4 habilidades  para se especializar em 2023

Cada vez mais as habilidades emocionais se tornam necessárias no novo cenário corporativo, com destaque para a capacidade de se comunicar.

Marketing Digital

Atualizado em 29/12/2022

habilidades 

Cada vez mais as habilidades emocionais, também conhecidas como Soft Skills , se tornam necessárias no novo cenário corporativo, com destaque para a capacidade de se comunicar.

Mas não são apenas essas habilidades que ganharam destaque e estão sendo requisitadas tanto no mercado de trabalho quanto para quem empreende. 

Separamos 4 habilidades que consideramos fundamentais para o sucesso de qualquer profissional em 2023, confira:

Comunicação 

A comunicação à distância e pelos mais diversos canais  foi apenas uma das várias  transformações na forma de trabalhar que ocorreram nos últimos dois anos .

Natural que, diante desse cenário corporativo, sejam cobradas novas habilidades dos profissionais. Entre elas, a capacidade de se comunicar tem sido considerada essencial por empresas.

Não à toa surgiram tantos workshops, cursos, seminários, treinamentos ensinando a arte da conversa prometendo que mesmo os mais tímidos e menos habilidosos consigam transmitir a mensagem com clareza e objetividade. 

Marketing Digital 

Mesmo que você não venda nada e tenha um emprego em horário comercial, essa é uma habilidade que você precisa ao menos compreender. Afinal, em algum momento você pode querer trocar de emprego e as redes sociais podem ajudar. 

Você pode pensar que quando quiser procurar uma recolocação basta atualizar seu Linkedin, mas não é só isso. Hoje todos somos avaliados até pelos comentários que deixamos nos sites de compras. 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Isso sem falar que o marketing de uma empresa não se faz apenas no departamento de marketing da mesma, cada colaborador acaba contribuindo de alguma forma para o impulsionamento ou não da marca. 

Você também pode usar as redes sociais para encontrar pessoas com o mesmo hobbie ou fazer uma renda extra. Vai deixar essa oportunidade passar e ficar aí pensando que não sabe se vender? 

Liderar e de influenciar pessoas

Um trabalho feito em conjunto pode não ser o suficiente para resultados realmente bons. Para uma atuação eficaz, é necessário que haja confluência e, mais do que isso, uma liderança capaz de liderar e de influenciar as pessoas.

Por isso, a liderança é uma habilidade que vem sendo bastante valorizada no mercado de trabalho. No entanto, líderes autoritários estão longe de conseguir uma equipe empenhada e com sinergia.

A pessoa que desempenha o papel de líder tem o poder de influenciar o comportamento de um ou mais liderados, essa capacidade se relaciona com a persuasão e influência que por sua vez está intimamente ligada à capacidade de construir bons relacionamentos. Essa influência pode ser tanto positiva, quanto negativa, só dependerá das intenções do líder.

O mercado de trabalho tem procurado por profissionais que possam inspirar suas pessoas lideradas a darem seu melhor, a aprenderem cada vez mais e a trabalharem em harmonia dentro dos times.

Autonomia

Na mesma linha de raciocínio em que líderes autoritários já não fazem mais sentido para as companhias e para as equipes, profissionais dependentes de líderes e/ou colegas também não têm grandes chances de se adaptarem aos novos contextos do mercado de trabalho.

A velocidade das mudanças e do fluxo de informações, além das possibilidades de inovações são os principais fatores motivadores para procurar essa habilidade nos profissionais. 

Nesse sentido, pessoas que exercitam a autonomia não demandam supervisão constante, sendo capazes de tomar decisões por conta própria, fazer experimentações e obter ótimos resultados em cima disso.

E sim, a Autonomia é uma habilidade que também pode ser treinada através de autoconhecimento e boa comunicação. Já existem diversos treinamentos para desenvolver também essa habilidade. 

Poderíamos citar muitas outras habilidades, também conhecidas como soft skills, que ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional e que devemos sempre buscar aperfeiçoar, mas ficaria um texto muito extenso. 

Qual habilidade você gostaria de desenvolver em 2023? 

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta