4 Ferramentas Grátis para verificar site com malware

Um site com malware podem expor a segurança dos seus clientes e afetar seu posicionamento no Google. Conheça 4 ferramentas para fazer o diagnóstico.

Segurança WordPress

Atualizado em 11/10/2023

O número de sites e lojas virtuais vem crescendo em larga escala nos últimos tempos. A comodidade e variedade de produtos na web é grande, e muitas pessoas acabam optando por este tipo de compra apostando também na segurança. Com este crescimento, é natural que o número de site com malware cresça, fazendo com que este processo de compra não se torne tão seguro assim para os internautas que, muitas vezes, não tem o mínimo de noção do risco que correm ao abastecer um site desconhecido com suas informações.

Os malwares (malicious softwares), muito conhecidos dentro do universo da internet, são programas utilizados para infectar um site e foram desenvolvidos com um único objetivo: causar danos a dados, pessoas e até mesmo dispositivos. Os cavalos de troia e spywares por exemplo, são tipos diferentes de malware.

Dica: 5 dicas infalíveis para ter um site profissional [Rápido e Efetivo]

É importante você entender que um site com malware é altamente perigoso pois, através da instalação dele, o hacker consegue ter acesso a todas as informações importantes da sua vida pessoal ou empresarial, como números de cartão de crédito, senhas e até arquivos que estão em seu computador.

Agora, e se o seu site estiver infectado com malware, como resolver? Bem, sabemos que um site com malware pode trazer consequências bem desagradáveis, principalmente se você possui uma plataforma de e-commerce, com um banco de dados robusto. Já pensou se todos os dados dos seus clientes ficam expostos a pessoas mal-intencionadas? Em um site com malware, todas os usuários que realizaram alguma ação dentro da sua página envolvendo dados, ficam expostas.


Além de vulnerabilidade na segurança, um site com malware também é prejudicado em seu ranqueamento nos motores de busca. Antes dos resultados serem exibidos para o usuário, os mecanismos fazem uma verificação para garantir que o site não está em nenhuma blacklist (lista negra) de malware. Caso isso aconteça, as suas páginas não serão mais exibidas e a reputação do site diminui consideravelmente.


Então, a pergunta é: Como fazer para identificar o malware em meu site e eliminar de uma vez por todas o problema? Bem, hoje em dia contamos com softwares capazes de identificar um site com malware, remover e prevenir futuros ataques mas, antigamente, seria necessário uma varredura manual de todo o código fonte do site a fim de identificar o vírus. Já que estamos na era da tecnologia, vamos te ajudar e listar as 4 ferramentas grátis para verificar site com malware mais utilizadas atualmente e esperamos que você faça bom uso delas.

Vamos lá:

Google Transparency Report Safe Browsing

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O Google possui uma tecnologia de navegação segura que analisa bilhões de URLs por dia em busca de websites seguros, ou seja, site com malware. Diariamente milhares de sites novos com problemas de segurança são descobertos, muitos deles são sites que foram comprometidos com algum tipo de invasão. Ao detectar sites não seguros, o Google informa na Pesquisa e até mesmo nos navegadores sobre a vulnerabilidade da página em questão. Além disso, você pode fazer a análise da página a qualquer momento através da ferramenta. Basta acessar o endereço do Google Transparency Report Safe Browsing, digitar o endereço do site e clicar na lupa. Sem seguida o relatório será apresentado junto com a data que ele foi atualizado.

Safe Web

O programa garante uma navegação mais segura, tornando suas pesquisas e compras ainda mais confortáveis. Através do Norton Safe Web, você consegue verificar se um site com malware está a sua frente antes mesmo de você acessa-lo. O programa analisa todas as vezes que você acessa e detecta se há vírus, malware e outras ameaças que comprometem a segurança do site.

Virus Total

O VirusTotal é um serviço online que analisa arquivos e URLS suspeitas e facilita a detecção de site com malware. Qualquer usuário pode selecionar um arquivo do computador, inserir uma URL ou pesquisar um endereço IP ou domínio no VirusTotal para conferir como as empresas de antivírus estão avaliando determinado conteúdo. O serviço não diz apenas se uma determinada solução antivírus detectou um arquivo enviado como mal-intencionado, mas também exibe o rótulo de detecção de cada um deles.

Sucuri

Os hackers não perdem tempo, portanto vamos ao quarto serviço online e gratuito que você pode utilizar para verificar se o seu site está infectado. Para fazer a consulta, é bem simples, basta você acessar o site da Sucuri e em seguida digitar na barra de pesquisa o site que deseja ser verificado. Este serviço vai além de informar se o seu site está ou não infectado por um malware, mas também faz uma avaliação do nível de segurança apresentado pelo seu website no momento da consulta. Ao final da consulta, o usuário também saberá se todos os softwares do website estão atualizados. Vale salientar que softwares desatualizados podem tornar o site vulnerável.

Leia também: Quanto custa um site responsivo e porque você precisa de um

Segurança - site com malware

EXTRA: Para manter o seu site em WordPress seguro, instale plugins de segurança disponíveis no próprio acervo do WordPress. Para te ajudar, selecionamos os mais eficientes e conhecidos aqui:

Captcha on Login

Para dar mais segurança ao seu site, ele adiciona um captcha de login à área administrativa da página. Além disso, ele também bloqueia IPs após certa quantidade de tentativas de acesso frustradas.

Wordfence Security

Identifica se algum arquivo do site foi alterado, além de avisar por e-mail atualizações pendentes de plugins ou se houve alguma tentativa de acesso ao blog por pessoas não autorizadas.

Mesmo com todas essas dicas, não esqueça a mais importante: tenha sempre um backup atualizado do seu site. Ter uma cópia de segurança de tudo aquilo que é importante é imprescindível para resolver futuros problemas.

Quer saber mais sobre esse plugin? Confira o artigo: Wordfence: um plugin para melhorar a segurança do seu WordPress.

All In One WP Security & Firewall

Este plugin é gratuito, está disponível no repositório do WordPress e possui mais de 1 milhão de instalações ativas. Dentre as funcionalidades disponíveis está o bloqueio de ataques de força bruta, proteção de SQL Injection, filtragem de IP, monitoramento de integridade de arquivos, monitoramento de contas e listas de bloqueio de usuário.

O All In One WP Security & Firewall também oferece uma versão paga com complementos adicionais.

Conclusão

Agora, para ter um site livre de malware, coloque em ação todas as dicas que demos e não esqueça de pesquisar sempre sobre as melhores práticas de segurança, ok?

Aproveite este momento e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude a ter uma comunidade de sites seguros e saudáveis.

E você já sabe: se precisar de ajuda para inspecionar o seu site ou resolver problema com malware, você pode contar com a Yogh que possui uma equipe de especialistas em WordPress.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

6 comentários

  1. elievelton silva

    Olá, queria tirar uma dúvida, eu tenho um antivirus no computador uam versão premium do kaspersky e queria saber se ele consegue encontrar vírus em arquivos de sites? Tipo um site meu esta com malware, se eu baixar ele e colocar ele para rastrear o site ele consegue identificar, ou só uma ferramenta especifica para identificar?

Deixe uma resposta