Como aumentar vendas de produtos no WooCommerce?

Confira três estratégias que você pode utilizar para sugerir produtos para seu cliente WooCommerce e consequentemente, aumentar suas vendas.

WooCommerce

Atualizado em 10/02/2017

Vamos falar sobre como aumentar vendas de produtos no WooCommerce? Que tal fazer isto através da sugestão de produtos?

O pensamento comum de seu cliente é que uma vez que tenha adicionado um produto ao carrinho de compras, está na hora de ir para o checkout. 

O seu pensamento, como dono da loja virtual, provavelmente é: “Não, espere!Você ainda não viu tudo”.

Motivar seus clientes a comprarem mais produtos é um desafio mas nem sempre precisa ser um trabalho.

O WooCommerce tem diversas soluções tanto para sugestão e agrupamento de produtos. Dessa forma, torna mais fácil para o cliente o que mais devem considerar na compra e ajuda você a gerar mais vendas.

Flexibilidade do WooCommerce significa que você pode promover os produtos de diferentes formas

O WooCommerce é flexível. Isto não é nenhum mistério.

O plugin tem diversas opções para complementar sua loja virtual – e isto continua sendo verdade quando se trata de vendas.

Vamos ver aqui soluções que proativamente sugerem (e não forçam) produtos adicionais antes ou durante o processo de decisão do comprador.

1. Utilize cross-sell

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Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

A estratégia de cross-sell é bem simples.

São produtos promovidos no carrinho de compras baseado em um produto que acabou de ser adicionado a ele.

A funcionalidade de cross-sell já é disponibilizada pelo WooCommerce então é possível configurar em seu e-commerce assim que você tiver alguns produtos criados.

Você pode configurar um cross-sell a um produto indo até a aba de produtos relacionados. Lá você adiciona um ou mais produtos que você gostaria que aparecessem como sugestão quando um item específico for adicionado ao carrinho.

Cross-sell é melhor aplicado quando você tem dados sobre as tendências de compra de seu cliente ou que tipo de itens ele pensa ser complementar.

Por exemplo:

Imagine que você vende sapatos em sua loja virtual.

Você pode ter a informação que clientes que compram certos pares de sapato podem querer comprar cadarços sobressalentes ou querer o mesmo tipo de sapato só que em outra cor.

aumentar vendas de produtos no woocommerce - cross sell

Ao utilizar o cross-sell você pode usar o que já sabe para fazer com que mais vendas aconteçam e mostrar ao seu cliente mais produtos que eles possam ter interesse.

Faça isto quando eles já estiverem pensando em comprar em sua loja online.

Importante enfatizar: se você não possui os dados necessários para os produtos que você recomenda, esta técnica de cross-sell não impulsionará suas compras.

2. Quando agrupamento de produtos é a escolha certa

A extensão Product Bundles agrupa produtos com uma taxa de desconto.

Isto é ou não é atraente para seus compradores? Pode conduzir seu cliente a comprar produtos adicionais que talvez não consideraria de outra forma.

A flexibilidade do plugin é atrativa. Diferente do cross-sell, a recomendação é feita fora do carrinho de compras.

Veja abaixo este exemplo:

Imagine agora que você vende produtos de casa, mesa e banho.

Seu cliente está buscando comprar duas toalhas de banho. Ele procura e encontra em sua loja virtual toalhas de R$25 por unidade. Também vê que ele pode comprar 2 toalhas de banho, 1 toalha de mão e 1 de rosto por R$50.

aumentar vendas de produtos no woocommerce - agrupamento de produtos

Com a extensão também é possível recomendar grupos de produtos já nas páginas de produto.

Então, se um cliente deseja comprar várias toalhas da mesma cor, ele pode dar uma olhada nos produtos relacionados (que, como no cross-sell, é configurado na aba de produtos relacionados) e podem conferir um grupo de 4 toalhas com desconto.

O segredo para agrupamento de produtos é o desconto.

No exemplo dado acima um consumidor tende a comprar um kit de produtos, mesmo se não precisa, necessariamente, de uma toalha de mão ou de rosto – porque acredita que a adição destes produtos vale a pena o dinheiro a mais.

Para entender melhor esta estratégia pense nos produtos como música digital.

Normalmente, uma música custa D$0.99, enquanto um álbum – com 10 a 15 músicas – custa D$9.

Este é um exemplo clássico para fazer a pessoa comprar mais produtos mesmo que não perceba.

Vamos ver agora mais uma opção que pode ser útil para fazer com que seu cliente coloque mais produtos no carrinho.

3. Recomendações avançadas com Grupo de produtos

Finalmente, vamos explorar o grupo de produtos.

Como no cross-sell você pode criar grupo de produtos sem adicionar um add-on ou extensão.

Isto permite seu cliente adicionar vários produtos de uma coleção que você definiu para o carrinho de uma vez só.

Estes produtos não precisam ser comprados em grupo – os clientes ainda podem comprar produtos individualmente. Mas a ideia aqui é configurar um grupo para ter uma melhor chance de vender mais.

O primeiro passo aqui é determinar qual produto você entende que faz mais sentido junto.

Por exemplo:

Você vende doces em sua loja virtual. Você pode permitir que um cliente compre vários cupcakes de uma vez só do que ter que fazer com que ele compre todos um por um.

Para fazer isto, você precisa configurar primeiro um grupo de produtos. Depois, configurar os produtos filhos. Os produtos filhos vão precisar ser agrupados juntos, para que eles apareçam na mesma página.

aumentar vendas de produtos no woocommerce - grupo de produtos

Uma vez que seu grupo é criado, os clientes podem escolher quais itens do grupo eles gostariam de adicionar ao carrinho, sejam todos eles, alguns deles ou nenhum deles.

Então, se você quiser configurar um grupo de sabores ao seu cupcake, você pode!

Não sabe qual é a melhor estratégia? Considere o que sua loja precisa

Como já mencionamos no começo desta publicação, pode ser um pouco confuso escolher qual método de vendas é melhor para sua loja. Mas se você pensar nas necessidades de sua loja virtual, você pode tomar uma decisão fácil.

De qualquer forma você quer vender mais produtos.

Mas você está querendo isto porque seus clientes não estão visualizando tudo que tem para oferecer?

Se este for o caso, cross-sell pode ser a solução mais adequada porque vai ajudar você a colocar mais produtos em frente ao seu cliente quando eles já estão interessados em comprar de você.

Por outro lado, se seus compradores já estão cientes do que você vende, mas apenas estão comprando alguns itens – como duas toalhas – você pode usar agrupamento para encorajá-los a gastarem um pouco mais (ao mesmo tempo que oferece a eles um bom desconto).

Use o WooCommerce e suas extensões para promover produtos

Aí estão algumas sugestões para você vender mais em sua loja virtual.

Entre o cross-sell no carrinho e grupos de produto na página de produtos, estas táticas vão impulsionar suas vendas ao utilizar aquilo que você já tem de melhor – seus produtos!

Texto traduzido e modificado: How to best suggest additional products to your shoppers.

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