Conheça os termos da estrutura do WordPress

Custom post type, categorias, páginas, posts. Estes são alguns termos da estrutura WordPress que podem gerar confusão. Quer saber o que significam? Leia o artigo de hoje!

WordPress

Atualizado em 15/11/2016

Em dúvida sobre o que é uma widget? Ou um custom post type? Ou até mesmo o que significa CMS? Se você também tem dúvidas sobre o que são cada um desses aspectos relacionados ao WordPress, o artigo de hoje é para você.

Glossário WordPress – Um guia prático para o WordPress

A nomenclatura de recursos e funções do universo WordPress pode ser um pouco difícil para usuários compreenderem. Siglas e até mesmo palavras em inglês causam esta confusão.

O que pode resultar em uma desordem.

estrutura-wordpress-cms

Você tem todas essas funcionalidades disponíveis e não sabe o que são e para que são! Então, nada melhor que ter um prático glossário com a explicação da estrutura básica do WordPress. Veja:

Se você tem dúvidas sobre o que é alguma parte do WordPress, está no lugar certo. Aqui você verá as definições da estrutura básica do WordPress.

Você não ficará mais perdido entre nomes e funções.

Vamos lá!

1. O que é CMS?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Vamos começar pelo básico do básico: o que é um CMS?

Se você tem buscado mais informações sobre o WordPress você constantemente verá esta sigla. As três letras vem do inglês Content Management System. Em bom português significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. 

CMS nada mais é que a definição do WordPress – uma plataforma desenvolvida para gerenciar conteúdo.

No mercado existem diversos CMS. Hoje, o WordPress é o CMS de código aberto mais popular do mundo. 

Sua popularidade se dá por diversas razões. Entre as que mais se destacam são as funções e como a plataforma é organizada.

E aí que pode começar a maior confusão com nomes. Plugins, custom post, widgets fazem parte da estrutura do WordPress (e o que faz a plataforma ser ótima).

2. O que é um plugin?

estrutura do wordpress - plugin

Diretório de plugins do WordPress

Um dos aspectos mais atraentes do WordPress são seus plugins. Mas, afinal, o que são plugins?

Plugin é uma peça de software que contém um grupo de funções que podem ser adicionadas ao site em WordPress. Ele pode estender alguma funcionalidade ou adicionar um novo recurso que deixará seu site mais completo.

Então se você deseja que seu site WordPress tenha um recurso específico ou que alguma função seja expandida para atender a necessidade de seu projeto, provavelmente, existirá um plugin para isso.

Ao escolher um plugin, você deve prestar atenção em algumas coisas. Apesar de existirem plugins que podem fazer de tudo, você deve procurar por aqueles que tenham boa qualidade.

Para identificar a qualidade de um plugin você deve observar a data de atualização, a compatibilidade com a versão mais recente do WordPress, se o suporte responde prontamente as dúvidas dos usuários e qual é o nível de avaliação que ele possui.

3. O que é um tema?

estrutura-wordpress-temas-wordpress

Diretório de temas WordPress

Agora vamos falar de tema. Ao criar seu site WordPress você precisa escolher um tema. Um tema WordPress é o que vai te oferecer todo o estilo do frontend de seu site.

Um tema te dará o design, estilo de fonte, cores, localizações de widgets, templates, estilos para post de blog além de detalhes de estilo adicionais.

Ou seja: toda a aparência do seu site vai depender de qual tema você escolher. 

Então quando você ouvir falar de tema WordPress é sobre toda a estrutura visual de seu site que eles estão falando.

4. O que é post?

Se você não sabe, o WordPress foi criado inicialmente como uma plataforma para blog. Naquela época blog nada mais era que um lugar onde você poderia publicar textos no ambiente online.

