3 dicas para melhorar o SEO de seu site WordPress

Quer que seu site ganhe posicionamento nos mecanismos de busca, como Google? Leia nosso artigo com dicas básicas para trabalhar SEO de seu site WordPress:

Marketing Digital

Atualizado em 11/05/2021

Deseja que seu negócio também ganhe o mundo virtual? Então, o primeiro passo é construir um site em WordPress. Depois disto, você terá um website a sua disposição para encantar seus clientes e conquistar novos.

Com um site em suas mãos, você terá infinitas possibilidades para deixar sua marca no mercado e uma boa impressão em seu público-alvo.

Uma das maneiras de fazer isto é através do conteúdo.

Alguém já dizia: Conteúdo é Rei. E para que o conteúdo de seu site exerça toda a majestade, ele precisa de um bom SEO. Na verdade, não só o conteúdo, mas seu site como um todo.

No artigo de hoje vamos trazer dicas de como você pode aprimorar o SEO de seu site WordPress e assim, alcançar seu público-alvo de maneira eficaz. Além disso, vamos rapidamente relembrar o que é SEO e porquê é tão importante.

O que é SEO?

Antes de passarmos dicas úteis para melhorar o SEO de seu site, vamos tirar um momento para revisar o que é SEO.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que traduzido para português significa otimização para mecanismos de busca.

Ou seja: o SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google.

Por que é importante ter um bom SEO em seu site?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Como já falado ali em cima, o principal motivo para ter um bom SEO em seu site WordPress é pelo posicionamento nos mecanismos de busca.

Por que o posicionamento nos mecanismos de busca é importante?

Um bom posicionamento permite que seu produto e serviço possam ser encontrados de uma maneira mais rápida pelos seus clientes.

Imagine assim: uma pessoa está em busca dos serviços que sua empresa oferece. Ao digitar em uma ferramenta de busca, como Google, por exemplo, os primeiros resultados serão aqueles que esta pessoa irá checar.

Dificilmente ela vai conferir a página 300 de 1.500 disponíveis em resultados, não é mesmo?

Afinal, os primeiros resultados tem mais credibilidade, certo?

Um bom posicionamento nos mecanismos de busca dão oportunidade para que você possa trazer mais vendas para sua empresa, como também dar destaque e credibilidade a sua marca.

Dicas para melhorar o seu SEO

Bem entendidos do que é SEO e quais são as razões para que ele tenha tanta importância em seu site WordPress, separamos 3 dicas básicas e práticas para você começar a turbinar o SEO do seu site.

1. Utilize palavras-chave

3 dicas para melhorar o SEO de seu site WordPress - palavras chaves

Palavras-chaves tem poder

Palavras-chave tem poder! Se você souber utilizá-las, o SEO de seu site com certeza será melhorado.

O conceito de palavra-chave na web é: Palavras-chave são as palavras (ou um grupo delas) que descrevem o tema de um site ou o assunto de um texto, e são usadas pelas ferramentas de busca com o propósito de apresentar resultados relevantes e precisos.

Então, as palavras-chave são aquelas palavrinhas que você utiliza em seu site para descrever quais são os serviços ou produtos que você oferece. Assim, quando seu cliente ou futuro cliente estiver buscando pelo seu serviço, os mecanismos de busca saberão que seu site é relevante para aquela pesquisa.

Isto não é legal? Se você utilizar as palavras-chave corretamente os buscadores ajudam você a atingir seu público-alvo!

Para você aproveitar o máximo que elas podem dar, você precisa antes de tudo, descobrir quais são as palavras-chave de seu negócio. Para descobrir isso imagine quais são as palavras que seu cliente ou possível cliente usaria para buscar pelo produto que você oferece. Por exemplo, aqui na Yogh uma das palavras-chave como um todo é: criação de site em WordPress.

Depois disso, você pode medir a popularidade das palavras e adotar aquelas que mais se adequam ao seu serviço ou produto.

Você pode utilizar a estratégia de palavras-chave no conteúdo que você desenvolver, nos títulos, nos links internos e externos e nas descrições das imagens.

Importante: as palavras-chave que você utiliza devem aparecer de forma natural em seu site e conteúdo. As ferramentas de busca conseguem perceber quando você está abusando das palavras-chave.

2. Títulos otimizados

3 dicas para melhorar o SEO de seu site WordPress - títulos

Um título criativo chama a atenção e se for otimizado, faz toda a diferença.

Você pode ter um ótimo conteúdo mas se não tiver aquele título que chame a atenção dos seus leitores, as chances são que eles nunca venham a descobrir o incrível conteúdo criado por não se sentirem cativados pelo título utilizado.

Então, sempre que você for definir seu título pense que ele deve capturar o interesse de seu público. Utilizar palavra-chave nele é essencial para que seja otimizado!

Outra estratégia para melhorar o SEO é definir um título específico para SEO por meio de um plugin de SEO (veja mais sobre este plugin na dica número 3).

Como isto funciona? Nós te explicamos!

Com o auxílio de um plugin, você tem a possibilidade de criar um título específico para melhorar o posicionamento de seu conteúdo.

Ou seja: seu conteúdo terá dois títulos.

Terá o título principal colocado na H1 para chamar atenção dos leitores utilizando a palavra-chave. Veja na imagem abaixo:

3 dicas para melhorar o SEO de seu site WordPress - titulo principal

Como também o título específico para SEO colocado no plugin. Este título aparecerá como resultado de busca, do Google por exemplo.

3 dicas para melhorar o SEO de seu site WordPress - titulo SEO

Uma estratégia simples e prática para melhorar seu SEO. 

3. Instale um plugin de SEO

4 dicas para melhorar o SEO de seu site WordPress - Yoast SEO

Plugin para SEO – Yoast SEO

Outra dica básica e prática que você pode seguir para melhorar o SEO de seu site é instalar um plugin de SEO. 

Aqui vamos sugerir o plugin Yoast SEO.

Por meio deste plugin, essencialmente, você consegue escrever um melhor conteúdo para seu site WordPress. Por que?

Porque ele obriga você a escolher uma palavra-chave focada enquanto você escreve seu conteúdo e garante que você a utilize por todo o seu artigo. Ele possui um sistema que avalia como está o SEO de seu conteúdo em questão com base na palavra-chave escolhida.

Ou seja: com o plugin você tem uma análise da página. Não só a verificação do bom uso da palavra-chave, mas também avalia se sua publicação tem conteúdo suficiente, se suas imagens estão otimizadas, se os subtítulos de seu artigo estão ok, se a meta-descrição está dentro dos padrões requeridos pelos mecanismos de busca, entre outras funções.

Dessa forma, ao utilizar o plugin, você tem uma visão mais ampla e direcionada de como está o SEO de sua publicação.

Conclusão

As dicas sugeridas aqui são ações básicas para começar a trabalhar e aprimorar o SEO de seu site WordPress.

Se você fizer bom uso destas práticas:

  • Utilizar palavras-chave;
  • Otimizar títulos;
  • Instalar um plugin específico para SEO

Com certeza, você já conseguirá perceber um resultado diferente no posicionamento de seu conteúdo.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado!

Tem alguma outra dica prática para melhorar o SEO? Deixe um comentário: 

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta