Como hackers atacam a segurança de seu site WordPress

Conheça 4 táticas que os hackers utilizam para invadir seu site WordPress.

Segurança WordPress

Atualizado em 12/10/2017

Uma das formas para fortalecer a segurança de seu site é ter um ótimo serviço de segurança a seu dispor. Para entender por que investir no fortalecimento da sua proteção é importante, você precisa compreender que existem muitos métodos que os hackers de plantão utilizam para atacar seu WordPress. 

No artigo de hoje nós trouxemos 4 formas mais comuns que seu site é invadido. Isto vai te ajudar a avaliar se a proteção de seu WordPress está apta a lidar com todas estas possibilidades. Você também poderá tomar medidas preventivas para que nenhum hacker ataque a segurança de seu projeto web!

Vamos conferir?

A internet não é um ambiente seguro mas isso não quer dizer que você não possa deixar seu site protegido

homem-maos-computador

Assim como no mundo, existem pessoas bem intencionadas e mal intencionadas. Na internet não é diferente. A internet em si, não é um ambiente seguro. Você precisa tomar as medidas necessárias para aumentar e fortalecer a proteção do seu site.

Como já citamos, a principal ação é contratar um ótimo serviço de segurança. Por meio dele, você terá à sua disposição tecnologias de combate a invasões, verificação contínua e aplicação de soluções específicas para que seu site não tenha nenhum problema.

Sempre gostamos de enfatizar que segurança de seu WordPress é um investimento e não um gasto. Contar com um serviço especializado é uma forma estratégica para evitar gastos por conta de invasões e infecções.

Saiba o que fazer com um site invadido e também, como você pode proteger seu WordPress.

4 formas comuns que hackers podem atacar a segurança de seu site WordPress

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Os hackers possuem diversas táticas para atacar seu site. Vale lembrar que o WordPress é uma plataforma segura, mas nem tudo que você instala em seu site pode ser.

Por conta de sua popularidade e a quantidade de sites que existem utilizando a plataforma, todos os projetos web em WordPress automaticamente se tornam alvos dos hackers de plantão.

Os mal intencionados aplicam diversos métodos para infectar seu sistema com todo tipo de malware. Dessa forma eles conseguem informações e acesso ao seu site ou e-commerce. Antes de mostrarmos alguns métodos, vamos olhar as definições dos seguintes termos:

  • Malware: Em inglês é a junção das palavras malicious e software. É todo o tipo de software malicioso com a intenção de infiltração em programa alheio para causar dano ou roubo.
  • Vírus: O vírus é o termo para identificar qualquer código malicioso que invade sistemas e faz inúmeras cópias de si mesmo para espalhar a infecção por todo o sistema.

Vamos ver agora 4 maneiras comuns que os hackers atacam:

1. Força bruta

digitando-maos-teclado

Uma das formas de ataque mais comuns é o de força brutaO que são estes ataques?

Basicamente é um processo automático com verificação sistemática, no uso de tentativa de erro e acerto, para a descoberta da combinação certa e acesso a senha do seu site.

Com este acesso, o hacker tem a disposição todo o seu site para:

  • Invadir
  • Bagunçar
  • Roubar
  • Inserir códigos maliciosos para infectar seu conteúdo e seus clientes.

Neste tipo de ataque qualquer dado criptografado pode ser alvo. Por isso que é recomendado que o usuário tenha um ótimo programa de criptografia para dificultar e proteger seu projeto web de qualquer tentativa de acesso por meio de força bruta.

2. Desfiguração de site

teclado-computador-mao-homem

Outra forma é por meio da desfiguração. O hacker inclui mensagem e imagens maliciosas na página principal de seu site ou e-commerce mudando a aparência do projeto e desfigurando seu design original.

A desfiguração de site é um ataque perigoso porque é facilmente percebido e isto provoca prejuízos imediatos para seu negócio. Vamos conferir alguns deles:

  • Perda de tráfego
  • Perda de receita
  • Perda de credibilidade

Se o seu site for alvo deste ataque é um indicador que você precisa fortalecer a segurança de seu WordPress. Seu sistema está comprometido e possui brechas.

3. Ataque ao servidor

azul-pessoas-conexao

Outra maneira de contaminação é por meio de servidores. Este tipo de ataque é lucrativo para o hacker porque ele consegue infectar toda a rede do servidor. Ou seja: todos os computadores ligados ao servidor compartilhado, podem ser infectados por causa de uma brecha.

A extensão da contaminação por este ataque é notável. Qualquer comportamento estranho que aparecer em seu site, você deve avisar ao serviço de hospedagem e pedir uma verificação do sistema.

4. Backdoor

porta-amarela-backdoor

O que é o backdoor? Traduzido para o português é porta dos fundos. E como uma boa porta dos fundos serve como uma entrada escondida (uma brecha) no sistema para o hacker invadir e acessar seu site.

Esta tática é utilizada para garantir o acesso remoto ao sistema, explorando as falhas dos programas instalados dentro do site e navegador.

Conclusão

Como você pode perceber existem muitas táticas para pessoas mal intencionadas invadirem e comprometerem a segurança de seu site WordPress.

Os ataques podem ser por:

  • Força bruta
  • Desfiguração de site
  • Ataque do servidor
  • Utilização do backdoor

A inserção de malware e todo o outro tipo de vírus deve ser prevenido em seu site ou e-commerce. Por isso conte com um ótimo serviço de segurança e também, tenha a disposição uma equipe especialista em WordPress que poderá orientar você para ter tudo que é necessário para proteger seu projeto web.

Confira nosso blog para mais informações importantes sobre segurança WordPress

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como é importante você dar atenção a proteção do seu projeto.

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais! Também nos deixe um comentário. Queremos ouvir de você!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta