Você já ouviu falar em WordCamps? Esses eventos ocorrem em vários lugares do mundo e tem como objetivo reunir a comunidade apaixonada por WordPress para aprender mais sobre a plataforma, fazer amizades, estreitar laços e muito mais.
No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo costumam ser palco desses eventos. Nos Estados Unidos, as edições ocorrem em várias cidades. No entanto, o WordCamp US é o maior evento sobre WordPress do Estados Unidos, onde reúne pessoas de diversas regiões do país e do mundo.
E se tem um evento sobre o CMS mais famoso do planeta tem que ter brasileiro presente, não é mesmo? A Dinara que integra o time de especialistas da Yogh atuando na área de Design viajou para Oregon e esteve participando de todos os dias de evento.
Em um relato emocionante em vídeo, Dinara conta que é muito interessante descobrir que mesmo a 10 mil quilômetros de distância os anseios e necessidades de quem utiliza o WordPress no dia a dia são muito similares com o que vemos aqui com nossos clientes na Yogh.
Evento trouxe grandes cases de sucesso
O WordCamp US já começou mostrando que grandes empresas podem sim utilizar o WordPress e até mesmo o construtor de blocos Gutenberg para dar vida aos seus projetos virtuais. New York Post, Disney e CNN Brasil estão entre os cases de sucesso.
Só para você ter uma ideia, a Disney utiliza em seu blog com mais de 20 mil posts cerca de 50 blocos reutilizáveis para divulgar conteúdos de forma dinâmica que encantam e conquistam o mundo com a sua magia. Incrível, não é?
Assim como a Disney, o New York Post, referência em jornalismo nos Estados Unidos, também conta com o apoio dos blocos para criar conteúdos atrativos que misturam vídeos, imagens, textos e muitos mais. Além disso, é com o WordPress que os profissionais conseguem criar e gerenciar seus conteúdos com agilidade.
Inclusive, o e-mail que você está lendo agora também foi inscrito por meio de ferramentas acessadas dentro de um painel WordPress.
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Já a CNN representou o Brasil ao apresentar um site que revela milhares de notícias todos os dias para milhões de pessoas sem perder a performance e respeitando as melhores práticas com foco na experiência do usuário.
Um WordCamp feito para que todos se sintam em casa
Inspirado na natureza e beleza de Portland, a organização do WordCamp US também se preocupou em atender bem ao seu público cuidando da alimentação e acessibilidade para que todos pudessem percorrer o ambiente com tranquilidade.
Durante o evento também houve a distribuição de brindes feitos por patrocinadores para que os participantes pudessem levar boas lembranças para casa.
Palestras enriquecedoras agitaram o evento
Ao longo dos dias de WordCamp houveram muitas palestras com foco em compartilhar conhecimento. Dinara destaca alguns momentos importantes como a apresentação da Nasa que também utiliza WordPress e consegue atualizar seu site rapidamente com imagens reais capturadas por seus satélites todos os dias.
Já o Wikimedia mostra como um site complexo, onde as pessoas podem fazer login e contribuir com um conteúdo que é traduzido para diversas línguas também pode ser feito com WordPress.
A possibilidade de criar cursos online com WordPress e como garantir que seu site ou loja virtual seja acessível para todos também estiveram entre os temas abordados.
Matt Mullenweg fala sobre WordPress e encerra WordCamp
Para finalizar o evento o Matt Mullenweg, CEO da Automattic e criador do WordPress falou sobre os desafios enfrentados no gerenciamento de uma tecnologia Open Source.
Um dos assuntos abordados por Mullenweg durante o WordCamp e que segue gerando discussões na comunidade é o fato de que há grandes empresas que se utilizam do WordPress para lucrar sem contribuir de fato com a evolução da ferramenta.
Dinara revela que Matt chegou a usar o exemplo de uma grande fazenda, onde é preciso que as pessoas cultivem os alimentos seguindo uma série de cuidados para que todos possam colher e consumir o que foi produzido. Ou seja, ele espera que mais pessoas se dediquem no desenvolvimento do CMS para que ele continue crescendo.
E você, concorda ou não concorda com o Matt? As falas dividiram opiniões e o assunto repercutiu na mídia americana. Artigos disponíveis no portal TechCrunch e Search Engine Journal.
Após esse momento, o WordCamp foi encerrado com uma tradicional festa com direito a visita a um submarino.
Ficou encantado com o evento? Assista ao vídeo apresentado pela Dinara e confira algumas imagens de tudo que rolou em Oregon.
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.