9 dicas surpreendentes sobre o WooCommerce para você utilizar em sua loja virtual

Quer deixar sua loja virtual WooCommerce ainda mais completa? Veja no artigo de hoje 9 dicas surpreendentes que você pode aplicar ao seu WooCommerce:

WooCommerce

Atualizado em 17/11/2016

Talvez você esteja começando com WooCommerce. Talvez seja quase um expert. Independente do seu nível de experiência com WooCommerce, o potencial deste plugin pode surpreender você. No artigo de hoje nós veremos 9 dicas surpreendentes WooCommerce para sua loja virtual. 

Existem recursos robustos e úteis no core do WooCommerce que podem ser habilitados por extensões ou por alguns truques que você pode aplicar em sua loja virtual. Com certeza vão tornar seu dia mais produtivo e fácil.

A beleza do WooCommerce é que seu potencial de crescimento e expansão permite que você – seja um dono de loja ou desenvolvedor – construa um excelente e-commerce. Quanto mais você souber sobre as capacidades da plataforma, mais você pode criar com ela, não é mesmo?

Nosso objetivo hoje é dar a ambos os novatos e profissionais uma lista de 9 coisas que são possíveis fazer com WooCommerce. Vejamos aqui algumas dicas e truques:

Formas de fazer seu produto brilhar com WooCommerce

As páginas de produto são o coração e a alma de qualquer loja virtual. Sem elas, o que seus clientes fariam?

A seguir vamos te dar 3 dicas para fazer sua página de produto (e os produtos que elas destacam) atrair mais atenção e também, vendas.

1. Escolha e mostre produtos em destaque

Você já viu esta coluna de estrelas na sua lista de produtos?

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Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Ao clicar nessas estrelas você coloca o produto selecionado em destaque. 

O que isso significa?

Basicamente, a intenção é posicionar o produto em uma área especial – de destaque – como o exemplo a seguir:

dicas surpreendentes woocommerce - produtos em destaque tema

Dependendo do tema utilizado em sua loja virtual, você será capaz de usar esta funcionalidade para destacar produtos que são recentes, tiveram uma alteração no valor ou qualquer outra qualidade que você vê que merece mais atenção.

Se seu tema não dá suporte para um seção de destaque, não há problemas. É possível destacar utilizando outro caminho.

Você pode adicionar itens marcados como destaque em qualquer parte da widget de sua loja. É só você adicionar a widget de produtos WooCommerce e selecionar destaque.

Qualquer uma das opções é um modo rápido de destacar itens específicos. O melhor de tudo é você que escolhe quais são estes produtos!

2. Adicione imagens para variações de produtos

Quando você adiciona variações para seus produtos em WooCommerce – cores, tamanhos ou tipo de material – você normalmente conta com uma descrição de texto para estas variações específicas.

O que você pode não saber é que você pode adicionar imagens para cada uma das variações. Desta forma quando elas forem selecionadas por um cliente, eles poderão visualizar o produto que estão interessados.

3. Crie e designe etiquetas customizadas para o thumbnail dos produtos

Imagens são fantásticas, mas algumas vezes, você quer que seu texto fale. Isto normalmente acontece quando você possui produtos que estão em promoção ou tem alguma outra condição que perceba que vale a pena destacar.

Se você quer adicionar etiquetas a seus itens, você pode usar uma extensão como WooCommerce Advanced Product Labels. Com ela você pode adicionar etiquetas totalmente customizadas em seu thumbnail (em categorias e visualizações por filtro, como resultados de busca) e deixar claro porquê o produto merece destaque.

Desta maneira você pode sinalizar itens que possuem frete grátis, produtos em promoção ou itens com preço reduzido e assim por diante.

Deixe o status do seu produto claro e não tenha medo de utilizar cores que destacam e combinem com sua marca.

Permita seus clientes modificarem os resultados de busca

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Busca na loja virtual é crucial pois ajuda os consumidores encontrarem o que estão procurando de forma rápida. Quanto mais rápido o resultado, mais rápido o caminho para o carrinho de compra, certo?

Existem ainda mais coisas que você pode fazer para ajudar seus clientes a utilizarem os resultados de busca de forma mais eficientes.

Use estas 2 dicas a seguir para permitir que seus clientes modifiquem os resultados e olhem somente o que estão procurando:

4. Permita que os produtos sejam filtrados por atributos.

Existe uma widget instalada no WooCommerce chamada de widget de navegação em camadas (layered navigation widget). Esta widget permite que os clientes filtrem os produtos por atributos – por exemplo atributos de cor e tamanho.

Se você está adicionando variações para sua loja virtual, você já deve ter os atributos no lugar certo. Se não, é necessário adicionar manualmente.

Uma vez que os atributos estão no lugar, arraste a widget na área específica e os compradores poderão filtrar os produtos que eles querem – seja se é apenas camisetas verdes, jeans tamanho pequeno ou café que tem gosto de chocolate.

Esta widget está disponível no core do WooCommerce.

5. Permita que os produtos sejam filtrados por classificação

Outro benefício da mesma widget: com WooCommerce 2.6 é permitido que os clientes mostrem apenas produtos que tem classificação específica.

Com classificação de produtos, você pode permitir que os compradores de seu e-commerce utilizem este critério como filtro para resultados.

Por exemplo: Eles podem escolher apenas itens com 5 estrelas. Ou visualizar apenas itens que possuem classificação. A escolha é deles!

Remova destaques indesejados

Muito do que estamos falando até aqui envolve adicionar opções para seus produtos, resultados de busca e ao WooCommerce em geral. Porém, às vezes, você pode querer retirar um pouco dessas opções.

Vamos dar uma olhada em alguns modos surpreendentes que você pode remover recursos que não sejam relevantes para seu e-commerce.

6. Previna que avaliações sejam adicionadas para alguns ou todos os seus produtos

As avaliações são ótimas para seu negócio: é um modo de aumentar a confiança de seu cliente, aumentar a aprovação social de seus produtos e em geral, um ótimo modo para mostrar o quanto a sua loja é boa.

Mas você também pode não querer permitir avaliações em todos os seus produtos – por exemplo, itens de graça que são ofertados a clientes após concluírem um pedido com uma quantidade específica ou talvez os produtos fornecidos por outro fabricante.

Com WooCommerce você pode desabilitar avaliação de acordo com o caso. Da mesma maneira que você pode desabilitar comentários em publicações específicas no WordPress, você também poderá tirar a avaliação de itens que achar desnecessária uma avaliação.

7. Remova a capacidade de comprar produtos (sim, isto mesmo)

Esta sugestão pode parecer um pouco sem sentido. Mas, com a funcionalidade e-commerce removida, o WooCommerce também se torna uma plataforma linda, flexível e útil para você construir seu catálogo online.

Este tipo de funcionalidade é essencial para atacadistas ou empresas locais que fazem todas as suas compras e vendas pessoalmente ou por e-mail, porém, ainda querem ter um site onde seus serviços e produtos possam ser mostrados.

A extensão Catalog Visibility Options é o modo mais rápido para cumprir esta tarefa. Remove não somente a venda de produtos mas também retira a página de checkout e carrinho de compras. Congela outras funcionalidades que são relacionadas diretamente a compras.

A extensão também permite que você habilite compra apenas para clientes específicos.

Como você pode ver remova um pouco, remova bastante – tudo é possível.

Configure o WooCommerce para que você seja notificado sobre eventos importantes, processo de pedidos e mais

Você pode automatizar seu WooCommerce graças a algumas extensões e integrações. Veja 2 ideias que você pode não ter percebido que são opções:

8. Use o Slack para receber notificações de novos pedidos (e muito mais)

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Muitas pessoas utilizam o Slack para manter contato, conversar sobre diferentes assuntos e até mesmo resolver problemas. É com certeza uma ferramenta necessária para uma empresa distribuída, onde existem pessoas trabalhando em diferentes fuso horários e cronogramas de trabalho.

A utilidade do Slack pode ser estendida para quem tem uma loja virtual com WooCommerce. A extensão WooCommerce Slack possui configurações internas para notificar sobre novos pedidos ou quando produtos estão fora do estoque, novas avaliações, novos registros de compradores e muitos mais.

Não usou Slack ainda? Basicamente com ele você pode criar múltiplos canais que podem ser usados por qualquer pessoa, com objetivos específicos. Por exemplo: é possível criar um canal para feed de atividade de seu WooCommerce ou um para conversas gerais entre seus funcionários.

9. Mande pedidos de contrato antes de começar a produção

Você pode automatizar a geração e envio de contrato ou documento tão logo quanto um novo pedido é feito na loja.

Uma integração com Zapier é essencial para quem precisa de um contrato assinado antes de começar o trabalho: a cada novo pedido é gerado e enviado o contrato padrão.

Não há necessidade de fazer e enviar pdfs ou contratos em mãos ou até mesmo esperar seu cliente retornar seus e-mails.

Explore esses recursos e deixe sua loja com a sua cara

Se algum destes truques e dicas seja novo ou não para você, a beleza do WooCommerce é que ele é quase infinitamente customizável. Mudar configuração, testar novos temas ou instalar uma extensão pode deixar seu e-commerce extremamente diferente e fazer dele um destaque.

Esperamos que tenha gostado deste artigo! Aproveite os recursos e deixe sua loja virtual do jeitinho que você imagina!

Texto traduzido e modificado: 10 surprising things you can do with WooCommerce

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