Como criar um curso online com WordPress

Quer começar um curso online mas não sabe como? Dê um clique e veja este tutorial prático com aspectos principais que necessitam ser pensados para criação de curso online com WordPress.

Tutoriais

Atualizado em 27/06/2016

Você quer criar um curso online mas não sabe por onde começar? Pode ser complicado configurar algo profissional quando você só quer ensinar as pessoas online; talvez quer que seja só um add on para um curso que você já oferece de forma presencial ou como uma extensão de seu site já bem sucedido.

Felizmente, criar um curso online com WordPress é bem fácil. A plataforma facilita o meio para você compartilhar seus conhecimentos e expertises com o mundo. Existe uma variedade de temas e plugins feitos para fornecer ao usuário a habilidade de criar e disponibilizar cursos em seu site WordPress.

Este artigo vai mostrar como criar um curso online com WordPress, e também, dar uma olhada em algumas opções de temas e plugins disponíveis.

Cursos online – Exemplos

Existem diversos cursos online disponíveis e muito deles são WordPress. Vejamos alguns exemplos:

1. Vitrivian Studio

O Vitrivian Studio oferece cursos de arte online. Entre as matérias, por exemplo, está Desenho Básico. O Studio utiliza o WordPress para oferecer ao aluno desde um acesso fácil as aulas até conteúdo e discussões pertinentes a matéria.

Como criar curso online com WordPress - Vitruvian

2. Transforme.ce

O Transforme.ce fornece programas de desenvolvimento profissional online que auxiliam as pessoas a melhorar seu nível de satisfação e realização no ambiente de trabalho. Oferece soluções para trabalhadores frustrados com seus empregos ou com algum tipo de dificuldade relacionada a sua área de atuação.

Como criar curso online com WordPress - Transformece

Como criar curso online com WordPress – Planeje seu curso

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Antes de você escolher um plugin ou tema para seu curso online, você precisa saber que tipo de curso você quer criar, não é mesmo? Muitas coisas são pensadas ao planejar um curso online. Aqui estão algumas considerações básicas para determinar a melhor estratégia:

  • Esboço do curso: Talvez esta seja a etapa mais importante ao planejar seu curso online. Se você não sabe como você quer estruturar o material de seu curso (seções, lições, subtópicos, etc), será difícil criar o curso de uma maneira que vá de encontro as suas necessidades. E mais, sem um esboço claro, você pode escolher a solução errada.
  • Tipo de conteúdo: Um curso que só utiliza papel pode ser tratado de maneira bem diferente do que um curso que se vale de multimídia. Você precisa pensar sobre os tipos de conteúdo que você deseja que seu curso tenha (exemplo: texto, vídeo, questionários).
  • Restrições de curso: Um curso gratuito pode ser consideravelmente mais fácil de montar do que um curso que possui regras de filiação. Você precisa determinar como você quer que seu curso seja configurado e qual conteúdo estará disponível para cada público.
  • Método de distribuição: Ter todo o conteúdo do seu site disponível quando o aluno se inscreve pode ser mais conveniente, mas você pode preferir deixar materiais disponíveis por meio de um cronograma também.

Vale salientar que ao planejar seu curso online, você deve prestar atenção principalmente nas regras de como você deseja vender seu produto. Como já citamos acima, você precisa identificar quais são os tipos de conteúdos que você quer que estejam disponíveis para seu curso. Isto também faz parte do processo de planejamento das formas de venda.

Você pode vender por curso ou por assinatura, por exemplo. Assim como, você pode estabelecer regras de acesso ao conteúdo por curso ou material específico. São detalhes assim que ajudam a construir um ótimo curso online.

Outra área importante e que precisa ser bem desenvolvida é a organização do aprendizado. A melhor coisa é estabelecer uma linha de raciocínio lógica. É possível criar cursos para iniciantes, como também para nível intermediário e avançado.

Agora que você já consegue entender melhor o processo do que está criando, vamos dar uma olhada em algumas soluções que vão te ajudar a criar seu curso online.

Como criar curso online com WordPress – Utilize os plugins certos

Selecionamos alguns plugins para gerenciamento de curso online para você:

1. Sensei

Como criar curso online com WordPress - Sensei

Vindo do WooThemes (a equipe responsável pelo WooCommerce) o Sensei é uma ótima opção de plugin para cursos online. Ele tem integração perfeita com WooCommerce e todos os temas do WooThemes e mais: uma ampla gama de extensões disponíveis para personalizar a sua oferta de curso.

