na publicação de novidades no site, o seu cliente se sentirá motivado a visitar a página constantemente.

Então seu site além de atrair clientes potenciais, será também um canal de comunicação com eles e uma referência em informações relacionadas a sua área de atuação.

Como estruturar o site da minha empresa - blog

5. Trabalhe conosco

Para a empresa interessada em obter currículos a sugestão é colocar uma página para captação desses contatos.

De forma espontânea as pessoas interessadas em fazer parte do quadro de colaboradores, efetuará o cadastrado e sua empresa terá currículos para futuros processos seletivos.

Recursos complementares

1. Opt-in de e-mails

Uma excelente forma de obter contato de e-mails dos usuários é utilizar um recurso de opt-in de e-mails – chamado também de cadastro de newsletter.

O cadastro é feito de modo espontâneo, sendo as campanhas de e-mail marketing futuras mais efetivas pelo alto interesse do usuário em receber novidades de sua empresa.

2. Integração com mídias sociais

Se a sua empresa utiliza mídias sociais para manter a comunicação com os usuários, mostre-as em seu site. Estimule a participação dos clientes em seu site como também no Facebook, Twitter, Youtube, entre outras.

É possível também incorporar no site botões de engajamento social como tweet, curtir e +1, bem como integrar ferramentas de comentários do Facebook, por exemplo.

3. Recurso de busca ou filtro

Sites com muitos produtos ou conteúdos requerem uma ferramenta de busca ou filtro. Esses recursos permitem a busca de alguma informação específica no site de modo rápido e fácil.

4. Suporte multilínguas

Se o seu negócio comercializa produtos ou executa serviços para o exterior uma ferramenta necessária é o de suporte multilínguas.

Ele permite a inclusão de mais idiomas em seu site, facilitando aos estrangeiros o acesso ao conteúdo do seu site.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – CMS

O sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular é o WordPress. Isto se dá pela simplicidade que existe em utilizar.

Como estruturar o site da minha empresa - CMS WordPress

Ao optar pelo WordPress, a empresa ganha autonomia para gerenciar suas informações, publicar, lançar novos produtos e também divulgar artigos de seu segmento de forma simples e rápida.

Isso sem depender de empresas ou pessoas terceiras. O mais importante: não é preciso conhecimento técnico para isso!

Este tipo de plataforma também é escalonável, ou seja, você pode em um primeiro momento criar seu website institucional e no futuro, acrescentar recursos de loja virtual para venda dos produtos e serviços online.

É possível então integrar ferramentas de carrinho de compra, área de usuários para acompanhamento de pedidos, implementação de formas de pagamento – pagseguro, paypal, moip – e também, cálculo de frete (correios, transportadoras).

Site Responsivo

Como estruturar o site da minha empresa - Site Responsivo

Com o rápido avanço dos smartphones tablets, o usuário pode facilmente utilizar estes dispositivos para acessar seu site ou loja virtual. Um website que atenda estes clientes é fundamental.

Um site responsivo tem esse objetivo. Se o futuro cliente acessar seu site através do celular ou tablet, conseguirá navegar e conhecer sua empresa de forma agradável, aumentando assim a probabilidade de um contato ou compra.

Montando a Estrutura do Site

Com recursos e as páginas definidos, você pode montar a estrutura do seu site para auxiliar na visualização do projeto completo, como o exemplo a seguir:

Como estruturar o site da minha empresa - projeto de blog
Exemplo de estrutura de um projeto de blog

O site é uma representação do que sua empresa é e faz.

Nem todas as páginas e recursos apresentados acima são necessários para criar o site da sua empresa. Cabe a você analisar aquelas que se adaptam melhor a sua realidade.

Pense sempre em como seu cliente vai visualizar as informações. Mais importante que o dono do site gostar, é o cliente se interessar em conhecer mais a empresa.

Uma forma eficiente de definir a estrutura do site é montá-la como se estivesse apresentando sua empresa, produtos e serviços diretamente ao cliente.

Seja organizado em suas explicações e objetivo. Com as ferramentas e informações certas seu site atingirá o objetivo desejado!

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