3 ferramentas de Inteligência Artificial para WordPress

Descubra como a Inteligência Artificial pode ser integrada ao WordPress através de ferramentas gratuitas para criar conteúdo, otimizar o SEO do seu site e mais.

Marketing Digital

Atualizado em 03/05/2023

A tecnologia vem mudando o mundo e tornando o dia a dia das pessoas mais prático. E foi através da evolução da tecnologia que surgiu a Inteligência Artificial. 

E foi neste ano de 2023 que ela ganhou mais atenção dos usuários e da mídia. Por isso, neste post, você vai entender como surgiu a IA, como o ChatGPT trouxe a tona esse assunto novamente e ferramentas de Inteligência Artificial para WordPress. 

Com as ferramentas, você verá que é possível usar a Inteligência Artificial para turbinar o seu WordPress. Mas antes de ir para as ferramentas disponíveis neste post, que tal voltar para a década de 50 quando tudo começou? 

Como surgiu a Inteligência Artificial?

Há anos que as pessoas tentam criar uma máquina que seja totalmente capaz de reproduzir dois fatores que diferem o ser humano dos demais: a capacidade de raciocinar (agir e pensar). 

Esse desejo passou a se tornar objeto de estudo nos anos 50, logo no início da Segunda Guerra Mundial. Na época, cientistas como Hebert Simon e Allen Newell criaram um laboratório na Universidade de Carnegie Mellon para estudar sobre Inteligência Artificial.

É claro que todo esse estudo trouxe inúmeros avanços, especialmente para as áreas de ciência da computação. Nesse meio tempo, a Inteligência Artificial sempre esteve em pauta e chegou até a virar filme. 

Quem aí já assistiu o filme IA – Inteligência Artificial lançado em 2001, que conta a história do robô criado com IA e foi batizado com o nome de David? Impossível não se emocionar com os desdobramentos do filme e a busca incessante de David pela sua mãe!

Além de filme, a inteligência artificial está mais presente nas nossas vidas do que imaginamos, como por exemplo, a Alexa, aspiradores robôs e máquina de lavar e secar roupas já contam com essa tecnologia para facilitar o dia a dia das pessoas.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

E agora, o ChatGPT colocou esse tema em pauta novamente. O chat que promete ter resposta para tudo ficou famoso recentemente, mas ele está em estudo há anos! 

O que é o ChatGPT e como ele foi criado?

Se você ainda não conhece o ChatGPT, a sua hora é essa! A ferramenta foi criada em 2020 pela empresa americana OpenAI, que tem por trás, ninguém mais, ninguém menos que o famoso Elon Musk. 

E apesar de ela ter sido criada há 3 anos atrás, muitos testes foram feitos para que tudo estivesse funcionando como está hoje. Atualmente, a plataforma vem ganhando a atenção por ser capaz de responder a inúmeras perguntas de forma coerente e natural.

Além disso, se bem treinado, o ChatGPT é capaz de escrever códigos, revisar textos, formular conteúdos que podem ser usados para publicações em redes sociais, sites, blogs e muito mais.

Como utilizar o ChatGPT?

Para usar o ChatGPT é simples, basta acessar o site da ferramenta, preencher um cadastro simples que envolve preenchimento de e-mail e telefone. Após validar os dados, você já pode usar o ChatGPT.

No primeiro uso, ele dá informações relevantes sobre como funciona a ferramenta. Uma delas aponta que o objetivo desta ferramenta é coletar opiniões sobre o funcionamento e que é uma ferramenta de pesquisa gratuita.

A ferramenta ainda pede para que os usuários não compartilhem nenhuma informação sensível durante o uso do chat. 

Após acompanhar as orientações, você já pode aproveitar ao máximo a plataforma que até o momento é gratuita. 

Ferramentas de Inteligência Artificial para WordPress

Agora que você já sabe o que é Inteligência Artificial e como o ChatGPT trouxe esse assunto para discussão novamente, é hora de conhecer as principais ferramentas de Inteligência Artificial para WordPress.

ChatGPT

É claro que a primeira ferramenta tinha que ser o ChatGPT. A ferramenta pode ser aliada de quem tem site e precisar criar conteúdo para o blog, landing pages ou outros materiais.

A ferramenta também auxilia na revisão dos conteúdos, na criação de resumos, sugestões de pautas, meta-descrição e outros pontos relacionados a SEO.

ChatGPT
Como você pode ver, o ChatGPT responde exatamente o que você pediu e ainda é possível avaliar a resposta recebida.

Tudo vai depender de como você irá treinar a ferramenta. Afinal, o ChatGPT só responde ao que você pede, portanto é importante que você saiba bem o que deseja perguntar para obter as melhores perguntas. 

Você pode usar a ferramenta através do site, mas é claro que já existem plugins para te ajudar a integrar a inteligência da plataforma com o WordPress. 

AI Engine

AI Engine - plugin com inteligência artificial

Apesar do ChatGPT ter sido divulgado recentemente, já tem uma série de plugins que estão utilizando a tecnologia, e uma das opções que tem se tornado cada vez mais popular no repositório oficial é o AI Engine

Esse plugin já está com 6 mil instalações ativas e foi feito utilizando a API do ChatGPT e tem uma série de funcionalidades, entre eles está:

  • A possibilidade de criar um chat para o seu site com IA para atender seus usuários e clientes;
  • Como ele, você pode gerar conteúdos para o seu site.
  • Utilize a ferramenta IA Playground para traduzir textos, correções e muito mais.
  • Conte com o plugin para criar descrições para produtos da sua loja virtual WooCommerce.

Essas são algumas das funcionalidades disponíveis no plugin que ainda está em suas primeiras versões.

Knowledge Base

Kwonledge Base - Plugin

A terceira ferramenta deste post é o plugin Knowledge Base. Diferente do plugin anterior, este vai te ajudar a criar uma verdadeira base de conhecimento para seu site ou loja virtual. 

Mas claro, ele também é integrado com o ChatGPT para que você possa turbinar a criação de conteúdo para seu WordPress.

Por reunir tantas funcionalidades em um só plugin, o Knowledge Base já está com mais de 20 mil instalações ativas e nele vai encontrar funções como estas:

  • Com este plugin, você terá acesso a inúmeros modelos para incluir a seção de perguntas frequentes em seu site.
  • Este plugin vai ajudar você a organizar artigos disponíveis em seu blog em ordem alfabética, cronológica ou outro formato que preferir.
  • O Knowledge Base conta com uma assistente virtual para você configurar todo plugin de forma rápida e descomplicada.
  • O plugin conta ainda com integração com o ChatGPT para realizar correções gramaticais ou criar artigos.

O plugin é gratuito e está disponível para download diretamente em seu painel do WordPress ou no repositório oficial.

Ferramentas com IA para usar no dia a dia 

Anteriormente, você pôde conferir ferramentas de Inteligência Artificial para WordPress. A partir de agora, você confere algumas ferramentas práticas que também são feitas com IA e podem deixar seu dia a dia mais prático.

Niara

ferramenta - Niara - Chat SEO com Inteligência Artificial

Você já sabe que o ChatGPT pode te ajudar a otimizar o seu trabalho de SEO. Mas você já pensou numa plataforma criada com IA especialmente para quem trabalha com SEO? Não precisa nem pensar, pois já existe uma ferramenta brasileira chamada Niara que conta com um chat para te ajudar a otimizar o SEO dos seus conteúdos.

Playground AI 

Playgroud AI

A segunda ferramenta é para quem quer dar uma nova cara para imagens. Com o Playground AI, você consegue importar suas fotos e transformá-las em uma outra imagem, incluindo filtros, cores, entre outras. 

A ferramenta também é gratuita, mas você precisará de uma conta para poder utilizar as funcionalidades. O painel é super intuitivo, mas tem um detalhe, assim como outras ferramentas de IA, você precisará apontar quais mudanças deseja fazer na foto. No caso desta, a orientação precisa ser feita no idioma inglês.

Enhance Speech Adobe Podcast

Adobe Podcast

Os podcasts seguem em alta e ao que parece, eles voltaram para ficar! Com o avanço da tecnologia qualquer um pode ter o seu próprio canal de podcast e ainda gravar do conforto do seu lar. 

Mas quando se trata de gravar em qualquer lugar ou com mais de uma pessoa, os ruídos são algo difícil de evitar, não é mesmo? Para ajudar a deixar o áudio do seu podcast ainda melhor, a Adobe lançou a ferramenta Enhance Speech Adobe Podcast que é gratuita e está ainda em versão beta para quem deseja remover ruídos de áudio e melhorar a qualidade das produções. 

Para utilizar a ferramenta que também conta com Inteligência Artificial, basta fazer um pequeno cadastro.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir um pouco de como a Inteligência Artificial surgiu e como ela vem se desenvolvendo e fazendo parte cada vez mais do nosso dia a dia.

Com este conteúdo ficou mais fácil conhecer e entender um pouco das ferramentas já disponíveis no mercado. Mas é claro que tudo muda, todos os dias. E se você quer ficar por dentro de todas as novidades sobre ChatGPT, IA e até mesmo sobre WordPress, você não pode perder o Yogh News

Com o Yogh News, toda a semana, você se mantém super bem informado sobre marketing digital, internet, WordPress, WooCommerce e muito mais!

E aí, já conhecia essas ferramentas? Utiliza alguma ferramenta feita com Inteligência Artificial no seu dia a dia? Conta para a gente.

Até breve.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta