Como criar cupons no WooCommerce

Quer adicionar cupons de descontos em sua loja virtual WooCommerce? Você pode fazer isso! Veja nosso tutorial prático de como adicionar cupons no WooCommerce:

Tutoriais

Atualizado em 27/03/2024

Você sabia que é possível adicionar cupons no WooCommerce?

Não é só possível como é um recurso que toda a loja virtual em WooCommerce possui.

Uma das estratégias que você pode utilizar para fidelizar clientes em seu e-commerce é oferecer a eles descontos, ofertas e promoções por meio de cupons.

Você já considerou isso?

Se você achou a ideia interessante, o próximo passo é saber como adicionar cupom na loja virtual WooCommerce. 

Vamos lá?

Como adicionar cupons no WooCommerce?

Uma das coisas que sempre gostamos de ressaltar é que tanto WordPress como WooCommerce são intuitivos. Ou seja: foram feitos para que o usuário tenha facilidade ao navegar e saber utilizar todos os recursos que a plataforma e plugin oferecem.

Adicionar um cupom é muito fácil!

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Com o plugin já instalado, na coluna esquerda do painel de controle de seu e-commerce você deve ir até Marketing e clicar em Cupons. 

Depois disto, você deve selecionar Adicionar cupom. Veja:

Agora você verá a tela para adicionar e gerenciar os cupons de sua loja virtual.

Como já mencionado, o gerenciamento é muito prático e intuitivo. Você tem toda a estrutura bem ali: código do cupom, descrição e dados do cupom.

Veja na imagem abaixo:

Código e descrição do cupom

Ok! Até aqui está tudo claro, certo? Para você começar a dar vida ao seu cupom, você precisa adicionar o código do cupom. Mas para que você consiga visualizar melhor, precisamos de um exemplo!

Vamos imaginar que você seja dono de uma livraria online. Você vende livros e entre os mais buscados em seu e-commerce estão os livros do Harry Potter. Você também tem a informação que a coleção estará de aniversário em algumas semanas.

Com esta informação em mente você decide aproveitar a oportunidade e oferecer desconto na compra de qualquer livro da série.

Com WooCommerce você pode criar o nome do código de cupom que achar mais apropriado a sua promoção.

Neste caso aqui, você decidiu por potterhead. Para adicionar este código basta escrever na caixa de código do cupom. Como na imagem abaixo:

adicionar cupons no woocommerce - código e descrição

Você também pode acrescentar uma descrição ao cupom (opcional) para que você tenha registrado em seu comércio eletrônico ao que o cupom se refere. Como neste exemplo:

adicionar cupons no woocommerce - código e descrição 2

Dados do cupom

O próximo passo agora é adicionar os dados do cupom. Para isto você tem três abas: Geral, Restrição de uso e Limites de uso.

Vale dizer aqui que outro aspecto do painel do WooCommerce são os ícones com o ponto de interrogação. Estes ícones trazem uma explicação breve de cada campo.

Então, se você tiver alguma dúvida, você sempre pode contar com este recurso explicativo. Bem prático, não acha?

Geral

Na primeira aba – Geral – você deve selecionar o tipo de desconto, valor do cupom, habilitar (ou não) frete grátis e colocar uma data de expiração do cupom.

adicionar cupons no woocommerce - geral

Você pode escolher que tipo de desconto deseja oferecer ao seu cliente, seja: desconto no carrinho ou desconto nos produtos; ou porcentagem de desconto no carrinho ou porcentagem de desconto nos produtos.

Vamos imaginar que o tipo de desconto seja desconto no carrinho:

adicionar cupons no woocommerce - tipos de cupom

Em seguida você deve adicionar qual é o valor de desconto e qual a data de expiração do cupom – ou seja: até quando valerá este tipo de desconto.

adicionar cupons no woocommerce - preço

Em nosso exemplo, estamos construindo um cupom de desconto no carrinho, com código potterhead, no valor de 10 reais com data de expiração para 31 de janeiro de 2017.

Restrição de uso

Na aba de restrição de uso, você pode delimitar seu cupom:

  • Gasto mínimo ou máximo: Você pode restringir o valor mínimo e máximo para que o cupom possa ser utilizado.
  • Produtos: Você pode selecionar quais produtos devem estar no carrinho para que o cupom seja aplicado.
  • Excluir produtos: Você pode especificar quais produtos não devem estar no carrinho para que o cupom seja usado.
  • Categorias: Você pode restringir quais categorias estão válidas para o cupom ser utilizado.
  • Excluir categorias: Você tem a capacidade de selecionar as categorias que não são válidas para uso do desconto.

Aqui você pode especificar os limites de seu cupom, gerenciando conforme desejar ou se aplicar a estratégia pensada para a promoção.

Por exemplo: 

Você pode restringir o cupom a uso individual apenas. Isto quer dizer que o cupom não pode ser utilizado em conjunto com outros cupons.

Como você também pode excluir item em oferta. Ou seja, o cupom não se aplica a itens que já estejam em oferta.

Você também pode restringir seu cupom diretamente a clientes.

Para fazer isto você deve digitar o e-mail do cliente cadastrado no campo Restringir aos e-mails. Você pode colocar um e-mail de cliente apenas ou vários, separando por vírgula.

Com isto, o cupom de desconto vai se restringir apenas aos clientes que você adicionou o e-mail.

adicionar cupons no woocommerce - restrição de uso

Limites de uso

No último campo você deve especificar o limite de uso. É dividido em dois campos:

  • Limites de uso por cupom: Quantas vezes o cupom pode ser usado antes de expirar. Você pode especificar um limite – uma, três, cinco vezes ou quantas preferir – ou você pode deixar como uso ilimitado.
  • Limites de uso por cliente: Quantas vezes o cupom pode ser utilizado pelo mesmo cliente.
adicionar cupons no woocommerce - limites de uso

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre cupons de desconto no WooCommerce.

Utilize descontos e destaque sua loja WooCommerce

Deu de perceber que adicionar adicionar cupons no WooCommerce é bastante simples, não é mesmo?

Coloque promoções e desconto em sua estratégia de vendas. Sua loja virtual com certeza ganhará destaque.

Clientes sempre gostam de se sentir valorizados. Um cupom de desconto pode ser exatamente aquilo que esteja faltando para você fidelizar sua clientela virtual.

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