Backup: fundamental para o seu WordPress

Se você tem um site em WordPress, saiba que manter o backup em dia é fundamental! Clique aqui e veja alguns plugins para fazer o backup do seu WordPress

WordPress

Atualizado em 01/05/2020

O backup do seu site em WordPress está em dia? Se a sua resposta não é sim, você precisa reverter esta situação agora, antes que seja tarde demais!

Se este é o seu primeiro contato com o termo backup, você precisa saber o que é e para que serve o backup.

O backup é um termo em inglês que significa cópia de segurança. Ou seja, o backup serve para copiar dados importantes que estão armazenados em  seu site WordPress e movê-lo para outra fonte segura que poderá ser utilizada futuramente.

Quando devo usar o backup?

Estar presente na web pode fazer a diferença no seu site, mas neste ambiente sua página também pode estar exposta a hackers, vírus e outras instabilidades. Ao sofrer um ataque ou instabilidade, você pode perder dados importantes. Então, é neste momento que você poderá usar o backup para recuperar os dados perdidos e colocá-los em seu devido lugar.

Backup no WordPress

Com o WordPress, há inúmeras formas disponíveis para fazer backup do seu site. Você pode fazer o backup manualmente ao baixar todos os arquivos e banco de dados e posteriormente salvar num local seguro.

Se você não tem tempo de fazer sozinho todo o backup, você pode contar com ferramentas automatizadas ou ainda empresas especializadas que oferecem serviços de backup.

Algumas empresas além de oferecerem planos que incluem uma rotina diária de backups, também oferecem a possibilidade de fazer outra cópia de segurança do próprio backup. Esta é mais uma medida de segurança, caso o backup feito seja infectado em algum momento.

Plugins de backup para WordPress

Conheça a seguir algumas soluções e plugins que poderão te ajudar a implantar uma rotina de backup. Ao implantar uma rotina de backup, você previne muitas dores de cabeça, caso algum problema aconteça.

Updraftplus

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Plugin UpdraftPlus para WordPress

Este é um dos plugins gratuitos mais populares para WordPress. Este plugin permite que você faça o backup completo do seu site em WordPress. Além disso, por meio dele, você pode fazer o agendamento de backups, sejam eles diários, semanais, quinzenais ou mensais.

Através do Updraftplus você também pode armazenar os backups na nuvem, pois este plugin pode ser integrado a serviços de armazenamento em nuvem, como Amazon S3, Dropbox, Google Drive, entre outros. Se preferir, você também pode baixar o backup para o seu computador.

Além da versão gratuita, o Updraftplus também oferece uma versão premium que permite um nível maior de gerenciamento e configurações e outros complementos adicionais.

Vaultpress

Plugin para backup - VaultPress

O Vaultpress é outro plugin bem popular, mas diferente do Updraftplus, que é um plugin gratuito, neste você precisa pagar para obter todas as funcionalidades oferecidas pelo VaultPress. Neste plugin, o backup para WordPress ocorre de forma automatizada em tempo real ou ainda em períodos agendados. A forma como será feito o backup pode ser definida por você no painel de configuração do WordPress.  Além do backup automatizado, o sistema oferece recursos para restaurar o backup através de uma simples conexão FTP ou SSH e ainda soluções de segurança para prevenir ataques.

Na configuração padrão os backups geralmente são armazenados por 30 dias.  Apesar de oferecer inúmeros serviços, vale salientar, que este é um plugin pago.

BackWPup

Plugin para backup - BackWPup

O BackWPup é mais um dos plugins gratuitos disponíveis no mundo do WordPress. Este plugin permite que você faça backups completos do seu site em WordPress e armazená-los em nuvem, utilizando serviços de armazenamento em nuvem, como Dropbox, Amazon S3, Rackspace Cloud, entre outros.

Além da possibilidade de agendar backups automáticos, o plugin também oferece os serviços de restauração de backups.

Assim como outros plugins, o BackWPup também oferece uma versão premium com complementos adicionais.

BackupBuddy

BackupBuddy - Plugin

BackupBuddy também  é um serviço de backup pago. O sistema de backup deste plugin é totalmente gerenciável e permite backups completos ou apenas de banco de dados. O plugin também permite o agendamento de backups automáticos e restauração instantânea.

Com o BackupBuddy , você também pode armazenar automaticamente seus backups em serviços de armazenamento em nuvem, como Dropbox, Amazon S3, Rackspace Cloud, entre outros.

Através deste plugin, você também pode fazer a migração de um site WordPress para outra plataforma de hospedagem.

Manage WP

Manage WP - Plugin

O Manage WP é um outro plugin gratuito responsável por fazer backups automáticos. Por meio dele também é possível armazenar seu backups em nuvem, assim como outros plugins já citados por aqui. Este plugin possui mais de 1 milhão de instalações ativas.

Além de oferecer os serviços de backup, o Manage WP oferece inúmeros outros serviço, como a integração com o Google Analytics, ferramenta de SEO e muito mais.

Qual devo escolher: plugin pago ou gratuito?

Na hora de escolher qual plugin utilizar, você deve analisar as funcionalidades de cada um e qual se encaixa melhor em seu website. Outro fator que merece atenção é ver se o plugin é compatível com a versão do seu WordPress.

Conclusão

Não importa qual o plugin que será escolhido por você na hora de fazer o backup do seu site em WordPress, o importante é que você mantenha o backup em dia para evitar maiores dores de cabeça.

A criação de um bom site exige muito trabalho, dedicação e investimentos financeiros, por isso que realizar um backup ou manter seu WordPress totalmente atualizado é extremamente importante para que seu site se mantenha ativo e trilhando o caminho do sucesso.

E se você tem dúvidas na hora de instalar ou atualizar um plugin ou até mesmo se sente inseguro na hora de fazer o backup do seu site, você pode contar com os serviços de Suporte e Manutenção da Yogh, que conta com uma equipe de especialistas em WordPress prontos para atender você.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta

Fale com um especialista
Precisa de ajuda?
Olá!
Conheça nossos planos e veja como podemos te ajudar!