Checklist para fazer download de tema ou plugin

Você que tem acompanhado o nosso site, sabe que sempre damos dicas de plugins ou temas para seu site WordPress. Hoje nós vamos falar do que você deve conferir antes de fazer o download de algum tema ou plugin. Com este checklist você saberá quais são os itens necessários para verificar e assim, prevenir que […]

WordPress

Atualizado em 11/08/2016

Você que tem acompanhado o nosso site, sabe que sempre damos dicas de plugins ou temas para seu site WordPress. Hoje nós vamos falar do que você deve conferir antes de fazer o download de algum tema ou plugin.

Com este checklist você saberá quais são os itens necessários para verificar e assim, prevenir que alguma coisa dê seriamente errada.

Muitos iniciantes do WordPress ficam maravilhados com as centenas de plugins disponíveis para WordPress. Com todas as opções cinco estrelas, é fácil cair em uma armadilha e instalar todos os plugins do universo para aumentar a funcionalidade de seu site.

É altamente crítico entender que cada plugin que você instala representa outra parte em movimento de seu site e com isto, faz com que ele se torne mais complexo.

Desta forma, minimizar a quantidade de plugins é uma das melhores rotas para deixar seu site mais rápido e estável.

Com isto em mente, vamos falar o que você deve fazer antes de instalar qualquer plugin ou tema.

Visão geral do plugin ou tema

Quando estiver comprando algum tema ou plugin, você deve checar as avaliações. Um número significativo de classificações positivas é um bom sinal, mas não é necessariamente garantido que o tema ou plugin é, de fato, ótimo, especialmente para necessidades específicas.

Enquanto estiver pesquisando, dê uma olhada na data da última atualização. Certifique-se que o plugin é frequentemente atualizado. Esta é uma ótima indicação de que os desenvolvedores são rápidos em responder a problemas e se manter em dia com as atualizações do WordPress.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Se um plugin no repositório do WordPress não foi atualizado nos últimos dois anos, evite! Plugins desatualizados são um dos principais motivos para instabilidade e falta de segurança no WordPress.

Procure por plugins e temas que tenham novos recursos adicionados. Os temas e plugins que serão mais eficientes são aqueles que os desenvolvedores adicionam novos recursos com regularidade ao invés de só corrigir bugs.

Se o tema ou plugin que você tem buscado estão ok nos três requisitos citados acima, o próximo passo é conferir o que a comunidade tem a dizer sobre ele.

Checklist antes de fazer download de tema ou plugin - Checar dados importantes

Veja a classificação, número de instalações ativas, última atualização e compatibilidade.

Escutar a comunidade

Comentários e avaliações não servem apenas o propósito de mostrar como a comunidade avalia o tema ou plugin, mas também permite que você saiba sobre alguma desvantagem específica de usuários recentes.

Um tema ou plugin pode ser muito bem avaliado, mas pode ter recursos que não funcionam ou que estejam faltando. Isto pode ser um ponto crítico dependendo da sua necessidade.

Ao ler comentários, preste atenção se o desenvolver responde com prontidão. Pode ser uma experiência muito frustrante achar um bug ou algum problema com o tema ou plugin para descobrir que o desenvolver é lento para dar um feedback a respeito.

Esta situação de espera pode atrasar seu processo de desenvolvimento.

Pior do que isto, muitos temas e plugins podem ter ótimas avaliações no início mas ter sido completamente abandonado pelo desenvolvedor. Desta forma, deixando a comunidade com pendências técnicas não resolvidas.

Avaliações e comentários são reveladores em relação as soluções procuradas, mas eles nem sempre podem te falar tudo que necessita saber. Às vezes você precisa aprender por si só.

Checklist antes de fazer download de tema ou plugin - Escutar comunidade

Testar o plugin antes da instalação

Felizmente, a maioria dos temas e plugins tem uma versão demo. Utilize!

Não se deixe levar pela empolgação de tudo aquilo que o plugin e tema tem para oferecer, mas teste diligentemente e extensivamente a versão demo. Utilize todas as funcionalidades da versão demo em diferentes dispositivos e navegadores.

Enquanto estiver procurando por temas, teste a velocidade de carregamento dele com uma ferramenta de medir performance, como Webpagetest ou Pingdom (Confira nosso artigo sobre elas aqui).

Muitos temas hoje são vendidos como soluções que fazem tudo e como resultado, fazem com que seu site fique devagar e inchado com funções desnecessárias.

Casos especiais

Na busca por um tema, esteja atento aos construtores de páginas visual que não são gratuitos ou open source (proprietary page builders).

Isto não é algo que possa te fazer repensar na compra, porém entenda que ao utilizar um tema que usa proprietary page builders, muito do seu trabalho e design não será possível aplicar se você decidir fazer mudanças no tema.

Construtores de páginas universal, como o Visual Composer, tende a ter mais opções flexíveis porque eles não te prendem a apenas um tema.

Entretanto, até mesmo estes devem ser usados com cautela.

Em relação aos plugins, existe um grupo de plugins que simplesmente não deveria ser adquirido ou usado. Plugins de posts relacionados são os mais notáveis porque eles utilizam intensamente e extremamente o banco de dados. Isto faz com que seu site fique lento.

Conclusão

  • Procure por boas avaliações;
  • Certifique-se que o tema ou plugin tenha sido atualizado recentemente;
  • Verifique a data de última modificação para ter evidência de atualizações frequentes e novos recursos;
  • Teste extensivamente para verificar se todas as funcionalidades estão intactas em todos os dispositivos;
  • Leia comentários e determine o tempo de resposta dos desenvolvedores;
  • Teste objetivamente por performance;
  • Esteja atento a proprietary page builders e plugins de posts relacionados.

Boa sorte ao procurar por tema ou plugin! Fique atento, pesquise e tudo dará certo.

Texto traduzido e modificado: Wait! Don’t download that theme or plugin

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta