Imagify: conheça o plugin gratuito para otimizar imagens

A otimização de imagem pode ser seu aliado na hora de melhorar a performance do seu WordPress. Confira o plugin gratuito Imagify para otimizar imagens em alguns cliques

Plugins WordPress

Atualizado em 10/09/2021

Plugin para otimizar imagens para WordPress

Foi em 2020 que tudo mudou. A pandemia causada pelo Coronavírus mudou a forma como vemos a internet. Ela se tornou o principal meio de comunicação. Há quem usa esse meio para trabalhar em formato de home office ou quem se aproveita da internet para matar a saudade dos seus familiares e amigos. Mas a forma como a internet é utilizada não mudou apenas a rotina das pessoas. Ela proporcionou que as pessoas pudessem contratar serviços e adquirir produtos em apenas alguns cliques.

É por esses e outros motivos que a internet tem se tornado tão fundamental no dia a dia das pessoas. E quem tem um site ou loja virtual têm mais chances de ter novos clientes e usuários.

Para que tudo isso aconteça, e você possa estar cada vez mais bem posicionado no Google e outros mecanismos de busca, o seu site precisa ter uma boa performance.

Se você pretende ter um site performático, a otimização de imagens é fundamental. E para te ajudar neste processo de otimização de imagens, neste post, você vai conhecer mais de perto o plugin Imagify. Com ele, você pode otimizar imagens e assim melhorar o desempenho do seu site.

Mas antes de conhecer este plugin, é importante que você saiba porque é importante manter as imagens otimizadas?

Por que otimizar imagens?

A otimização garante que seus usuários e clientes tenham uma boa experiência ao navegar pelo seu site em WordPress. Afinal, as imagens podem ser um dos vilões, pois elas afetam o tempo de carregamento do seu site. Uma vez que o carregamento se torna lento, os usuários não terão uma boa experiência ao navegar em seu site e podem abandonar a sua página ou loja virtual. 

Se os seus usuários abandonam o seu site ou e-commerce, você pode perder conversões e diminuir o seu tráfego.

Além disso, vale salientar que os mecanismos de busca, especialmente o Google tem levado cada vez mais em consideração a experiência do usuário, inclusive, em 2021, o Google lançou o Google Page Experience. O Page Experience reúne uma série de métricas que tem como objetivo melhorar a experiência do usuário ao navegar pela internet.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Quer saber mais sobre esta nova atualização do Google? Leia este post: Google Page Experience: seu WordPress já está preparado? 

Conheça o plugin Imagify, uma ferramenta para converter imagens

Imagify - Plugin para otimizar imagens

O plugin Imagify é gratuito e está disponível para download no repositório do WordPress. Ele conta com mais de 500 mil instalações ativas e classificação de 4,5 de 5 estrelas. Com ele, você pode compactar imagens com apenas alguns cliques e tudo isso sem que as imagens percam qualidade. 

Para poder utilizar este plugin, você vai precisar ter a versão 5.3 ou superior em seu WordPress e a versão do PHP 7 ou superior.

Entre as principais funcionalidades deste plugin, estão:

  • O plugin permite otimizar imagens em PNG, JPEG, GIFs e muito mais.
  • Além disso, com o Imagify, você pode otimizar todas as mídias disponíveis em sua biblioteca em apenas alguns cliques.
  • Com o plugin de compressão de imagens, você pode definir 03 níveis de otimização: normal, onde a compressão é feita sem nenhuma perda de qualidade nas imagens; agressivo, onde a compressão é feita com uma leve perda de qualidade de imagem, que é quase imperceptível. E por último, o nível ultra, onde a perda de qualidade é mais relevante.
  • Outra vantagem deste plugin, é que ele permite que você faça backup, assim em caso de imprevistos, você terá suas imagens em alta qualidade.
  • O plugin permite ainda que você otimize gratuitamente 20 MB de imagens por mês, cerca de 200 imagens. Para comprimir mais imagens, você pode adquirir a versão premium do plugin.
  • Além de imagens, você também pode comprimir PDFs utilizando este plugin.
  • O Imagify possui um recurso para você redimensionar suas imagens em tempo real através do seu painel do WordPress.

Quer ter acesso a mais recursos e comprimir mais do que 20 MB de imagens mensalmente? Para isso, é só adquirir a versão premium a partir de $9.99

O plugin Imagify converte imagens para WebP?

A resposta para esta pergunta é sim! Este plugin já conta com o recurso de otimização de imagens para o formato WebP. Se você ainda não sabe o que é formato WebP, fica calmo que a gente explica.

WebP é um novo formato de imagem utilizado em toda a web. Com este formato, as suas imagens podem ser comprimidas de forma fácil e rápida sem perder qualidade. Ao utilizar o formato de imagem WebP, suas imagens podem ser até 34% menores em relação a outros formatos de imagens, como os famosos JPEG e PNG. No entanto, nem todos os navegadores são compatíveis com este novo formato. Apesar disso, temos uma boa notícia, os navegadores Google, Firefox e Microsoft Edge já exibem imagens em formato WebP.

E desde a última versão do WordPress (5.8), você já pode fazer upload de imagens em WebP em seu site ou loja virtual. Incrível, não é mesmo?

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde aprender mais sobre a importância da otimização de imagens e quais os principais recursos deste plugin chamado Imagify que hoje é utilizado por mais de 500 mil sites e entender um pouco mais sobre o novo formato de imagem também conhecido como WebP.

Mas agora nós queremos saber: você já otimiza as imagens do seu site em WordPress? Qual plugin você costuma utilizar para otimizar suas imagens? Conta para a gente nos comentários!

E se este post te ajudou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta