Como Investir na Divulgação da Minha Empresa na Internet?

Além de ter um website bem estruturado que é a base da estratégia digital, é fundamental fazer a divulgação do seu site na internet. Este artigo apresenta de forma macro, para tomadores de decisão, o funcionamento dos resultados de busca do Google e os critérios de decisão para investir em duas formas de divulgação online […]

Marketing Digital

Atualizado em 23/08/2011

Além de ter um website bem estruturado que é a base da estratégia digital, é fundamental fazer a divulgação do seu site na internet. Este artigo apresenta de forma macro, para tomadores de decisão, o funcionamento dos resultados de busca do Google e os critérios de decisão para investir em duas formas de divulgação online muito eficazes:

  • Anúncios Patrocinados
  • SEO (Search Engine Optimization)

Antes de tudo vamos entender mais sobre as buscas na internet:

O que são e para que servem os resultados de busca?

Os resultados de busca são uma lista de links que os motores de busca (Google, Bing, Yahoo e outros) devolvem para o usuário quando ele faz uma pesquisa. O serviço é gratuito, mas atrás do resultado existe uma complexa tecnologia de classificação e indexação das informações da Internet. Sendo o Google o mais importante dos buscadores, vamos focar nele.

Um exemplo bem simples: Se eu quero comprar uma TV de LED, posso fazer uma busca pela Internet. Para isto digito as palavras “TV LED” no Google, e obtenho diversos links de sites. O primeiro ponto a destacar  é que os resultados da busca estão divididos em dois grupos: Anúncios do Google e Resultados Orgânicos, segundo a figura:

Porque os resultados de busca são importantes para minha empresa?

Ocupar as primeiras posições do Google, é algo cobiçado por muitas empresas, pois os primeiros resultados exibidos são os mais acessados pelos usuários, aumentando dessa forma o número de visitas do seu site.

Este aumento poderá ser posteriormente transformado em renda e visibilidade para sua empresa ou produto, por isso a busca incessante das empresas para ocuparem as primeiras posições.

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No exemplo da TV de LED vejamos o ponto de vista do vendedor: Uma empresa que venda TVs de LED terá grande número de concorrentes e com certeza muitos deles também estão online. Quando seu cliente procura na internet, o Google entrega primeiro os resultados dos Anúncios Pagos e depois os Resultados Orgânicos. As empresas que são mostradas em destaque pelo Google normalmente são as mais relevantes e as que tem as maiores redes de lojas físicas, mas elas estão primeiro no Google não pelo tamanho da sua rede, pois o Google não tem informações sobre a estrutura física, mas porque elas são também as que têm os maiores investimentos, seja em tempo ou dinheiro para divulgar a empresa e seus produtos online. Estes investimentos podem ser feitos em Resultados Pagos ou nos Resultados Orgânicos. Vejamos mais sobre estes resultados:

Qual é a diferença entre Anúncios do Google e Resultados Orgânicos?

Ainda que para quem procura pela TV de LED, os dois resultados podem ser equivalentes, a essência deles é totalmente diferente e conseqüentemente, também é a forma de influência-los para conseguir que a empresa que vende as TVs esteja acima dos concorrentes.

Os Resultados Pagos (anúncios) dependem muito do investimento em dinheiro que é pago para o Google pelos clicks. É possível ter resultados imediatos, porém eles precisam de investimento constante e o potencial de resultados no médio e longo prazo é menor.

Os Resultados Orgânicos (não pagos), podem ser influenciados aprendendo técnicas que fazem o site mais relevante para o Google. Estas técnicas se chamam SEO e seus resultados trazem retorno no longo prazo.

A tabela abaixo mostra as diferenças entre os dois tipos de resultados:

SEO x PPC - Vantagens e Desvantagens

Como funcionam os Anúncios Pagos?

Com os Links Patrocinados do Google a empresa pode criar seus próprios anúncios e escolher as palavras-chave relacionadas a seus negócios. Os anúncios são exibidos no Google quando as pessoas pesquisarem pelas palavras-chave definidas e você paga direto para o Google segundo os clicks que são feitos no seu anúncio.

Pagar por anúncios é um método eficaz para ganhar visitantes, porém garante apenas 30% dos usuários que estão buscando. Se você fizer um bom investimento e gerenciar bem as campanhas de anúncios, terá um ótimo retorno. O resultado estará sempre de acordo com o tamanho de seu mercado. Em geral quanto mais você pagar para o Google, melhor será a sua posição, porém ainda com dinheiro, os resultados e o retorno do investimento no médio e longo prazo dependem da competência na criação e administração dos anúncios.

Como funcionam os Resultados Orgânicos?

Em termos gerais, o posicionamento de uma página no Google depende de muitos fatores que tentam explicar o segredo do Google (fonte: SEOmoz), alguns muito técnicos outros de sentido comum. Para melhor entendimento agrupamos estes fatores em três categorias:

  • Estrutura do website: O site, na parte técnica, deve estar bem construído usando as ferramentas corretas para apresentar o conteúdo de forma rápida e bem estruturada;
  • Conteúdo único e de qualidade: O site deve ter informações relevantes para os usuários que buscam pelo produto ou serviço fornecido pela sua empresa;
  • Volume e abrangência do conteúdo: O conteúdo do site deve ser uma fonte de informações na área, que crie referências e seja mencionado em outros sites relevantes;

Como o SEO pode ajudar?

Um trabalho de SEO vai otimizar seu site e seu conteúdo para ser mais relevante nos Resultados Orgânicos do Google e aumentar os visitantes da sua página de forma permanente e com um retorno no médio prazo maior que os Anúncios Pagos.

A otimização de um site é um trabalho contínuo e envolve o estudo constante do público alvo, das palavras chaves mais buscadas, entre outros fatores. Para ter resultados e estar nas primeiras posições do Google deve ser feito um trabalho constante e os resultados vão depender sempre dos seus concorrentes e como eles também estão otimizando o seu site. O retorno é proporcionado no médio e longo prazo.

Devo investir em Anúncios Pagos ou SEO para ter Resultados Orgânicos?

Uma recomendação geral é investir tanto nos Anúncios Pagos quanto em SEO. Com os anúncios pagos posso atingir um 30% dos visitantes e com os resultados orgânicos até 70%. O investimento em conjunto equilibra os resultados de curto e médio prazo, e cria sinergia. Estudos mostram que quando se está bem posicionado nos dois tipos de resultados aumenta a efetividade geral.

O tema de divulgação online é amplo e ja é um grande diferencial competitivo para muitas empresas, por isto deve estar na agenda dos tomadores de decisão nas empresas. Fique a vontade para nos contatar!

 

O serviço é gratuito, mas atrás do resultado existe uma tecnologia complexa de classificação e indexação das informações na Internet.

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