Site multilíngue: 5 plugins de suporte multilínguas para WordPress

Deseja que seu conteúdo seja relevante para outros países? O primeiro passo é ter a versão de seu site em outros idiomas. Para isso nós sugerimos 5 plugins de tradução e de suporte multilínguas para fazer com seu site WordPress conquiste o mundo.

Plugins WordPress

Atualizado em 28/04/2016

Ter um endereço na internet é o modo mais rápido e seguro para atingir um público à uma escala global. Ao ter um site para o mundo inteiro é preciso que ele seja traduzido para outras línguas. O modo mais prático para fazer isto é com um plugin de tradução e de suporte multilínguas.

Imagine que seu site seja acessado na Grécia, no Japão ou na Itália, por exemplo. Porém, estas pessoas que chegaram até ele o encontrem apenas escrito em português. A probabilidade é que você perca possíveis leitores já que provavelmente eles não falem o único idioma disponibilizado.

Atualmente, se você quer que seu conteúdo seja levado a sério e mais, tenha relevância não só no país de origem, é importante que exista uma versão dele, ao menos, em inglês. As probabilidades daqueles visitantes da Grécia, Japão e Itália falarem inglês (língua universal) são maiores do que falarem português, não é mesmo?

Outra opção de idioma, tendo em vista o cenário brasileiro, é o espanhol já que é a língua falada pelos nossos vizinhos latinos americanos.

Se você deseja conectar-se com o mundo inteiro e ter um site multilíngue existem algumas formas para que um público mais linguisticamente diversificado acesse seu conteúdo.

Por padrão o WordPress é um sistema de um só idioma. O que isso significa? Por padrão você instala o WordPress em um único idioma de sua preferência (você pode escolher entre os inúmeros disponibilizados pela plataforma) e dessa forma cria seu conteúdo em uma língua somente. Porém, a comunidade do WordPress tem desenvolvido vários plugins que podem fazer tradução de forma bastante eficaz.

Você vai encontrar plugins de tradução pagos e gratuitos. Ambas as formas, apesar de algumas variações de recursos entre um e outro, oferecem recursos eficientes para que seu site possa ser visto em diferentes idiomas. Em sua totalidade, tantos os pagos como os gratuitos, funcionam de maneira bem similar.

Formas de ter seu site WordPress em outros idiomas

Basicamente você tem que instalar o WordPress e também, instalar um plugin que vai passar de um idioma para outro. Você precisará instalar os arquivos .mo para os idiomas que deseja, escolhendo o mesmo para o idioma que você está interessado. Você pode tornar seu site WordPress em um site multilíngue utilizando plugins das seguintes maneiras:

  • Criação de post específicos: Post criados para cada idioma e todos com um único link indicando que são versões traduzidas.
  • Única postagem: Todas as alternativas de idiomas para cada post são armazenados em um único post.
  • Fonte externa: A tradução é direcionada para uma fonte externa.
  • Multisite: Gerenciar vários sites, um para cada idioma desejado, e usar um plugin de tradução que monitora cada site.

A tradução de conteúdo é feita por você

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Você é responsável por adicionar o conteúdo nos diferentes idiomas em seu site. Você terá que fazer isso em qualquer plugin de tradução que escolher. A tradução não é feita para você. Se tradução automática for oferecida, não há garantias que a tradução terá coerência. Porém, alguns destes plugins de tradução podem tornar as coisas mais fáceis ao dar a opção de edição manual.

Todos os metadados devem ser traduzidos, assim como qualquer informação nos campos customizados. A mesma coisa deve ser feita em relação aos anexos e imagens. Alguns plugins de tradução e de suporte multilínguas farão isto automaticamente. Preste bastante atenção enquanto estiver traduzindo na seção de widget. Você pode tentar o plugin Widget Logic para isto. Ele pode detectar e mudar o idioma ao adicionar instruções condicionais.

É também muito importante certificar-se que seu plugin de tradução é compatível com o tema. É uma boa ideia fazer o backup do seu site antes de instalar qualquer plugin se você não tem certeza da compatibilidade.

Já os plugins para multisite oferecem a vantagem de dois ou mais sites, um para cada idioma. É uma maneira simples e direta para gerenciar sites em diferentes idiomas, porém, requer conhecimento técnico para gerenciar os recursos do servidor de hospedagem.

Plugins de tradução para site em WordPress

Nós fizemos uma lista de 5 plugins de suporte multilínguas e tradução para seu site. Veja algumas das sugestões de plugins mais populares para que seu site possa estar disponível em vários idiomas:

1. Plugin WPML

Plugin de Tradução - WPML

WPML é um plugin de tradução muito usado pela comunidade WordPress. Mais de 400 mil sites em mais de 100 países utilizem o plugin.

O plugin vem com 40 opções de idiomas e você pode adicionar qualquer idioma que desejar usando o Editor de Idioma. O WPML é fácil de usar e não requer habilidade técnica. API completa está inclusa para integração com outros plugins e sistemas de tradução. É atualizado regularmente para ser compatível com as atualizações do WordPress.

Cada versão de idioma é armazenado como um post ou página separada, e depois, em um único link. O plugin para tradução também detecta o idioma do navegador. Dessa forma ele filtra muitas das funções do WordPress e mostra o site no idioma específico. Como não há mudança no banco de dados de conteúdo, a instalação e desinstalação do plugin é fácil.

As URLS mantém o padrão configurado e todos os elementos de navegação são traduzidos. Com a função de gerenciamento de tradução, uma equipe de tradutores pode trabalhar calmamente. Alguns serviços de tradução podem também ser acessados no painel do administrador e comentários de visitantes são traduzidos automaticamente. Um seletor de idioma pode ser colocado em qualquer parte da seção de widget.

2. Plugin Polylang

Plugin de Tradução - Polylang

Se você quer que seu site seja multilíngue, mas não quer ter muitos gastos, o Polylang pode ser a escolha certa. Entre os usuários do WordPress este plugin de tradução é bastante popular. Ele possui várias funções mesmo sendo um plugin gratuito.

Com ele você pode escrever todo o seu conteúdo: posts, páginas, categorias e tags de maneira tradicional e então, escolher o idioma que você deseja que seja traduzido no menu suspenso. Você não está restrito a apenas um idioma. Você pode escolher quantos quiser. A tradução deve ser feita manualmente por meio do editor.

Mídias, menus, widgets, post destacados, formatos de post, feed RSS podem ser todos traduzidos. A escolha do idioma pode ser configurada no conteúdo ou na URL. Você pode designar um domínio diferente para cada idioma (se você preferir). Além do mais, ele fornece o suporte para RTL language (Linguagem direita para esquerda) para idiomas que são escritos e lidos na direção da direita para esquerda.

O plugin pode detectar automaticamente o idioma do navegador. O seletor de idiomas pode ser adicionado na área de widget ou no menu de navegação.

3. Plugin qTranslate X

Plugin de Tradução - qTranslate X

Este plugin de tradução é gratuito e permite você manter a dinâmica de conteúdo multilíngue em seu site WordPress. O qTranslate X fornece seletor de idiomas na página de edição do administrador. Quando o seletor é pressionado, nenhum pedido é enviado ao servidor. Ao invés disso, as mudanças ocorrem instantemente e localmente no navegador. Todos os campos de textos são mudados para a língua selecionada. Alguns campos podem ser marcados com multilíngue, e não necessariamente, a página ou site inteiro.

Ele usa um idioma para cada URL tornando mais fácil para que mecanismos de busca encontrem. Um das coisas que você deve prestar atenção com este plugin é que ao desativá-lo os posts com os diferentes idiomas serão removidos do conteúdo.

qTranslate X vem com um grande número de idiomas configurados, como: inglês, alemão, chinês e muitos outros.

4. Plugin Multisite Language Switcher

Plugin de Tradução - Multisite Language Switcher

Se você mantém sites diferentes para cada idioma, você vai precisar de um plugin que monitore cada site. O Multisite Language Switcher é uma boa escolha para este tipo de tradução. Com este plugin, você pode gerenciar o conteúdo, tags e taxonomia. É gratuito e adiciona um seletor onde o usuário pode clicar para mudar de idiomas.

5. Plugin Xili

Plugin de Tradução - Xili

Para organizar seu conteúdo com um post para cada idioma, você deve considerar o plugin para tradução Xili. Ele dá a você a opção de traduzir de dentro do post. Você pode escrever seu post, traduzir para vários idiomas e adicionar uma widget que leitores podem usar para trocar de idioma.

Antes que você instale o plugin, você deve selecionar os idiomas listados pelo painel e atualizar os arquivos .mo no código-fonte do seu WordPress. O usuário atual verá a área de administração no idioma de escolha. Depois de publicar o post do jeito normal, copie novamente em outro, traduza-o e publique o conteúdo traduzido. Você pode fazer isso em quantos idiomas quiser.

Três widgets úteis podem ser adicionadas ao seu editor para mostrar três listas: idioma, posts recentes e comentários. Para configurar este plugin é necessário algumas modificações no tema de seu site e um pouco de conhecimento técnico também.

Qual o melhor plugin de tradução para WordPress?

Ter um site multilíngue amplia o público que acessa o conteúdo de seu site. Acima está uma lista de plugins de tradução e suporte multilínguas bem avaliados, atualizados e mais utilizados entre a comunidade WordPress.

A Yogh recomenda o plugin de tradução WPML. Além de ter mais de 400 mil sites que utilizam este plugin, ele é completo, compatível com muitos temas, plugins e confiável. Entre suas funcionalidades estão a tradução de páginas, posts, taxonomia, menus e textos inclusos em temas. Ele também tem recursos suficientes para sites corporativos como também, blog simples. Uma opção eficiente para que seu site esteja disponível em diferentes idiomas.

Esperamos que com essas dicas seu site logo, logo fale vários idiomas!

O texto acima foi traduzido, adaptado e modificado: Make your WordPress Site Multilingual: 9 Awesome Translation Plugins

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta