Como remover widgets indesejadas no WordPress

Sabe aquelas widgets que ficam atrapalhando a organização do seu painel e que você nunca vai utilizar em seu WordPress? Veja aqui como você pode remover sem nenhuma dificuldade:

WordPress

Atualizado em 25/10/2017

Você quer desabilitar widgets que não são e nunca serão usadas em seu WordPress? A tela específica de widgets, em seu painel de controle, mostra todas as widgets que você tem disponível para adicionar em seu tema.

O problema aqui é que muitas widgets podem atravancar sua tela e como já mencionamos acima, muitas delas nunca terão uso em seu WordPress. Neste artigo, nós vamos te mostrar como remover e desabilitar widgets no WordPress para que você não precise lidar com tantas opções desnecessárias e dessa forma, otimizar seu fluxo de trabalho e gerenciamento.

Vamos lá?

Por que desabilitar aquelas widgets indesejadas no WordPress?

duvida-pergunta-ponto-de-interrogacao

Widgets são blocos de elementos que você pode adicionar a barra lateral ou nas áreas de widget específicas em seu site WordPress. Por padrão, a plataforma traz inúmeras widgets. Sem contar que dependendo do tipo de plugin que você instale em seu site, mais opções de widgets podem aparecer em seu painel. Todas estas widgets podem ser vistas na tela de Aparência > Widgets.

Isto resulta em muita informação agrupada em apenas um local. Como já mencionamos, boa parte das widgets podem não ser úteis para seu site. Basicamente só estão ocupando espaço.

Sua tela de widgets pode rapidamente virar uma bagunça pelo acúmulo de informações e dificultar a visualização das widgets que você realmente deseja instalar e ativar em seu site. Isto pode atrapalhar seu fluxo de trabalho.

Mas você não precisa ficar sofrendo com tantas widgets! Você pode tanto desabilitar como também deletar as widgets que você não deseja em seu site.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Confira abaixo como você pode fazer isto:

Remover as widgets no WordPress

O processo para remover as widgets desnecessárias é bastante prático. O primeiro passo é clicar em Aparência> Widgets na coluna à esquerda de seu painel no WordPress. Como você pode ver na imagem ilustrativa abaixo:

aparencia-widgets-caminho

Você será levado a tela de widgets. Lá selecione a widget que deseja remover! Ao clicar no título da widget você verá mais detalhes das configurações da widget, incluindo o botão de deletar. Neste caso, ao deletar a widget selecionada, você está removendo a widget como também todas as configurações que ela possui.

Widgets desativadas

Você também tem a opção de organizar suas widgets ao colocá-las na área de widgets desativadas, também disponíveis no painel. Veja abaixo:

widget-desativada-inativa-wordpress

Vale mencionar que se você desejar deletar todas as widgets inativas, você também pode fazer isso! Neste caso, se você optar em fazer esta limpeza, todos os itens da lista de widgets inativos serão excluídos. Você não será capaz de recuperar qualquer personalização realizada.

Para remover, você só precisa clicar no botão: limpar widgets inativos.

widget-inativa-wordpress

Conclusão

Algumas widgets podem estar atrapalhando o fluxo do seu trabalho no painel do WordPress. Por isso é aconselhado remover as widgets não utilizadas. O processo é bastante simples e pode ser feito manualmente.

Siga o passo a passo e você terá uma área de widget mais organizada e intuitiva.

E se você deseja saber mais sobre a utilidade das widgets e como adicionar widgets ao seu site, você pode conferir este nosso artigo aqui: Como adicionar e usar widgets no WordPress.

Texto base: How to disable unwanted widget in WordPress

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. 

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

3 comentários

    • Lucas Carvalho

      Olá Flávio,
      O código “[ytplayer id=999]” se refere a um shortcode de um plugin que você instalou em algum momento.
      Basta editar este Widget ou Bloco de Informação e remover este código.

      Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta