5 erros WordPress que você precisa parar de cometer

Que tal evitar alguns erros no WordPress? Separamos 5 erros mais populares que o usuário WordPress faz e que deve parar imediatamente.

WordPress

Atualizado em 04/09/2017

Hoje nosso artigo vai falar sobre erros WordPress.

Como você já sabe, o WordPress é muito mais que uma plataforma para criação de blogs. Hoje é considerado um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais potentes e utilizados no mundo.

É a escolha mais popular entre negócios porque é fácil de utilizar e gerenciar, flexível e altamente customizável, amigável para SEO. Além de ser código aberto, grandes marcas sentem-se seguradas em utilizar o WordPress.

Você deve saber todas as vantagens e benefícios de utilizar o WordPress para seu negócio. Mas uma coisa que você deve sempre lembrar é que nem todos os sites em WordPress são construídos iguais.

WordPress fornece todas as ferramentas para a construção do melhor site, mas é sua responsabilidade aproveitar da melhor maneira.

Então para começar, abaixo uma lista dos 5 erros WordPress mais populares e que você deve parar de cometer:

1. Não fazer backup

Segurança é uma das partes mais importantes em seu site e que deve ter sua total atenção. Apesar do WordPress ser uma plataforma segura, é você que garante que qualquer coisa adicionada ou instalada em seu projeto é segura.

Pelo motivo de ser usado por quase 30% de todos os sites da internet hoje, é comum o WordPress ser alvo de ataques maliciosos. Se o seu site é infectado por um malware, limpá-lo pode comprometer seus dados e você pode perder algumas informações para sempre.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Se você não criar um backup, um ataque pode ser devastador.

Ao invés de começar do zero, torne o processo de backup de seu site automático com a ajuda de plugins.

2. Não atualizar para a nova versão do WordPress

É estranho que ainda existam tantos usuários que não atualizam a versão de seus sites. Talvez você tenha medo de atualizar por pensar que nãos seja compatível com os recursos instalados em seu site ou que você pode perder dados e conteúdo.

Seu temor não está errado. A atualização da plataforma proporciona diversas mudanças. Por isso é necessário a cautela! Como recomendação é sempre bom consultar um especialista WordPress.

Atualizações são feitas para melhorar a performance, velocidade, usabilidade, gerenciamento, compatibilidade e segurança.

Então, assim que uma nova atualização WordPress for lançada, procure um expert em WordPress para que ele possa atualizar seu site sem que você tenha qualquer dor de cabeça.

Não abra brechas para ataques em potencial ou vulnerabilidades porque você não quer tirar um tempo para verificar a nova versão disponível da plataforma. 

3. Falta de uma customização bem feita

Uma das vantagens de usar o WordPress é que você pode facilmente customizar. Mesmo assim, alguns usuários ainda não tiram vantagem disso. Aqui estão algumas áreas de seu site que você pode personalizar

Favicon

O Favicon é o ícone pequeno que pode ser achado na aba ao lado do título de sua página no navegador. Troque o favicon padrão para fortalecer sua marca. Use a sua logo ou uma imagem que fará as pessoas reconhecerem rapidamente que é você.

Permalinks

Permalinks são as urls de seus posts e páginas no WordPress. Com o permalink padrão configurado em seu WordPress, a estrutura vai aparecer mais ou menos assim: /?p=23. Customizar os permalinks pode otimizar suas publicações para melhorar seu SEO. Um link permanente restruturado é também bom para compartilhar posts para diferentes canais, como mídia social.

Administrador

Durante a instalação, seu nome de usuário padrão é admin. Ao interagir com os leitores de seu site, seus clientes não vão querer se comunicar com alguém que tem o nome de usuário como admin. Customize.

Além disso, o usuário admin torna seu site mais vulnerável a ataques.

Tagline

A tagline é a descrição de uma linha de seu site. Se você não customizar, a tagline padrão é: apenas um blog (just another blog). É claro que você não quer ser apenas mais um blog. Então vá em frente e mude sua tagline.

Você pode utilizar uma frase que já é popular em seu negócio ou se você deseja criar uma nova, uma dica: a deixe espirituosa sem ser vago.

4. Não investir tempo em pesquisa na escolha do tema

Escolher o tema certo para seu site é crucial.

O tema depende do propósito do seu site, os recursos e aplicações e a mensagem que você quer transmitir. Por exemplo, você está construindo um site de e-commerce, portfólio ou de conteúdo? Isto vai ajudar você a escolher o melhor tema.

O próximo passo é garantir que você compre o tema de uma empresa que tenha credibilidade para evitar ataques maliciosos.

Saiba mais sobre como escolher o tema certo para seu site WordPress

Você deve dar uma conferida no repositório de temas do WordPress. Ali você já terá uma boa ideia de quais temas são adequados para o seu site.

Uma vez que você tem a garantia que seu site estará seguro, você deve verificar os seguintes fatores:

  • Visão geral
  • Estética
  • Responsividade
  • Compatibilidade com navegadores e dispositivos móveis
  • Suporte para plugins.

Observe as avaliações de outros usuários para ter uma ideia da performance e capacidade do tema.

5. Utilizar muitas categorias

Limite suas categorias para as áreas principais de seu site.

Ter muitas categorias pode ser uma bagunça para seu negócio. Uma dica: organize seus assuntos e crie sub-tópicos como sub-categorias. Isto também vai guiar para melhor a criação de conteúdo em seu site.

Se algum assunto não encaixa nas categorias é que provavelmente, não seja o conteúdo adequado para ser publicado em seu site. Tenha certeza que seus visitantes naveguem com facilidade em seu site e achem o conteúdo que desejam de forma intuitiva.

Conclusão

WordPress pode melhorar tremendamente  a sua presença online e permite usuários (até mesmo aqueles que não tem habilidades técnicas) um caminho mais fácil para criar e administrar seus sites.

A questão aqui já não é mais se o WordPress é certo ou não para você e seu negócio.

A pergunta certa é: você está usando o WordPress plenamente em sua capacidade? Se você constantemente comete os erros WordPress citados acima então, talvez você deva rever como tem utilizado a poderosa plataforma que tem em mãos.

Evite erros e sempre lembre: quando for fazer uma mudança que afetará bastante seu site, contate um especialista WordPress. Assim você terá a garantia de trabalho bem feito e certo.

Texto traduzido e modificado: 5 popular WordPress mistakes

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta