Plugin para gerenciar mídias – 5 ótimas sugestões para seu site WordPress

Se você quer que seu site WordPress esteja cada vez mais organizado, conheça 5 plugins para gerenciar mídias no WordPress:

Plugins WordPress

Atualizado em 05/07/2016

Já se foram os dias que a experiência de visitar e ter um site era baseado em texto apenas. Nos dias de hoje usar diferentes tipos de mídia para melhorar o conteúdo online não é apenas uma possibilidade, e sim, uma obrigação.

Usar imagens, vídeos e outras mídias é importante para melhorar a experiência do usuário, provocar reações, quebrar blocos grandes de texto e enfatizar os pontos principais de seu conteúdo. Não é a toa que os números de busca em bancos de imagem gratuitos aumentou consideravelmente nos últimos anos.

No WordPress, todos os arquivos de mídia são armazenados na biblioteca de mídia onde podem ser buscados, editados e removidos se não mais necessários. As atualizações do WordPress tem melhorado cada vez mais essa parte do backend da plataforma.

Apesar disto, sempre há coisas para melhorar. É aí que entram os plugins para gerenciar mídias. 

Plugin para gerenciar mídias WordPress

Para que serve o plugin para gerenciar mídias? Ele, basicamente, faz lidar com os arquivos de mídia muito mais fácil e mais confortável para você. Dessa forma o seu conteúdo pode brilhar ainda mais.

Dependendo do quanto seu site é ativo, você pode rapidamente acumular um grande número de imagens e outros tipos de arquivos de mídia em sua biblioteca. Manter controle destes arquivos e fazer eles acessíveis para criação de conteúdo pode ser complicado, especialmente se você esquece de nomear suas imagens.

A biblioteca de mídia é, na maioria das vezes, a maior parte de qualquer site em WordPress.  A questão mais importante é fazer com que os usuários consigam o conteúdo rapidamente e as imagens não façam com que seu site fique devagar.

Pensando nestas duas questões separamos 5 plugins para gerenciar mídias que vão te ajudar a organizar melhor seus arquivos e otimizar suas imagens.

01. Media Library Assistant

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Este plugin melhora o gerenciamento de mídia do WordPress com alguns recursos úteis. O primeiro de todos traz um shortcode de galeria avançada que permite que você adicione não somente imagens, mas também outros tipos de arquivos de mídia para os seus posts. O plugin também inclui templates que permitem que você controle a aparência e o modo como estão dispostas as suas galerias.

Além disso, o Media Library Assistant oferece taxonomias e a permissão para adicionar, remover e substituir em ação em massa ou por uma rápida edição. Também melhora a busca de mídia do WordPress ao incluir slug, texto ALT e legendas de imagem como também filtros de procura.

O plugin também pode informar a você onde cada arquivo de mídia foi usado em seu site e oferece informação sobre tamanho do arquivo e dimensões. Por fim, Media Library Assistant pode processar dados IPTC, EXIF e PDF que permitem a você saber quando e onde as imagens foram criadas.

Plugin para gerenciar mídias - Media Library Assistant

02. Enhanced Media Library

Para fazer com que seus arquivos sejam mais buscáveis, Enhanced Media Library permite que você crie número ilimitado de categorias. Depois permite que você filtre seus arquivos de mídia por categoria em seu gerenciador de mídia WordPress.

Além disto, permite que você organize sua biblioteca por tipo de arquivos. Isso significa que se você quiser somente visualizar seu arquivo de vídeo ou áudio, você pode fazer isso também. Você pode criar tipos adicionais de PDF, documentos e outros arquivos.

Uma versão PRO com recursos mais avançados também está disponível.

Plugin para gerenciar mídias - Enhanced Media Library

03. Media File Renamer

Todos nós sabemos como editar o título da imagem, legenda, ALT tag  e descrição, mas e o nome do arquivo? Existe algum outro modo de mudar isso e depois renomear o arquivo no hard drive e fazer o upload de volta ao WordPress?

Pois bem, existe sim. Este plugin muito útil fará o upgrade do nome do seu arquivo de acordo com o título dele. Ele automaticamente atualizará o link em todos os lugares que o arquivo já foi utilizado.

Plugin para gerenciar mídias - Media File Renamer

04. Enable Media Replace

Uma das tarefas mais entediantes que podem existir é substituir uma imagem – deletar a antiga e depois fazer o upload da nova versão com o mesmo nome. Afinal de contas, existem coisas melhores para fazer em seu dia, não é mesmo?

Felizmente este plugin ajuda a encurtar todo esse trabalho. Agora se você tiver uma nova versão de um arquivo já existente você simplesmente pode substituí-lo. Você simplesmente pode ir a tela de edição, apertar em “Adicionar novo arquivo” e escolher o arquivo desejado. E pronto!

Plugin para gerenciar mídias - Enable Media Replace

05. EWWW Image Optimizer

Esse plugin vai reduzir o tamanho de suas imagens. Entretanto, ao invés de apenas redimensioná-las, ele faz isso otimizando os arquivos de mídia. Isto significa que dados não necessários de compressão de imagem serão descartados.

A parte mais legal é que não afeta a qualidade de sua imagem já que todos os processos não tem nenhuma perda. Ele também processa imagens já existentes em massa e pula aqueles arquivos que já foram otimizados.

Plugin para gerenciar mídias - EWWW Image Optimizer

Conclusão

Arquivos de mídia integram boa parte dos sites em WordPress. Com o passar dos anos, o gerenciador de mídia padrão do WordPress tem melhorado cada vez mais, tornando-se mais prático e cheio de recursos para melhorar a experiência do usuário.

O plugin para gerenciar mídias do WordPress vem para estender algumas funcionalidades e deixar o seu site cada vez mais eficiente.

Desde melhorar o gerenciamento de arquivos por taxonomia e outros recursos até otimizadores de imagem, existe um vasto número de opções de plugins para tornar a vida dos usuários de WordPress ainda mais fácil.

Faça a sua escolha da lista acima e venha nos contar o que achou!

Texto traduzido e modificado: The 15 most useful media file manager plugins for WordPress

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Rael Rodrigues

    ola, gostaria de saber se você conhece algum plugin para impedir que usuários “Autores” vejam as imagens de outros autores, quero que ele veja somente suas próprias imagens.

Deixe uma resposta