Plugin Sensei: crie cursos online com o WordPress

Quer vender cursos na internet? O plugin Sensei pode ser a ferramenta ideal para você. Neste post, você confere todas as funcionalidades deste plugin

Plugins WordPress

Atualizado em 12/11/2021

É possível criar um curso online usando o WordPress? Sim, é possível! E se você já está habituado ao WordPress, o processo de criação de um curso online nesta plataforma ficará ainda mais fácil. Com o plugin Sensei, você poderá disponibilizar seus cursos na internet, avaliar seus alunos e muito mais.

O plugin Sensei ainda não é muito popular, mas merece um voto de confiança, pois a empresa por trás deste plugin é a Automattic. A mesma empresa que criou nada mais, nada menos do que o WordPress, o WooCommerce, Jetpack e muito mais.

O plugin está disponível para download através do repositório oficial do WordPress e conta com mais de 10 mil instalações ativas. Mas antes de falarmos sobre todas as funcionalidades que o plugin oferece aos seus usuários, é importante que você saiba quais as vantagens de se ter uma plataforma de cursos online.

Por que oferecer cursos online?

O mundo muda todos os dias e os empresários precisam se adaptar rapidamente às mudanças para continuarem vivos no mercado. Em 2020, em função de uma pandemia ocasionada pelo Covid-19, a população mundial passou a enxergar a internet com outros olhos e depender dela para fazer coisas simples, como conversar com amigos e família.

Por isso, se você tem uma empresa e ainda não está na internet para oferecer seus produtos e serviços, é chegado o momento de migrar para uma plataforma digital e permitir que as pessoas conheçam sua empresa e seus produtos com apenas um clique.

E se você é uma das pessoas que oferece apenas um ou inúmeros cursos presenciais, que tal oferecer estes cursos na internet?

Ao oferecer conteúdos educacionais na internet, você:

  • Pode ter clientes de todo o Brasil e do mundo
  • Fica mais próximo dos seus alunos, mesmo em meio à uma pandemia
  • Obtém uma nova fonte de renda
  • Proporciona conhecimento e crescimento profissional para milhares de pessoas
  • Pode reduzir os gastos com estrutura e manutenção

Agora que você já sabe quais as vantagens de vender seus cursos na internet, é hora de conhecer as funcionalidades do plugin Sensei.

Funcionalidades do plugin Sensei

Praticidade na criação 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Que o WordPress é uma plataforma de código aberto e conta com uma interface intuitiva, você já sabe, mas sabe o que é melhor? Uma vez instalado, o plugin Sensei também é super fácil de usar e permite que você crie um curso com diversos módulos. Em cada módulo, você poderá incluir vídeos, textos, imagens e muito mais. Tudo isso, para que suas aulas se tornem mais atrativas para seus alunos.

Avaliações

Questionário - Plugin Sensei

Ao preparar um curso, você quer que seus alunos aproveitem as aulas ao máximo, não é mesmo? Para medir o conhecimento absorvido pelos seus alunos, o plugin permite criar testes diversos. Através do Sensei, também é possível configurar se os testes serão corrigidos manualmente em um segundo momento ou se a correção será feita automaticamente. 

Banco de dados

Mais do que criar testes com opções de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso, o plugin permite que você crie um banco de dados com questões que poderão ser disponibilizadas de forma aleatória para cada aluno.

Acompanhamento

Através de ferramentas disponibilizadas pelo plugin, você consegue acompanhar detalhadamente quantos alunos estão fazendo os cursos disponibilizados e o progresso de cada um deles.

Compatibilidade com os Temas do WordPress

Diferente de outros plugins LMS, o Sensei é compatível com a grande maioria dos temas existentes no WordPress. Ou seja, você poderá criar seus cursos online sem ter a necessidade de adquirir um novo tema ou deixar de usar seu tema favorito.

Integração facilitada com o WooCommerce

Como já citamos anteriormente, oferecer cursos em plataformas digitais é uma nova forma de gerar fonte de renda, por isso, depois de preparar todo ambiente de educação à distância, é chegado o momento de cobrar pelos serviços oferecidos.

Portanto, nós temos uma boa notícia: O Sensei pode ser integrado com o WooCommerce! Através do WooCommerce, você poderá comercializar seus cursos ou outros produtos relacionados à sua marca de forma segura.

Estes são alguns dos recursos que este plugin oferece. Mas, é importante ressaltar que para utilizar todas as funcionalidades e ter acesso ao suporte, é preciso que você compre a licença anual do plugin que é comercializada em dólares.

O que é preciso ter para usar este plugin?

Ficou curioso para testar este plugin cheio de funcionalidades e novidades que devem ser lançadas em breve? Para testar o Sensei, é preciso que a versão do WordPress seja a 5.0 ou superior e que você possua o PHP na versão 5.6 ou maior.

Leia mais: Como criar um curso online com WordPress

Extensões para o plugin Sensei

Já instalou o Sensei ou pretende instalar? Saiba que é possível turbinar o seu ambiente de cursos online com extensões para o plugin Sensei. Vamos conhecer algumas!

Sensei LMS Course Progress: com esta extensão, seus alunos poderão acompanhar de perto o seu progresso dentro do curso. Eles saberão quais questões já foram respondidas, quais estão pendentes e em que módulo do curso os usuários estão.

Extensão para acompanhar o progresso do curso

Sensei LMS Certificates: nada melhor do que concluir um curso e ter nas mãos o seu tão sonhado certificado não é mesmo? Com esta extensão, você poderá emitir sem grandes dificuldades o certificado de conclusão de curso para o seus alunos.

Sensei LMS Media Attachments: quer tornar o seu curso ainda mais atrativo para o seus alunos? Com esta extensão, é possível anexar arquivos em PDF e outros formatos para que os seus alunos possam fazer o download e aprender muito mais.

Gostou das extensões? Clique aqui e confira estas e outras extensões disponíveis para o plugin Sensei.

Como criar um curso online com o plugin Sensei?

Depois de conferir todos os recursos e possibilidades, você ficou com vontade de criar um curso online em seu WordPress? Então, temos uma boa notícia para você! A designer de interfaces da Yogh, Dinara Lima criou um vídeo com o passo a passo para você criar um curso online utilizando o plugin Sensei em menos de 10 minutos! Isso mesmo que você leu: em menos de 10 minutos!

Durante o vídeo, você vai aprender desde como escolher o tema ideal para criar um curso online com o plugin Sensei até a estilização do seu site e escolha de elementos extras para o seu curso. Incrível, não é mesmo? Por isso, não perca mais tempo e aperte o play agora mesmo!

Gostou deste vídeo? Aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube da Yogh e ative o sininho para perder nenhum vídeo. Afinal, estamos sempre preparando conteúdos incríveis com muito carinho para você!

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pode saber tudo sobre o plugin Sensei, disponível para baixar no repositório oficial do WordPress. E se você pretende oferecer um espaço de ensino à distância para o seus alunos, este plugin pode ser uma boa opção, pois permite que você possa customizar todo o seu ambiente escolar do jeito que você sempre sonhou. 

E você, já utiliza este plugin? Quais são seus recursos favoritos nele? O que ainda precisa ser melhorado? Deixe sua opinião nos comentários!

Aproveite este momento e compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta