5 dicas infalíveis para ter um site profissional [Rápido e Efetivo]

Com certeza você consegue entender o tamanho da necessidade de estar presente na internet hoje em dia, afinal a maioria dos usuários pesquisam na web por produtos e serviços que pretendem contratar. Seja buscando algum tipo de referência ou pesquisando preços e condições de pagamento, o fato é que a primeira ação da grande maioria […]

Marketing Digital

Atualizado em 21/08/2018

Com certeza você consegue entender o tamanho da necessidade de estar presente na internet hoje em dia, afinal a maioria dos usuários pesquisam na web por produtos e serviços que pretendem contratar. Seja buscando algum tipo de referência ou pesquisando preços e condições de pagamento, o fato é que a primeira ação da grande maioria é recorrer ao mundo virtual e, para não ficar de fora, você precisa ter um site profissional!

A falta de tempo das pessoas compromete a mobilidade na hora da pesquisa por um produto, com isso sites são uma excelente ferramenta para que os seus possíveis clientes possam analisar o seu trabalho sem sair de casa. Além do conforto, é como se você tivesse uma loja com produtos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, possibilitando que os usuários te encontrem em várias ocasiões e situações ao longo do dia. Com o passar do tempo, os clientes ficam ainda mais exigentes, e esse meio de expandir a divulgação dos seus produtos transforma a internet em uma opção bem atraente para buscas de segmentos específicos, tornando os negócios mais objetivos e assertivos.

Nós desconhecemos outro método que tenha revolucionado tanto a maneira de comprar quanto um site, por isso hoje vamos te dar dicas de como se profissionalizar. Em meio a tantas ofertas que bombardeiam a web, você precisa se destacar e investir tempo em ter um site profissional. Vamos as dicas?

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1 – Planejamento

Antes de qualquer atitude, a palavra chave é: planejamento. Faça um levantamento de tudo o que você vai oferecer em sua página e trace estratégias para ela ser bem vista e posicionada entre internautas, possíveis clientes e fornecedores. Por exemplo, caso o seu objetivo seja ter um e-commerce (vender pela internet), o seu site precisa estar preparado para receber esta estrutura de vendas. Mas se o seu objetivo é apenas apresentar seus produtos e serviços, as necessidades serão outras.

Estude o seu público alvo para entender como você pode oferecer seus produtos e serviços em seu site. Utilize ferramentas que te ajudarão a identificar as preferências dos seus consumidores e tendo essas informações em mãos, você terá condições de definir recursos e funcionalidades.

2 – Construa sites rápidos

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Uma ótima dica para um site profissional é a construção de uma página leve, com carregamento fácil e rápido. Você já imaginou perder um cliente só porque o tempo de carregamento do seu site não foi rápido o suficiente? Desenvolver uma página rápida é mais do que um detalhe, é um ótimo negócio! Vale lembrar que o algoritmo do Google também melhora o ranqueamento de páginas com o carregamento rápido. Para verificar se seu site está rápido o suficiente, use esta ferramenta grátis do Google.

Ter um site profissional não significa muitas imagens e conteúdos excessivos. Mantenha a página simples, para que seja fácil de acessar e você consiga reter o interesse do usuário.

Leia também: Como criar sites em WordPress

3 – Atualização

Quem nunca entrou em um site e se deparou com o mesmo conteúdo durante um longo período de tempo? Não fazer atualizações distanciam você do objetivo de ter um site profissional. É fundamental que você mantenha sempre a sua página atualizada, não somente a parte tecnológica, mas também o conteúdo. Atualizar valores, descrições de produtos, produzir vídeos, artigos ou entrevistas. O importante é produzir material que mantenha o seu público engajado e informado sobre o seu negócio e o universo que ele está inserido.

Pode não ser inteligente dedicar tempo e dinheiro na construção de um site profissional para logo depois não se empenhar na manutenção do mesmo. Lembre-se: conteúdo atualizado com regularidade vai atrair atenção do seu público e, consequentemente, mantê-los conectados a sua plataforma por mais tempo.

4 – Quem vai desenvolver o seu site?

É muito importante você definir logo no início do processo quem vai desenvolver o seu site. Existem algumas possibilidades, e uma delas é a contratação de uma agência especializada para construir a sua página.

A outra opção é a utilização de ferramentas gratuitas disponíveis por algumas plataformas. Mas vale informar que normalmente os recursos e funcionalidades são limitadas e você pode acabar sentindo falta de um recurso ou outro e isso pode impedir que o seu site fique com cara de uma página profissional.

Se a sua opção for contratar uma agência, as chances de seu site ser ainda mais profissional chegam a 100%. É necessário conhecer bem a empresa, saber de outros trabalhos já feitos e procurar obter informações, assegurando qualidade e transparência na hora de fechar o negócio. Uma empresa profissional irá te orientar sobre métodos mais indicados para serem trabalhados em seu site, gerando um resultado profissional, com aspecto limpo e objetivo.

Ah, e já que estamos falando nesse tema, se precisar, entre em contato com a gente para fazer um orçamento.

5 – Informações e design

A tarefa mais difícil é você conseguir se destacar entre as milhões de páginas existentes. Para isso, foque totalmente no seu público-alvo. Desenvolva conteúdo e pense em uma estrutura que vá atender às suas necessidades do início ao fim.

Separamos algumas dicas infalíveis. Fique atento e torne o seu site ainda mais profissional:

– Não use fontes pequenas demais.
– Use no máximo dois tipos de fonte em todo o site. Se preocupe em destacar citações e títulos. Preserve a harmonia visual do seu site, o mantendo limpo e padronizado.
– A escolha da identidade visual é fundamental. Não use recursos como gifs animados em excesso, as pessoas tendem a ignorar sites com este tipo de apelo visual.
– Atenção às cores! Escolha com cuidado o tom das fontes e do fundo. Evite causar qualquer desconforto visual e dificuldade na leitura.
– Aspecto limpo sempre é bem-vindo e traz muito conforto para quem está do outro lado. Alguns espaços em branco em seu site profissional são muito bem-vindos. Menos detalhes e ícones podem fazer com que seu site fique melhor apresentado.
– Evite colocar links dentro do seu site para páginas em construção.
– Crie uma lista para que os seus visitantes possam se inscrever e receber informações sobre as suas atualizações.

A internet explodiu, não tem como negar! Para não ficar para trás e abocanhar uma fatia desse mercado, é preciso se adaptar e ajustar ao que o consumidor busca, na hora que ele quer. Invista tempo e faça a sua presença na web ser notada. O seu site é um dos maiores aliados ao seu negócio e, se bem desenvolvido e planejado, pode trazer excelentes resultados. Vamos juntos nessa?

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