Gutenberg: 06 plugins de blocos para o novo editor

Já usa o Gutenberg e quer ter mais opções de blocos à sua disposição? Neste post, você confere 06 plugins de blocos para o turbinar o Gutenberg, o novo editor do WordPress!

Plugins WordPress

Atualizado em 16/10/2020

O Gutenberg é o novo editor de blocos do WordPress. Com os blocos, você pode deixar todo o conteúdo do seu site em WordPress ainda mais atrativo.

Por isso, no post de hoje, você vai conhecer 06 plugins de blocos incríveis para o Gutenberg. Desta forma, você poderá agregar mais funcionalidades ao novo editor.

Vamos começar?

Coblocks

Coblocks - Plugin de Blocos para o Gutenberg

Com mais de 300 mil instalações ativas, o plugin Coblocks é gratuito e está disponível para download no repositório oficial do WordPress. Para utilizar este plugin, você deve ter a versão 5.0 do WordPress ou superior.

Conheça as funcionalidades deste plugin:

  • O plugin traz a possibilidade de inserir botões de redes sociais em suas páginas para estimular os seus usuários a compartilharem seus conteúdos.
  • Com o Coblocks, você pode redimensionar linhas e colunas com facilidades para criar um design inovador.
  • Este plugin também permite que você adicione Gifs em suas páginas.
  • Com ele, você pode criar galerias de imagens.
  • Você também pode utilizar o bloco autor para adicionar a sua biografia.
  • Com ele, você também tem a possibilidade criar tabelas de preços e formulários.

Kadence Blocks

Kadende Blocks - Plugin de Blocos para o Gutenberg

O segundo plugin deste post é o Kadence Blocks. Ele possui mais 80 mil instalações ativas. Ele possui duas versões: gratuito e pro. Para utilizar o plugin Kadence Blocks, você vai precisar da versão 5.2 do WordPress ou superior. 

Conheça algumas funcionalidades deste plugin:

  • Com este plugin, você pode inserir ícones em suas páginas e estilizar o tamanho e cor com facilidade, ou ainda, inserir mais de um ícone lado a lado.
  • O plugin permite a inclusão de depoimentos com um design único. Os depoimentos são ótimos para dar ainda mais credibilidade a sua marca.
  • Assim, como outros plugins, o Kadence Blocks também possui as funções de espaçador e divisor para você determinar espaços em suas páginas com mais facilidade. Com ele, você também pode definir a altura de acordo com o tamanho das telas.
  • Este plugin também possibilita a personalização das fontes por tamanho, estilo e cor. Com ele, você também poderá utilizar outras fontes, como as do Google Fontes, por exemplo. 
  • Outra funcionalidade é a possibilidade de criar galerias de fotos em formato carrossel com links personalizados ou legendas.
  • Este plugin conta, ainda, com um bloco de formulários para que você possa criar facilmente um formulário de contato para sua página.

Gutenberg Blocks and Template Library by Otter

Gutenberg Blocks and Template Library By Otter

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O plugin Gutenberg Blocks and Template Library by Otter é gratuito e também está disponível para download no repositório oficial do WordPress. Com mais 60 mil instalações ativas, você precisará da versão 5.4 do WordPress ou superior.

Conheça algumas funcionalidades deste plugin:

  • O plugin possui uma biblioteca de templates para você se inspirar na hora de criar uma nova página.
  • Com ele, é possível incluir mapas do Google Maps em suas páginas. 
  • Assim, como os plugins anteriores, ele também possui espaçadores. 
  • Este plugin permite a alterações de fontes. Com ele, você poderá usar as fontes do Google Fonts. 
  • Além de utilizar outras fontes, você também poderá escolher trechos de um título ou texto, semelhante a um marcador de textos.
  • Outra vantagem deste plugin, é que ele permite que você crie listas de preços.
  • O plugin conta ainda, com a possibilidade de inserir depoimentos e também colocar informações sobre o autor.

Atomic Blocks

Atomic Blocks - Plugin de Blocos

O plugin Atomic Blocks é mais um plugin para turbinar o novo editor do WordPress: o Gutenberg. Ele é gratuito e está disponível para download no repositório do WordPress. para baixar este plugin que possui mais de 60 mil instalações ativas, você vai precisar da versão 5.3 do WordPress ou superior.

Conheça algumas funcionalidades deste plugin:

  • Espaço para colocar informações detalhadas sobre o autor da página, com fotos, título e links de mídia social.
  • O plugin traz blocos para inserir depoimentos com textos, fotos, citações e muito mais.
  • Além dos depoimentos, você também pode usar o plugin para inserir listas de preços.
  • Com ele, você também pode criar botões personalizados.
  • O plugin Atomic Blocks permite que você insira ícones de redes sociais para que seus usuários possam compartilhar seus conteúdos em suas redes.
  • Este plugin traz a possibilidade de redimensionar linhas e colunas com facilidade.

Stackable

Stackable - Plugin de Blocos

O plugin Stackable é mais uma opção de plugin para você construir páginas incríveis usando o Gutenberg. Ele possui duas versões: gratuito e premium. A versão gratuita, você encontra no repositório oficial do WordPress. Este plugin possui mais de 30 mil instalações ativas e já foi testado até a versão 5.5 do WordPress.

Conheça algumas funcionalidades deste plugin:

  • Com este plugin, você pode adicionar botões personalizados.
  • Inserir depoimentos e blocos de citação em suas páginas.
  • Você também pode inserir separadores, espaçadores e divisores em sua página.
  • O plugin permite que você insira um vídeo em uma página do seu site em formato pop-up.
  • Com ele, você também consegue inserir botões com CTA (Call to Action), que significa Chamada para Ação, que tem como objetivo estimularem seus usuários a comprarem em seu site.
  • O plugin também oferece a função de caixa numérica, que pode ser utilizada quando você deseja adicionar etapas sobre como funciona o serviço oferecido pela sua empresa.

Getwid

Getwid - Plugin de Blocos para o Gutenberg

O Getwid é o último plugin de blocos para o Gutenberg deste post. Ele é gratuito e está disponível para baixar no repositório oficial do WordPress. Este plugin possui mais de 20 mil instalações ativas e pode te ajudar a criar páginas ainda mais atrativas para o seu site em WordPress.

Conheça algumas funcionalidades deste plugin de blocos

  • O plugin Getwid permite que você incorpore mapas do Google Maps de forma rápida. Além disso, você poderá utilizar marcadores personalizados neste mapa.
  • Assim como os outros plugins, você também pode inserir espaçadores, ícones de redes sociais, depoimentos, botões personalizados e galerias de imagens.
  • Com o Getwid, você pode conectar o seu Instragram ao seu WordPress. Desta forma, os seus usuários poderão ver o seu feed do Instagram diretamente da sua página.
  • Se você possui uma loja, saiba que este plugin possui um bloco de lista de preços para você informar o nome do produto e os preços dos seus produtos.
  • Este plugin possui integração com Mailchimp para que você possa adicionar formulários de assinatura de e-mail.
  • O plugin também possui um bloco para realizar contagens regressivas em seu site. Esta função é útil para criar expectativa para os seus clientes sobre quanto tempo falta para ter acesso a um novo conteúdo ou produto.

Qual é o plugin de blocos ideal para o Gutenberg?

A resposta para esta pergunta é simples: você é o responsável pela escolha do plugin ideal. É importante ressaltar que você deve analisar todos os plugins deste post, com muita calma! Preste bem atenção a cada uma de suas funções.

Outro fator fundamental é que você tenha uma lista do que deseja implementar em seu site antes de escolher o plugin ideal. Depois, você pode comparar a lista de desejo com a lista de funções de cada plugin.

Assim, ficará mais fácil escolher o seu plugin dos sonhos. Além de analisar as suas funções, é importante que você também esteja atento as versões do WordPress e do PHP suportadas pelo plugin. Estas informações são importantes para que você saiba se o seu site é capaz de suportar ou não estas ferramentas.

Saiba mais sobre o Gutenberg

Você já usa o novo editor ou pretende usar? Em nosso blog, temos um artigo que pode te ajudar a saber mais sobre este editor cheio de ferramentas incríveis.

Leia mais: Gutenberg: confira as novidades do editor em 2020.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde conhecer 06 plugins de blocos incríveis para turbinar o novo editor do WordPress: o Gutenberg. Estes plugins poderão deixar suas páginas ainda mais atrativas para os seus usuários, leitores e clientes.

Com páginas mais atrativas, você poderá atrair mais tráfego para o seu site ou ainda gerar mais conversões.

Mas e você, já utiliza alguns destes plugins? Na sua opinião, qual é o plugin ideal? Deixe sua opinião nos comentários e ajude outras pessoas!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Mario Gonçalves

    Apesar de ter achado o post muito genérico e superficial, poderia agregar que o Coblocks tem 300 mil instalações pois a Godaddy o comprou e toda instalação WordPress realizada na Godaddy o plugin vem instalado, portanto esse número não deveria ser considerado como referência. De todos os plugins mencionados só não usei o Getwid, portanto não posso dizer nada dele. Me chamou atenção não mencionarem o Ultimate Add-ons for Gutemberg, que também tem muitas instalações e ótimas avaliacoes, o qual também usei. Desde que o Gutemberg foi lançado eu entrei de cabeça pois entendi ser o futuro do WordPress e um alívio para mim, pois dispensa o uso dos builders que ganharam muito mercado, de forma surpreendente, nós últimos 3 anos especialmente. No entanto é como um apêndice colocado no WordPress enquanto o Gutemberg veio para nos oferecer um Builder nativo dentro do próprio WordPress.
    Dos plugins mencionados posso dizer que o Atomic Blocks é muito bom, assim como o Kadence Blocks e o Stackable. O Other tive alguns bugs e tirei. Com o tempo todos eles vem oferendo templates de blocos prontos que irão com o tempo tomar conta do mercado. Até a WP Engine, que comprou a Studiopress, o maior case de criação de temas Premium na história do WordPress, lançou o Genesis Pro, a 360 dólares por ano, numa aposta arrojada. Eu trabalho fazendo sites utilizando temas derivados do Genesis Framework ou Generatepress, que juntos são o que há de melhor para se trabalhar. Eu recomendo o Atomic Blocks com Genesis como sendo uma alternativa excelente. A grande vantagem do Gutemberg é a gente desenvolver nossos designs de sites utilizando blocos e poder salvar cada criação e solução que concebemos como um bloco reutilizável e depois podemos exportar em formato json para usar em novos projetos de site. Com o tempo a gente monta nossa biblioteca e ganhamos um tempo brutal em nosso fluxo de trabalho. Participo de alguns grupos ligados a WordPress e mesmo a alguns desses plugins e percebo que ao redor do mundo, os freelancers que deixaram para usar Gutemberg depois estão perdendo tempo. Também verifiquei que muitos tiveram algum estranhamento na utilização do Gutemberg sem saber como tirar o melhor proveito desse avanço fantástico. O fato é que quem tiver a manha de mergulhar e usar, não vai mais querer saber de Builder nenhum, além dos Add-ons correlacionados a eles. Não há mais porque gastar dinheiro com builders e seus ecossistemas. Eu usei o Beaver Builder logo no início e me empolguei, na época. Depois veio o Elementor e tomou conta do mercado. Mas o Gutemberg veio para deixar essa turma para trás. O projeto Gutemberg é ousado e arrojado. Atualmente trabalhar com o editor Gutemberg vem se tornando uma experiência cada vez melhor e com melhores resultados. Só para terminar, o plugin UAGB tem um bloco de linha do tempo que não vi em nenhum outro e que funciona muito bem, uma mão na roda. Fica a dica. E sobre esse post, que me deu a oportunidade de querer comentar, poderia ser mais útil se começarem uma série de posts focados na avaliação e uso de cada plugin. Obrigado e um abraço a todos!

Deixe uma resposta