O que é WordPress?

O WordPress foi desenvolvido em 2003 para auxiliar na administração e edição de blogs. Durante sua evolução ele foi ganhando espaço no mercado e passou a ser utilizado também em sites, portais de conteúdo, blogs e lojas virtuais. Conheça um pouco da evolução do WordPress e os motivos pelos quais ele se tornou esse CMS tão conhecido.

WordPress

Atualizado em 28/06/2012

Por que escolher Wordpress para seu site?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS – Content Management Systems) que inicialmente foi desenvolvido como plataforma para blogs.

Ao longo do tempo, o WordPress foi evoluindo e hoje é um dos CMS mais utilizados para sites, portais de conteúdos, lojas virtuais, sites corporativos, empresariais, entre outros.

Mas afinal de contas, o que é um CMS?

O CMS é um sistema gerenciador de conteúdo de sites, que possui como principal objetivo facilitar a criação e a inserção de conteúdos, imagens, vídeos, entre outros. Com ele é possível criar e editar o conteúdo, sem que haja a necessidade de utilizar programação.

Para facilitar esse trabalho, os CMS possuem como característica, uma quantidade de funções presentes através de: complementos e plugins, como galerias de fotos, gerenciadores de enquetes, gerenciadores de formulários, que podem ser agregados ao CMS para facilitar os administradores de conteúdo do site.

Além do WordPress, existem diversos outros CMS que estão em alta no mercado, como Joomla, Drupal, entre outros.

Veja nosso comparativo entre WordPress e Drupal

No entanto, o WordPress apresenta algumas facilidades como simplicidade na hora de administrar, é fácil de trabalhar SEO, os sites são desenvolvidos de forma rápida entre outras vantagens.

História do WordPress

Para que possamos entender melhor sua trajetória, veremos um pouco da história  do WordPress e a sua evolução.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Desde o início do projeto, o foco do WordPress foi: na qualidade da interface, nos padrões web e na usabilidade, buscando sempre preservar seus pilares:

  • Permanecer simples – um sistema simples e intuitivo, para que o usuário possa inserir o conteúdo (texto, imagens, vídeos) de forma rápida e intuitiva;
  • Manter disponível as versões estáveis do sistema – versões que sejam confiáveis, livres de instabilidades e erros inesperados;
  • Respeitar os colaboradores – Devido ao fato do WordPress ser desenvolvido pela comunidade, todo o desenvolvimento dos colaboradores fica disponível para quem quiser utilizar, mesmo que ele não seja acoplado ao WordPress por padrão.

O WordPress foi criado por Matt Mullenweg e Mike Little em 2003. Posteriormente Matt e Mike publicaram um artigo de lançamento do WordPress que está disponível até hoje.

Ao longo das suas atualizações o WordPress foi passando por constantes modificações, não só de funções, mas também de layout.

As imagens abaixo mostram a evolução das versões 1.0, 2.0 e 3.0 do WordPress, por exemplo.

Atualmente o WordPress está na versão 4.6

painel-de-administracao-do-worpdress-1

Painel do WordPress na versão 1.0.

painel-de-administracao-do-worpdress-2

Painel do WordPress na versão 2.0.

painel-de-administracao-do-worpdress-3

Painel do WordPress na versão 3.0.

WordPress 4.6

Versão do WordPress 4.6

Em 2007 e 2008 foram relatados vários problemas de segurança e vulnerabilidade. Desde então o WordPress foi melhorando estes termos e nas últimas versões houveram relatos mínimos de vulnerabilidade.

Em Outubro de 2009, o sistema Market Share Report chegou a conclusão que o WordPress conseguiu criar uma das marcas mais fortes em sistemas de gerenciamento de código aberto. Hoje 51% dos sites da internet inteira, que utilizam CMS como tecnologia, escolheram WordPress.

No entanto, uma das características que auxiliou no crescimento do WordPress, foi o fato dele ser gratuito para quem queria instalar o sistema no seu servidor, deixando os usuários livres do wordpress.com.

Qual a diferença entre WordPress.org e WordPress.com?

É comum a confusão entre o WordPress.org e o WordPress.com. Vamos esclarecer um pouco mais esse assunto:

WordPress.org

É o site de desenvolvimento comunitário do WordPress (a ferramenta para criar blogs/sites), onde é possível fazer download do software e todo seu código fonte para hospedar no seu próprio ISP/hospedagem.

Com essa versão você poderá modificar e customizar o que precisar usando o framework e todas as classes e funções do WordPress. Além de poder utilizar todos os temas, extensões (plugins), personalizar o layout e alterar idiomas.

WordPress.com

É um serviço de propriedade da Automattic que oferece hospedagem gratuita de blogs com o software WordPress.

Através do WordPress.com é possível criar blogs com endereço (nomedomeublog.wordpress.com) ou utilizar o próprio domínio (nomedomeublog.com.br) hospedando o site no WordPress.com.

Apesar de ser gratuito, este serviço possui algumas limitações, como por exemplo, escolher apenas alguns temas e incluir no rodapé o texto “Hospede seu blog com WordPress.com” e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP.

Além destes serviços gratuitos o WordPress.com possuí temas premium, upload de arquivos e otimizações do css como serviços pagos.

Conclusão

O WordPress foi desenvolvido inicialmente para ser um CMS voltado para Blogs, no entanto,com o passar do tempo e com o apoio da comunidade, o WordPress foi ganhando uma grande fatia no mercado.

Um dos fatores importantes que auxiliou no seu crescimento foi o fato do WordPress.org ter deixado o sistema livre do WordPress.com. Além disso, o WordPress buscou manter o sistema de administração fácil e intuitivo, onde os usuários podem inserir seus conteúdos nos sites de maneira rápida e fácil.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Vítor

    Bacana! Descobri o WordPress há pouco mais de um ano e meio e foi paixão a primeira vista! hehe
    Cada dia que passa me apaixono mais por esse incrível gerenciador. Vocês são minha referência em websites editáveis com WordPress e tem me ajudado muito respondendo aos meus questionamentos nas postagens dos blogs.

Deixe uma resposta