Com o Sensei você pode criar cursos, escrever lições e também adicionar testes rápidos para avaliar seus alunos. Por meio da flexibilidade do plugin é possível configurar pré-requisitos para curso e lição. Ele também fornece relatórios que permitem que você tenha uma visão geral de seu conteúdo, notas e registros dos estudantes no site. Você também pode criar um banco de perguntas para que quando seus alunos estiverem respondendo a um questionário, você possa dispor este banco de modo aleatório.

Outra funcionalidade interessante é que você pode corrigir os questionários de seu curso de forma automática ou manual, se a pergunta necessitar de uma revisão do professor.

O Sensei também disponibiliza aos alunos materiais adicionais para aprendizado, permitindo que você anexe conteúdos de mídias em seus cursos ou lições. Por exemplo, se você possui um arquivo em PDF para oferecer aos seus estudantes, você pode anexar ele facilmente. O arquivo estará disponível por meio de um link na seção de mídia do seu curso.

O plugin também auxilia o aluno no acompanhamento do progresso do curso. Com uma widget na barra lateral, é possível visualizar todas as lições do curso e quais já foram completadas pelo aluno.

Você também poderá gratificar seus alunos com um certificado de conclusão de curso.

2. WP Courseware

Como criar curso online com WordPress - WP Courseware

Você pode construir seu site com o WP Courseware com a facilidade do drag-and-drop (arrasta-e-solta). Essa solução recheada de recursos consegue ser integrada com todos os maiores plugins de e-commerce que existem.

Com o Wp Courseware você pode personalizar certificados de conclusão de curso para seus alunos. Também é possível adicionar nas unidades do curso  tudo que você adicionaria normalmente em uma página de WordPress  (como áudio, vídeo, imagens, texto, download de arquivos). Outra funcionalidade é a visão geral do curso. Lá você pode criar uma página de progresso com informações dos alunos e quais cursos estão matriculados e também, como está o progresso de cada um deles.

Além de notificações via email e barra lateral personalizada para o estudante acompanhar o progresso de seu curso, o plugin também oferece questionários e enquetes.

3. LearnPress

Como criar curso online com WordPress - Learn Press

LearnPress é uma opção gratuita para seu curso online. Diversos add-ons estão disponíveis para estender as funcionalidades, assim como, algumas extensões na versão premium. Como um bom sistema de gerenciamento de aprendizado, ele faz com que a criação e venda do curso online seja fácil.

Cada matéria da grade curricular pode ser feita com lições e questionários específicos. A interface foi feita para que seja fácil de gerenciar. Além disso, ele é compatível com multisite WordPress.

Entre os diversos add-ons estão:

  • Lista de desejo: adiciona cursos a uma lista de desejos para alunos;
  • Curso de revisão: curso de revisão para alunos matriculados;
  • Pré-requisitos para matrícula;
  • Integração com BuddyPress.

4. Zippy Courses

Como criar curso online com WordPress - Zippy Courses

O Zippy Courses é uma plataforma de curso online premium que inclui integração com email marketing, gateways de pagamento e análise detalhada. A característica principal do Zippy Courses é que é uma plataforma tudo-em-um.

O Zippy permite que você armazene todos os seus cursos online em um só sistema. Dessa maneira, os estudantes podem fazer o login e verificar tudo que eles compraram em um lugar só. Além disso, ele oferece uma análise de como está indo cada curso.

5. LifterLMS

Como criar curso online com WordPress - LifterLMS

LifterLMS é uma nova adição ao espaço dos cursos online. É um plugin gratuito, porém, em sua versão premium oferece suporte adicional, gráficos e temas premium. Além de outras extensões que ampliam sua funcionalidade.

Com o Lifter LMS você consegue utilizar textos, vídeos, áudio, imagens ou qualquer uma combinação que preferir em suas lições. É possível também adicionar pré-requisitos, análise dos estudantes e sistema de certificação personalizada.

Como criar curso online com WordPress – Escolha o tema certo

Existem muitos temas feitos para cursos online, então, abaixo, está uma seleção para mostrar a você o que é possível fazer.

1. WPLMS

Como criar curso online com WordPress - WPLMS

WPLMS é um sistema de gestão de aprendizagem construído com BuddyPress. Feito em uma plataforma social que tem registro de atividades, grupos de usuários, mensagem privada, notificações, perfis e campos de perfis personalizados que se integram dentro do tema.

Entre os outros recursos oferecidos estão:

  • Drive para curso: Anexos específicos do curso;
  • Atividades do curso: Rastreie tudo que acontece no curso;
  • Módulo de notas e discussão.

É uma solução tudo-em-um para criar uma plataforma eficiente de aprendizado online.

2. Academy

Como criar curso online com WordPress - Academy

O Academy incorpora o gerenciamento do curso com integração ao WooCommerce. Ele permite que você compartilhe e venda seu conhecimento com facilidade. Ao escolher este tema você tem alguns recursos, como:

  • Criação de perfil de usuário;
  • Sistema de classificação;
  • Sistema de perguntas;
  • Anexos;
  • Rastreamento do progresso do curso.

3. Course Cats

Como criar curso online com WordPress - Course Cats

O tema Course Cats é um tema WordPress tudo-em-um feito para integrar os plugins que forem necessários conforme seu planejamento e construir seu curso online de maneira prática e eficiente.

O tema é responsivo e oferece um guia passo-a-passo em como instalar o tema; como criar sua página de vendas; como adicionar conteúdo; como adicionar módulos aos cursos; como integrar com um plugin de filiação para que você proteja seu conteúdo e aceite pagamentos; e também, como integrar sua lista de email, como: Aweber, MailChimp, InfusionSoft. Além disso, oferece vídeos com tutoriais que facilitam a criação de seu curso.

4. LMS

Como criar curso online com WordPress - LMS

O tema LMS é um tema de gerenciamento de aprendizagem feito para funcionar com o plugin Sensei. Ele adiciona design avançado e possibilidades de layout para seu curso online.

Por meio do LMS você consegue criar perfil do professor, perfil de usuário e gerenciar lições. Ele possui também um sistema de questionário, sistema de classificação, arquivos anexados e sistema de perguntas.

5. Clever Course

Como criar curso online com WordPress - Clever Course

Clever Course é feito para ajudar você a criar e vender cursos online. Isso inclui uma vasta opções de recursos que ajudam a aprimorar seu curso online. Este tema é apropriado para escolas, universidades, faculdades e em geral, áreas da educação.

Para cursos online você pode separar em partes ou seções e também, criar questionários para avaliar seus alunos. Além disso, disponibilizam diversas formas de pagamento.

Conclusão

Criar um curso online com WordPress não é difícil e pode ser feito de forma rápida ao usar um tema ou plugin. Você deverá fazer o trabalho pesado de planejar o curso e criar o material, mas com o WordPress você pode colocar o curso online e disponibilizar para seus estudantes de forma rápida.

Basicamente, nós falamos de maneira geral em como começar seu curso online utilizando WordPress. Estas são algumas sugestões de plugins e temas que você pode estar usando.

Se você já tem alguma experiência com cursos online e utilizou WordPress, vá até os comentários e nos conte qual é a sua dica! Queremos ouvir de você.

Se você ainda não tem mas deseja desenvolver um curso online, a Yogh tem a solução certa para você.

Texto traduzido e modificado: How to create an online course with WordPress

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

3 comentários

    • cristiane

      Olá Nilce,

      Em relação ao WordPress.com, você conseguirá mais informações acessando a página deles ou contatando o suporte. Eles oferecem vários planos e inclusive vi que há agora também o plano “Negócios” que permite a configuração de plugins externos, confira https://br.wordpress.com/pricing/. Mas é preciso verificar com eles quais são permitidos e se há alguma restrição adicional.

      Já em relação ao WordPress.org, é possível fazer o projeto como você quiser. Isso por que baixamos a plataforma e customizamos conforme a necessidade.
      Para um site de e-learning existem alguns temas que possuem plugins próprios e outros que utilizam o plugin sensei para criar toda a estrutura de ensino em seu site. Você pode conferir alguns temas acessando: Theme Forest

      Adicionalmente este artigo também te auxiliará em qual caminho seguir: Cursos Online no WordPress – Veja como o plugin Sensei pode te ajudar.

Deixe uma resposta