Então, uma das características mais marcantes do WordPress e parte principal de sua estrutura são justamente os posts.

estrutura-wordpress-post

Post nada mais é que uma publicação. Através dos posts você publica o conteúdo em seu WordPress. O conteúdo principal será desenvolvido em formas de posts. Você pode publicar vários artigos durante o dia ou um número específico por semana. Posts são as publicações constantes que alimentarão seu site.

Um exemplo de post é este artigo que você está lendo neste momento!

5. O que são categorias?

Seguindo a estrutura WordPress os posts são divididos em categorias. As categorias estão ali para que você possa catalogar e agrupar seus posts por meio de assuntos específicos. Dessa forma a organização deles fica muito mais simples.

estrutura-wordpress-categorias

Uma categoria pode conter inúmeros posts, porém, é aconselhado que cada post pertença a uma categoria somente.

O artigo que você está lendo agora está colocado na categoria “Dicas WordPress“. Nesta categoria você encontrará todos os artigos já publicados neste blog que tem a ver com dicas para WordPress.

6. O que são tags?

As tags também são usadas para organizar melhor seus posts. Servem para complementar as categorias. Elas são etiquetas para identificar suas publicações e possibilitar que mesmo em categorias diferentes, posts que tem alguma parte a ver com o outro sejam relacionados.

estrutura-wordpress-tags

7. O que são páginas?

Uma confusão comum é entre post e página. Página não é post. Por que? Páginas são para conteúdo estático. Ou seja: para apresentar informações sobre seu site que de alguma forma não vão mudar e vão permanecer em posição de destaque.

Este tipo de conteúdo pode ser: Sobre, Contato, Serviços, Onde Encontrar.

estrutura-wordpress-paginas

Página da Yogh – Quem Somos

As páginas de seu site podem ser muito semelhantes a post porque tanto uma quanto a outra possuem título e conteúdo. Mas elas não são a mesma coisa.

Páginas são para conteúdo fixo, não podem ser organizadas dentro de categorias e não podem ter tags. Elas são organizadas por meio de hierarquia.

8. O que é página mãe?

Como falamos acima, é possível organizar as páginas de seu WordPress por meio de hierarquias.

Como assim?

Você pode selecionar uma página para que tenha um nível acima as outras. Esta página é chamada de página mãe. Suas sub-páginas, então, são chamadas de páginas filhas.

Exemplo: Você pode ter uma página mãe Sobre e dentro dela uma página filha chamada História. E dentro desta, outra página intitulada 1980 e assim por diante. É desta forma que a hierarquia das páginas funciona.

9. O que são usuários?

Outro termo bem comum no universo WordPress é usuário. Usuário nada mais é que a pessoa (ou pessoas) que tem acesso ao site.

estrutura wordpress - usuário

As funções de usuário podem ser divididas por aquilo que é chamamos de níveis de usuário. Cada nível de usuário tem uma capacidade distinta e permissão de acesso diferenciado.

Essa organização possibilita que várias pessoas trabalhem em seu site WordPress, cada uma em uma área. Os níveis de usuário são divididos em 5:

  • Administrador: Todas as funções da plataforma estão liberadas. O proprietário do site pode controlar tudo e atribuir o que cada usuário pode ou não pode fazer;
  • Editor: Pode gerenciar e publicar posts e páginas assim como gerenciar posts de outros usuários;
  • Autor: Publicar e gerenciar próprios posts;
  • Colaborador: Escrever e gerenciar posts, mas não publicar;
  • Assinante: Gerenciar o próprio perfil e tem capacidade de leitura do conteúdo.

Esta organização serve para definir bem as responsabilidade de cada usuário dentro do site e assim, facilitar o gerenciamento de conteúdo.

10. O que é menu?

E o que é menu? Menu é onde você pode mostrar de maneira organizada quais são os espaços que você tem em seu site.

Por exemplo, o menu da Yogh é este aqui:

estrutura-wordpress-menu

É um menu com Home, Quem Somos, O que fazemos, Portfólio, Blog e Contato.

11. O que são comentários?

Comentários é o espaço onde seu leitor pode escrever o que acha de seu conteúdo! Também é onde seus leitores podem interagir uns com os outros.

Ou seja: os comentários dão ao visitante de seu site uma plataforma para se comunicar com você e outros leitores.

Talvez a melhor definição que podemos dar seja um espaço de interação. Por meio dos comentários seu leitor pode fazer perguntas, expor opinião e com isto também te dar um feedback sobre seu conteúdo.

Publicações do WordPress, páginas e outros tipos de post aceitam comentários. Todos os temas WordPress possuem templates para comentários.

Você pode acessar os comentários de seu site na página de comentários que está localizada no painel de controle. Você pode visualizar como também mover os comentários para pendentes, aprovados, spam e lixo.

12. O que são links permanentes?

Agora vamos falar dos links permanentes.

Eles nada mais são que as urls de cada postagem, categoria e outras listagens que existem em seu site. Eles que vão identificar onde está cada conteúdo do seu site.

De forma bem simples o link permanente será usado por alguém que deseja apontar para seu site ou deseja enviar por e-mail (rede social ou qualquer outro meio online) o endereço de algum artigo que está publicado em seu site.

Como o próprio nome indica, o link permanente é a URL fixa de cada postagem, que nunca vai mudar, ou seja, é permanente.

13. O que é mídia?

As mídias do WordPress são todos os arquivos de imagens, vídeos, áudios e arquivos incorporados que você pode adicionar as postagens de seu site WordPress.

estrutura-wordpress-midias

Você tem um painel de mídia onde você pode configurar e editar os arquivos que você escolheu inserir em seu conteúdo. Por exemplo: nas imagens você pode modificar tamanho, cortar, redimensionando da maneira que achar melhor.

14. O que é RSS?

Uma das siglas que podem gerar mais confusão é o tal de RSS. Afinal, o que é RSS? Em inglês significa Rich Site Summary (Sumário rico do site).

estrutura-wordpress-rss

Mais conhecido como feed ou feed RSS é um arquivo desenvolvido em linguagem XML para que os donos de site divulguem conteúdos e últimas novidades. Um link é gerado e o resumo do conteúdo é armazenado neste arquivo de extensão.

Este tipo de linguagem foi criada para que os leitores de seu site possam acessar conteúdo de maneira mais prática já que exibe um volume de informações existentes de uma página da internet de forma resumida.

Exemplo: Se você é uma pessoa que tem vários compromissos e talvez não possua tempo para acessar e ler todos os artigos, de todos os seus sites favoritos, você pode utilizar o serviço de RSS destes sites para que a lista de conteúdo publicado apareça de forma simplificada e assim, você possa escolher qual artigo deseja ler.

15. O que é uma widget?

A Widget é um pequeno bloco que executa uma função específica. Nela é possível adicionar conteúdo e destaques.

Ela pode ser colocada nas barras laterais de seu site WordPress ou em áreas específicas para widgets (rodapé, cabeçalho, abaixo do conteúdo, entre outras). As áreas específicas são designadas pelo seu tema.

As widgets foram projetadas para serem um modo fácil de controlar estrutura do seu tema. No WordPress é possível arrastar e soltar as widgets de sua preferência nos locais específicos para elas.

16. O que é custom post type?

Custom Post Type é uma função do WordPress que manipula os tipos de conteúdo. Você pode criar conteúdos personalizados a partir da sua necessidade específica.

Ou seja: no WordPress você pode criar tipos diferentes de post. Como padrão, WordPress tem, por exemplo, posts e páginas. Mas você pode criar um tipo de post customizado de acordo com sua demanda.

Leia aqui um artigo que fala sobre plugins para gerenciar Custom Post Type

Conclusão

Os termos WordPress podem parecer difíceis de entender, mas uma vez que você entende como funciona a estrutura WordPress, você logo perceberá que não é tão complicado assim.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor os termos mais comuns do WordPress.

Se você gostou desse artigo, nos deixe um comentário!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta