Editor Gutenberg – Tudo que você precisa saber como usuário WordPress

Saiba mais detalhes sobre uma das principais mudanças que o WordPress terá em 2018 - editor Gutenberg. Vem conferir mais informações aqui:

WordPress

Atualizado em 21/02/2018

Se você acompanha as novidades do WordPress, você deve saber que as mentes pensantes do WordPress tem se concentrado no editor Gutenberg.

O artigo de hoje vai trazer todas as informações que você precisa ter sobre este novo desenvolvimento do WordPress. Vamos lá!

Editor Gutenberg – O que é?

computador-blocos

De acordo com o criador do WordPress, Matt Mullenweg, neste ano, o WordPress 5.0 será lançado e todo o foco dos envolvidos está direcionado na incorporação do projeto Gutenberg ao core do WordPress para esta próxima atualização.

Mas, afinal, o que é o Gutenberg?

Este projeto tem a intenção de ajudar, tornando mais prático e intuitivo, o processo de criação de conteúdo, desenvolvimento e design de sites.

Hoje, o Gutenberg existe em 2 formas:

  • Em um espaço para desenvolvedores criarem, reportarem problemas e melhorarem a documentação do projeto
  • Em forma de plugin para o teste e utilização do projeto.

Leia nosso artigo sobre as atualizações recentes do WordPress

O que muda com o editor Gutenberg?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

computador-codigo

Como a intenção é otimizar o fluxo de trabalho e acessibilidade, algumas áreas do WordPress serão alteradas!

Uma das principais mudanças é no editor de conteúdo em si. Mas, não se preocupe! O editor clássico ainda estará disponível para uso para aqueles que desejarem. As alterações no editor tornará o processo de criação mais dinâmico e prático para o redator, feito em blocos.

Observando temas, plugins e comunidade WordPress, veja o que vai mudar:

1. Impacto no tema WordPress

Atualmente, muitos temas WordPress se tornaram muito grande e cheio de códigos. O que não é considerado muito bom para todo o ambiente do WordPress. Por isso, com o Gutenberg, um tema WordPress terá uma folha de estilo com todos os blocos do projeto com a flexibilidade de remoção de blocos nativos e acréscimo de blocos customizados.

2. Impacto nos plugins WordPress

Para esta área vamos pensar em um exemplo. Imagine que você possui uma loja virtual com WooCommerce. Você anunciou uma liquidação para o feriado e possui alguns itens da loja que você gostaria de selecionar e postar em seu conteúdo.

Hoje, você consegue adicionar o link da sua página de WooCommerce para redirecionar os usuários a página onde conseguem comprar estes produtos. Isto se torna um pouco restritivo se você não é um desenvolvedor.

Com o Gutenberg, é possível adicionar um bloco de produto do WooCommerce em sua publicação, onde é possível escolher produto específico em oferta e os usuários conseguirão interagir na postagem, visualizando imagens, descrição e até mesmo adicionando o produto ao carrinho.

3. Impacto na comunidade WordPress

Todo este processo de melhorias impactará a comunidade de forma positiva. Temas WordPress aprimorados, melhores plugins e um espaço de trabalho otimizado e simplificado.

Mais prático e com mais recursos e possibilidades para o desenvolvedor, designer e usuário.

Conclusão

Como você pode ver, o editor Gutenberg veio para tornar o WordPress muito mais flexível e prático para todos! Agora, só resta aguardar para que todas estas mudanças cheguem ao core do WordPress. A atualização está prevista para abril de 2018.

Se você gostou deste artigo, que tal curtir e compartilhar em suas redes sociais?

Texto baseado: What’s next for WordPress – Why the future is great with Gutenberg

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta