O que fazer antes de investir em tráfego pago

Tráfego pago é todo conteúdo que recebe impulsionamento, algum dinheiro para que o algoritmo mostre para mais pessoas de acordo com o perfil escolhido pelo gestor. 

Marketing Digital

Atualizado em 08/02/2023

tráfego pago

Antes de falar sobre  vantagens e desvantagens do tráfego pago precisamos entender o que é tráfego pago e o que não é. 

Tráfego Orgânico 

O tráfego orgânico, aquele que é divulgado sem nenhum impulsionamento, o que não significa que não tem custos, é todo conteúdo publicado em suas redes sociais ou blog. 

Tráfego Pago

Sendo assim, o tráfego pago é todo conteúdo que recebe impulsionamento, algum dinheiro para que o algoritmo mostre para mais pessoas de acordo com o perfil escolhido pelo gestor. 

A grande vantagem de impulsionar os conteúdos é que se você alcançaria tradicionalmente cem pessoas no seu perfil, com o impulsionamento correto você atinge mais de dez mil pessoas em um dia. 

A principal desvantagem dessa prática é que geralmente são conteúdos de venda, conversão direta e somente 3% dessas dez mil pessoas impactadas por seu anúncio estão prontas para comprar seu produto ou serviço. 

Ainda assim, essas pessoas vão pesquisar seus concorrentes, vão pesquisar seu histórico, e muitas irão se perder no caminho e perder também a emoção da compra por impulso, deixando pra depois. 

Outro fator impeditivo da finalização da  venda é que nessas comparações com concorrentes e sem uma construção de apego com a marca, você disputa por preço e não por qualidade e precisa se dobrar ao mercado comercializando commodities. 

Funil de Vendas e Jornada de Compra 

Avaliando o funil de vendas e também as jornadas de compras de várias empresas é possível afirmar que investir nos dois tipos de tráfego é o ideal e não impulsionar somente os conteúdos de conversão como também os de construção de marca e de educação do cliente, já que mais de 90% do público ainda não está pronto para finalizar a compra. 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Por outro lado, investir apenas em tráfego orgânico e esperar que o compartilhamento espontâneo ajude a propagar seus produtos na web pode levar muito tempo. É preciso desenvolver uma estratégia muito forte e muito bem estruturada para que se possa aproveitar melhor os dois tipos de tráfego. 

Entender a Jornada de Compra do seu negócio

É de extrema importância que toda empresa entenda exatamente onde cada lead se encontra dentro da jornada de compra e todo o caminho que ele deverá percorrer até que chegue a hora de abordar o cliente e realizar a venda.

Desta maneira, podemos concluir que o primeiro passo é entender a jornada de compras do cliente e saber quem são as pessoas que fazem parte dos 90% e dos 10% para traçar estratégias e fazer com que eles avancem na jornada.

Criar conteúdo útil e relevante 

É a partir da criação de um Marketing de Conteúdo de qualidade que você vai mostrar como o seu produto é capaz de solucionar o problema do seu público.

E para isso, é necessário criar os conteúdos adequados com base em cada etapa da jornada de compra do cliente para fazer com que ele tome a atitude de prosseguir na jornada.

Imagine que você nunca viu o produto e quais são os conteúdos que você gostaria de encontrar em cada etapa do seu descobrimento.

Responda as perguntas que os clientes mais fazem ao time comercial e o que eles mais pesquisam na internet antes de chegar no seu produto. 

Atualização Sempre 

O mundo todo está mudando o tempo todo, não adianta simplesmente publicar e deixar o conteúdo abandonado, revisite seus posts e verifique se não é necessário atualizar. 

Um mesmo post pode ser impulsionado diversas vezes se seu conteúdo continua atual. 

Equilibre suas estratégias e aproveite tudo o que o conteúdo pode fazer pelo seu negócio, seja com o tráfego pago ou com o tráfego orgânico.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta