Antes de falar sobre vantagens e desvantagens do tráfego pago precisamos entender o que é tráfego pago e o que não é.
Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico, aquele que é divulgado sem nenhum impulsionamento, o que não significa que não tem custos, é todo conteúdo publicado em suas redes sociais ou blog.
Tráfego Pago
Sendo assim, o tráfego pago é todo conteúdo que recebe impulsionamento, algum dinheiro para que o algoritmo mostre para mais pessoas de acordo com o perfil escolhido pelo gestor.
A grande vantagem de impulsionar os conteúdos é que se você alcançaria tradicionalmente cem pessoas no seu perfil, com o impulsionamento correto você atinge mais de dez mil pessoas em um dia.
A principal desvantagem dessa prática é que geralmente são conteúdos de venda, conversão direta e somente 3% dessas dez mil pessoas impactadas por seu anúncio estão prontas para comprar seu produto ou serviço.
Ainda assim, essas pessoas vão pesquisar seus concorrentes, vão pesquisar seu histórico, e muitas irão se perder no caminho e perder também a emoção da compra por impulso, deixando pra depois.
Outro fator impeditivo da finalização da venda é que nessas comparações com concorrentes e sem uma construção de apego com a marca, você disputa por preço e não por qualidade e precisa se dobrar ao mercado comercializando commodities.
Funil de Vendas e Jornada de Compra
Avaliando o funil de vendas e também as jornadas de compras de várias empresas é possível afirmar que investir nos dois tipos de tráfego é o ideal e não impulsionar somente os conteúdos de conversão como também os de construção de marca e de educação do cliente, já que mais de 90% do público ainda não está pronto para finalizar a compra.
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Por outro lado, investir apenas em tráfego orgânico e esperar que o compartilhamento espontâneo ajude a propagar seus produtos na web pode levar muito tempo. É preciso desenvolver uma estratégia muito forte e muito bem estruturada para que se possa aproveitar melhor os dois tipos de tráfego.
Entender a Jornada de Compra do seu negócio
É de extrema importância que toda empresa entenda exatamente onde cada lead se encontra dentro da jornada de compra e todo o caminho que ele deverá percorrer até que chegue a hora de abordar o cliente e realizar a venda.
Desta maneira, podemos concluir que o primeiro passo é entender a jornada de compras do cliente e saber quem são as pessoas que fazem parte dos 90% e dos 10% para traçar estratégias e fazer com que eles avancem na jornada.
Criar conteúdo útil e relevante
É a partir da criação de um Marketing de Conteúdo de qualidade que você vai mostrar como o seu produto é capaz de solucionar o problema do seu público.
E para isso, é necessário criar os conteúdos adequados com base em cada etapa da jornada de compra do cliente para fazer com que ele tome a atitude de prosseguir na jornada.
Imagine que você nunca viu o produto e quais são os conteúdos que você gostaria de encontrar em cada etapa do seu descobrimento.
Responda as perguntas que os clientes mais fazem ao time comercial e o que eles mais pesquisam na internet antes de chegar no seu produto.
Atualização Sempre
O mundo todo está mudando o tempo todo, não adianta simplesmente publicar e deixar o conteúdo abandonado, revisite seus posts e verifique se não é necessário atualizar.
Um mesmo post pode ser impulsionado diversas vezes se seu conteúdo continua atual.
Equilibre suas estratégias e aproveite tudo o que o conteúdo pode fazer pelo seu negócio, seja com o tráfego pago ou com o tráfego orgânico.
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