5 curiosidades sobre o WordPress que você precisa saber

Você sabia que o WordPress tem tudo a ver com jazz? Tem ideia de quem sejam Matt e Mike? Ou até mesmo que um ganhador de prêmio Nobel já utilizou o WordPress para escrever seus relatos? Cheio de surpresas, conheça 5 curiosidades sobre a plataforma.

Marketing Digital

Atualizado em 16/03/2016

O WordPress é conhecido por ser um CMS open source de fácil utilização que possui diversos recursos e plugins. Porém, o sistema tem alguns fatos curiosos ao seu respeito que muitos podem não saber. Separamos 5 curiosidades para você conhecer ainda mais o WordPress. Confira abaixo:

Curiosidade 1: José Saramago usava WordPress

O ganhador do prêmio Nobel em Literatura, José Saramago, criou dois blogs antes de seu falecimento (2010) – um em português, outro em espanhol – chamado: O Caderno de Saramago. Lá escrevia sobre tudo. Desde experiências próprias à opiniões e palpites sobre assuntos pontuais e da atualidade. Entre os relatos escreveu sobre a crise financeira mundial, a vitória de Barack Obama nos Estados Unidos, opinou sobre política, defendeu que as penas para autores de violência doméstica deveriam ser agravadas, lamentou a morte do poeta uruguaio Mario Benedetti, confessou que chorou quando foi citado pelo ex-deputado colombiano Sigifredo López.

Para quem não sabe Sigifredo foi sequestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao ser liberto, expressou sua gratidão a Piedad Córdoba (movimento Colombianos pela Paz) ao compará-la com a mulher do médico, referência a obra “Ensaio sobre Cegueira”. Saramago também se juntou a campanha para libertação da elefanta Susi, de um zoológico em Barcelona.

Ele fez tudo isso por meio de um blog em WordPress.

A utilização do WordPress por Saramago ajudou a legitimar a utilização de blogs como veículo de expressão. Inclusive, de expressão literária. Uma das obras mais conhecidas do escritor já citada aqui é “Ensaio sobre cegueira”, livro que virou filme de mesmo nome, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, em 2008, estrelado por Julianne Moore e Mark Rufallo. Em 2009, para compartilhar sua experiência na internet, Saramago compilou os textos feitos em seu blog publicando um livro.

No dia da sua morte, o texto publicado foi intitulado “Pensar, pensar”, onde o autor refletia sobre a sociedade atual:

Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma.”

José Saramago

José Saramago

Curiosidade 2: Nome das versões e jazz

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Se você é fã de jazz, com certeza vai gostar dessa curiosidade. Como vocês podem saber, o WordPress está sempre se mantendo atualizado. Mas você sabia que a cada versão principal um artista de jazz é homenageado? Além da atualização ter seu código numérico, ganha também um nome fazendo referência à músicos do estilo musical. Essa prestação de homenagem se dá porque os core developers do WordPress são fascinados pelo estilo.

Em 2004, a versão 1.0 recebeu o codinome Miles. O nome faz referência a Miles Davis. Trompetista, compositor e bandleader que foi um dos artistas mais influentes no desenvolvimento do estilo no século XX.

Referências das últimas versões

As últimas versões do sistema receberam os nomes Bud (versão 4.2), Billie (versão 4.3) e Clifford (versão 4.4). Os nomes fazem menção a Bud Powell, Billie Holiday e Clifford Brown. Powell foi compositor e pianista, conhecido por seu distinto talento com as teclas; Holiday era vocalista e colocou seu nome no mundo do jazz nos anos 30. Durante a década seguinte sua direção musical teve uma leve orientação para o pop e na década de 50, voltou a suas raízes de jazz mesmo com sua voz prejudicada devido ao uso de narcóticos e álcool. E Brown, trompetista legendário se tornou referência do jazz moderno.

Curiosidade 3: Apoiadores da liberdade de expressão

No Brasil, entre os anos de 2006 a 2008, aconteceram alguns casos que colocaram em risco a liberdade de expressão e direitos civis. Entre os mais lembrados está o bloqueio ao YouTube devido a um vídeo publicado relacionado a apresentadora Daniela Cicarelli. Em abril de 2008, por conta de uma ordem judicial expedida para o bloqueio de um blog, todos os sites hospedados pelo WordPress poderiam ser bloqueados já que não era possível bloquear o acesso a apenas um determinado site. A Automattic, empresa responsável por criar o WordPress, entrou na luta e contribuiu de todas as formas possíveis para evitar o tal bloqueio.

Na época, a comunidade brasileira manifestou sua revolta em relação a restrição geral a plataforma por causa de uma ordem que tinha a ver com um determinado conteúdo. A empresa apoiou a comunidade e explicou à justiça do Brasil quais seriam as implicações relacionadas a ética e direitos de usuário, caso o bloqueio viesse a acontecer.

O apoio do WordPress a liberdade de expressão pode ser visto em outros casos que ocorreram em países como Turquia, China e Rússia.

liberdade-de-expressão-wp

Curiosidade 4: Criação e criadores do WordPress

Você conhece os nomes Matt Mullenweg e Mike Little? Pois, se você ama o WordPress, certamente são dois nomes para se guardar pois são eles os criadores da plataforma. O WordPress, na verdade, começou como uma derivação de outro sistema de blog: B2/CafeBlog. Matt começou a usar a plataforma para organizar fotos de uma competição ao qual participou. Daquele momento em diante fez algumas contribuições para melhorias no código. Porém, alguns meses mais tarde, as atividades do b2 encerraram. Matt então publicou em seu blog pessoal um plano para bifurcar o software para atualizá-lo com padrão web e outras necessidades.

Mike ao ver o anúncio, rapidamente entrou em contato com Matt, se dispondo a ajudá-lo a desenvolver o projeto. Ambos acreditavam que era possível sim fazer um sistema mais prático e eficiente para blog. Com essa certeza, começaram a trabalhar e desenvolveram o WordPress, batizado com esse nome por uma amiga de Matt, Christine Selleck Tremoulet. Na época Matt tinha apenas 20 anos.

Fundação WordPress

O que começou como uma plataforma para blog, evoluiu para um sistema de gerenciamento de conteúdo que disponibiliza variedade de recursos e funcionalidades e no momento, é o mais utilizado no mundo. Em 2010, a Fundação WordPress foi criada. A organização sem fins lucrativos tem como objetivo aprofundar e garantir a missão do WordPress. Ou seja, assegurar que o WordPress continue sendo uma plataforma open source baseada na licença GPL. A fundação gerencia e garante o desenvolvimento perpétuo da plataforma com a intenção de democratizar a publicação via código aberto, se inspirando em outras fundações como Free Software Foundation e Mozilla Foundation

Matt Mullenweg e Mike Little

Matt Mullenweg e Mike Little

Curiosidade 5: WordPress na cultura pop

A plataforma se tornou tão popular que é citada em seriados como Orange is the new black (OITNB) e em letras de música como a da cantora Lily Allen. Por suas funcionalidades e facilidades, a plataforma é utilizada por negócios pequenos como padarias e lanchonetes do momento. Bandas – como Rolling Stones -, e até por produtoras de tv (seriados como Breaking Bad Mad Men) para divulgar seu conteúdo.

O WordPress se firmou não só em sua área, mas achou caminho na cultura pop. Num mundo cada vez mais composto por referências, o WordPress, certamente, já garantiu seu lugar.

Lily Allen

Lily Allen

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta