Como fazer um planejamento de projeto para WordPress

“Planejar é preciso”. Essa frase clichê é a melhor forma de iniciar esse texto sobre planejamento de projeto para WordPress. Já imaginou começar a construção de uma casa sem nem ter elaborado uma lista de prioridades? Esse mesmo planejamento precisa ser levado em conta ao você criar seu site, dando a mesma atenção que você […]

Marketing Digital

Atualizado em 25/09/2019

Planejamento de projeto para WordPress

Planejamento de projeto para WordPress

“Planejar é preciso”. Essa frase clichê é a melhor forma de iniciar esse texto sobre planejamento de projeto para WordPress. Já imaginou começar a construção de uma casa sem nem ter elaborado uma lista de prioridades? Esse mesmo planejamento precisa ser levado em conta ao você criar seu site, dando a mesma atenção que você daria para a construção de sua casa ou até mesmo o espaço físico de sua empresa. 

Todo site para WordPress deve ter por trás uma estratégia e objetivos bem alinhados. Quando isso não ocorre, o fim do túnel é sempre muito parecido: o insucesso. E nenhuma empresa quer investir tempo e muitas vezes dinheiro sem ter um planejamento de projeto para WordPress eficaz e com objetivos bem traçados, não é mesmo? Para atingir resultados positivos e conseguir tirar o máximo proveito de sua posição na web, é preciso criar um plano de ação que será alcançado com seu site, como também esquematizar o que é preciso contar na sua “casa online”.

Leia também: Manutenção de site como fazer: o passo a passo aqui

Veja seu site sempre como a sua sala de visita, em que a primeira impressão sempre é a que fica. Pense nele como o ambiente em que seus clientes irão decidir permanecer ou não em contato com sua empresa ou negócio pessoal.  Para isso, abaixo apresentamos alguns pontos primordiais que precisam ser incluídos no seu planejamento de projeto para WordPress. Confira! 

Compreenda a persona da sua marca

Para iniciar um bom planejamento de projeto para WordPress é importante, antes de tudo, compreender quem é o seu público-alvo atual e também qual busca atingir com seu site. É comum diversas empresas não saberem de fato quem são as personas da sua marca, apenas tendo suposições. 

Persona é uma representação do cliente foco realizado com base em dados reais captados através de diferentes estratégias de pesquisas minuciosas de mercado. Normalmente, uma persona traz uma síntese demográfica, padrões de comportamento, perfis profissionais, objetivos. Tudo isso possibilita traçar metas que irão definir seu plano de negócio, conseguindo realizar uma análise inicial dos consumidores potenciais. 

Tudo isso irá auxiliar na criação de um briefing completo, assunto do próximo tópico. 

Briefing é palavra de ordem

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Seja para criar sozinho ou investir em alguma empresa para pôr em prática seu planejamento de projeto para WordPress, ter um bom briefing é tudo. Esse é um dos maiores e mais deficientes processos atuais em estratégias digitais que não dão resultados. Isso porque, quando um briefing não é passado de maneira completa e detalhada, é praticamente certo que serão ignorados assuntos ou necessidades importantes. Planejamento de projeto para WordPress

O briefing nada mais é do que um relato do que o site precisa ter, referências disponíveis atualmente no mercado, assuntos que serão e devem ser tratados, expectativas de design e funcionalidades do site, entre outros tópicos individuais que cada empresa julgar como essencial. Uma maneira para conseguir ter um briefing completo é fazer muitas perguntas

Muitas vezes, quando você escolhe realizar a criação do seu site com um profissional especializado, ele mesmo irá estimular sua participação na criação desse briefing através de questionamentos importantes para conseguir executar seu planejamento de projeto para WordPress. É relevante realizar um benchmarking antes da criação de site. Faça uma pesquisa de concorrência, análise do mercado e atualizações tecnológicas dos sites de referência. Em um site WordPress, existem inúmeras funcionalidades e adaptações possíveis em temas e layouts a partir de plugins, por exemplo. 

Etapas iniciais são decisivas

Após essa análise mais teórica do que é preciso ter no futuro site WordPress, está na hora de pôr a mão na massa. Quando você contrata um especialista, antes de começar a configuração, é criado um mapa do site, chamado de Wireframe. É uma espécie de rascunho onde será desenhado cada imagem, texto e botão a ser inserido. Essa etapa é essencial para que o webdesigner e todos os envolvidos no seu planejamento de projeto para WordPress consigam executar suas ações com excelência. 

Planejamento de projeto para WordPress

O webdesigner poderá, por exemplo, criar um site customizado com template e layout que melhor se adeque às necessidades de cada cliente, com coerência e personalidade

Além disso, na etapa de programação, quando você possui um mapa do seu site extremamente bem feito, com funcionalidades já definidas, o programador conseguirá transformar todas as imagens e layouts criados em códigos interpretáveis pelos navegadores, incorporando especificações fundamentais para um bom desempenho. 

Leia também: Tendências de design para WordPress em 2019 e 2020

Defina o cronograma de entregas

Esse tópico do planejamento de projeto para WordPress deve ter uma atenção especial após ter o escopo do seu site. O tempo de desenvolvimento varia de acordo com a exigência de cada projeto e deve ser extremamente realista para que não ocorram atrasos ou cobranças indevidas. 

É importante ter em mente que o desenvolvimento de um site envolve diferentes etapas e demandas para que no fim o seu projeto atinja a excelência desejada. Quando se realiza com a atenção e cronograma necessários, torna-se possível ao longo do desenvolvimento realizar pré-diagnósticos de possíveis falhas, como também realizar testes. Sobre isso, falamos no último tópico desse texto. 

Testes, Publicação e Manutenção

Com seu planejamento de projeto para WordPress quase chegando no fim da rota, chegou a hora de verificar se tudo saiu como o esperado. Antes de publicar realmente seu site, é preciso realizar uma série de experimentações para corrigir scripts de programação e validar a versão final que será acessada por seus clientes. É importante analisar a performance, segurança e testar todos os serviços do site. 

Planejamento de projeto para WordPress

Uma boa alternativa é pedir que algumas pessoas façam um papel de consumidor e navegue pelo seu site. Normalmente pessoas que não estão envolvidas na criação conseguem identificar com muito mais facilidade itens que não estão atendendo suas necessidades ou que não estão de acordo com o que é esperado pelos consumidores. 

Após ter o conteúdo, layout, design, programação e funcionalidades do seu site aprovadas e publicadas, é preciso sempre periodicamente realizar manutenções. Isso serve como uma garantia de que todos os recursos estarão funcionando e também para que conteúdos e imagens sejam atualizadas, sempre mantendo o seu público alvo interessado no seu produto ou serviço ofertado. 

Leia também: Soluções prontas no WordPress ou customizar? Descubra aqui

Como você percebeu, um planejamento de projeto para WordPress deve ser feito com extremo cuidado e atenção. Aqui na Yogh cada site criado passa por especialistas capacitados e atentos às diferentes necessidades do mercado, seja ele em qual área for. Quer saber mais sobre nossos serviços e como eles poderão transformar digitalmente sua empresa? Então fale conosco agora mesmo

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Fale com um especialista agora e veja como podemos ajudar sua operação com WordPress.
Vamos conversar?