10 plugins para gerenciar comentários no WordPress

Os comentários são parte essencial para qualquer engajamento no WordPress. Para isto existem muitos plugins que modificam, facilitam e deixam a área de comentários muito mais funcional. Confira 10 plugins para comentários que vão deixar seu site muito mais atrativo.

Plugins WordPress

Atualizado em 23/03/2016

Se você tem buscado engajamento com leitores por meio do seu blog ou site WordPress, provavelmente sua área de comentários está ativa. Afinal, sem comentários, como os seus leitores vão responder à suas publicações ou fazer perguntas? A seção de comentários é um bom lugar para leitores falarem um com outro e começarem a construir uma comunidade centrada em seu site. Mas conforme sua página na internet se torna mais bem-sucedida, gerenciar comentários pode ser assustador. Você pode encontrar situações onde precisa lidar com spams ou ter tantos comentários que já não tem mais tempo para fazer nada além de ler e responder, ler e responder. Também pode descobrir que a interface de usuário não está funcionando tão bem para seus leitores como deveria.

Porém existe uma variedade de plugins que podem te auxiliar a fazer este gerenciamento e até mesmo melhorar o processo de comentar para seus seguidores. Normalmente, os plugins ajudam a:

  • Bloquear spams;
  • Permitir comentários de pessoas usando sites ou plugins de terceiros;
  • Ajudar no gerenciamento e resposta de comentários;
  • Melhorar a interface de comentários para usuários.

Então, vamos dar uma olhada nos 10 plugins que te ajudarão a gerenciar comentários no seu site:

Akismet

Akismet pode ser chamado de patriarca dos plugins de comentários. Ele vem pré-instalado com cada instalação WordPress e filtra spams sem você precisar levantar um dedo. Para ativá-lo você precisa: de uma chave API do site Akismet, depois adicioná-la a suas configurações e pronto.

Caso o seu site ou blog for pessoal e não dá a você retorno financeiro, uma conta básica na Akismet te dará uma chave API. Mas se você estiver gerenciando um site comercial ou estiver tendo mais que 50 mil comentários por mês, você precisa de uma conta premium. Para isso você pode se inscrever utilizando sua conta no WordPress.com ou criar uma com Akismet.

Ative o plugin e aproveite. Ele estará lidando com os spams enquanto você estiver dormindo (ou trabalhando, assistindo TV, correndo: ou o que você desejar fazer ao invés de lidar com spams).

Askimet plugin para conter spam

Disqus Comment System

Talvez você não esteja feliz com o sistema de comentários instalado no WordPress, talvez você queira dar aos seus usuários mais opções de interação e atualização sobre comentários. Disqus é o sistema de gerenciamento de comentários mais dedicado a isso. Com este plugin você pode substituir a forma padrão do WordPress.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

A principal vantagem é que se os leitores já possuem uma conta na Disqus eles podem utilizá-la para comentar em seu conteúdo sem necessariamente criar uma conta em seu site. Também dá aos seus usuários opções para RSS, notificações de e-mail e gerenciamento de spam.

A desvantagem é que seus leitores podem não querer criar uma conta em outro lugar para poder interagir em seu site. Também ele pode ser mais lento para carregar do que o padrão WordPress. E é conhecido por criar conflitos com alguns dos temas mais populares do WordPress, mas para muito destes conflitos já há soluções.

Disqus plugin para comentários no WordPress

Comments Plus

O plugin Comments Plus faz a experiência de comentar muito mais fácil e ajustável para seus leitores. Com o plugin instalado, os usuários podem comentar usando a interface padrão do WordPress ou eles podem fazer isso utilizando Facebook, Twitter ou Google+. Os comentários feitos por eles serão publicados nas páginas de rede social que participam, aumentando o alcance de seu site e também, encorajando novos leitores a conferir o que os usuários têm comentado.

Uma vez que o plugin estiver instalado, você precisará entrar com a sua própria conta da rede social que estiver usando. Há opções para customização que permitem mais recursos. Podemos dizer que o maior benefício deste plugin é o modo como facilmente os leitores mais leais podem compartilhar o que pensam do seu conteúdo no próprio feed da rede social. Isto permite que os amigos e seguidores destes leitores vejam e sintam-se encorajados a visitar o seu site.

plugin comment plus plugin para comentar wordpress por redes sociais

WP Ajax Edit Comments

Muitas vezes os leitores podem postar comentários e imediatamente querer editar ou excluir. Se suas publicações tem trazido engajamento e inspirado debate, sempre haverá alguém que fará um comentário impulsivo e se arrependerá segundos depois, desejando ter um modo de editar o que for que tenha escrito.

Com o plugin WP Ajax Edit Comments, seus usuários podem fazer isso. Ele dá aos leitores um tempo limitado para edição após publicação. Também possibilita ao administrador do site a opção de editar e moderar comentários no front end, poupando assim o trabalho de mudar de telas do administrador.

plugin ajax para edição de comentários no wordpress

Subscribe to Comments Reloaded

Você pode querer dar ao seus leitores a opção de se inscrever para os comentários de publicações mas pode não querer usar um sistema de comentário alheio ou um plugin de mídia social. Se você instalar o plugin Subscribe to comments realoaded, você pode dar a opção de inscrição para comentários e respostas.

Usuários podem se inscrever para responder comentários específicos (como comentários que eles mesmo fizeram) ou para todos os novos comentários na publicação. Eles precisarão se inscrever em seu site porquê o sistema precisará do endereço de email deles. Se estiver preocupado com spams, você pode especificar double opt-in para que os usuários tenham de confirmar a inscrição clicando no link no email que o sistema mandará para eles.

plugin subscribe to comments realoaded para inscrição em comentários

Comment Images

Uma das coisas divertidas do Facebook é adicionar imagens para respostas e comentários. Pode ser uma forma bem útil de enfatizar o que você está querendo dizer. Mas como padrão, o WordPress não permite adicionar imagens aos comentários.

Porém, este plugin criado por Tom McFarlin muda essa situação, permitindo que os usuários façam upload de imagens aos comentários. O plugin só aceita os arquivos de imagens mais comuns. Ele acertará a dimensão da imagem para que ela se encaixe ao layout do comentário e permitirá a visualização no painel do administrador das imagens anexadas em cada comentário.

Também adiciona qualquer imagem à Biblioteca de Mídia, se tornando uma ferramenta útil para um site colaborativo onde usuários podem publicar imagens e mais tarde, você possa reutilizá-las para seu conteúdo.

plugin comment images para anexar imagem a comentário

Better WordPress Recent Comments

Este plugin é feito para melhorar a widget padrão dos comentários recentes. Ele te permite uma widget alternativa para mostrar comentários recentes com opções configuráveis para trackbacks e pingbacks, gravatars, smilies, AJAX e mais.

Ele possibilita a customização total da saída do widgetcriando um próprio template para saída do comentário. Adiciona ou remove conteúdo, reorganiza elementos, inclui links, acrescenta texto personalizado e mais. Você também pode editar o template para comentários agrupados, como por exemplo, todos os comentários em uma publicação.

Se os comentários são parte importante do seu site e seus usuários são engajados, isto pode te dar muito mais controle sob a forma como são exibidos e te ajudar a engajar mais leitores de forma mais efetiva.

better wordpress recent comments

Comments Control

Se os usuários estão postando vários comentários rapidamente, WordPress exibirá uma mensagem de erro dizendo para eles irem mais devagar e não postarem comentários tão rápidos. Isto é feito para prevenir spam mas também pode ser um incômodo se você quiser gerar uma discussão acalorada e em tempo real entre os leitores de seu site.

O plugin permite que os leitores comentem de forma rápida sem serem recomendados a irem mais devagar. Se seu site tem conversas rápidas e em tempo real, ou você estiver usando os comentários para um site colaborativo, isto poupa tempo e muita frustração.

Caso você tiver problema com algum comentarista (não querendo que ele poste tão rápido e tão sucessivamente), você pode editar as configurações do plugin e bloquear o endereço do IP: ele ainda poderá comentar, porém, ele será avisado para ir mais devagar.

plugin comments control

Comment Indexer

Se você está usando o multisite WordPress para gerenciar uma rede de blogs ou sites com uma comunidade ativa de usuários (um pouco como WordPress.com ou edublogs), você descobrirá que muitos usuários podem estar comentando em vários sites na sua rede.

O Comment Indexer é feito para funcionar com outros plugins que permitem você indexar, arquivar, pesquisar e mostrar comentários de toda a sua rede.

Por exemplo, poderá ser usado com:

Se você está criando uma comunidade de bloggers ou donos de sites, mostrar comentários recentes no seu site principal é ideial. Pode ajudar leitores em potencial a ver o que está acontecendo em sua rede e entender os benefícios de fazer parte desta rede. Para usuários já existentes, mostrar a rede de comentários no site deles pode ajudar os usuários deles a se engajarem em conversas mais amplas.

plugin comment indexer para indexar arquivar pesquisar comentários na rede

Intense debate

A ideia deste plugin é a construção de perfis e reputação de usuários, onde cada pessoa poderá ser reconhecida em seu site por comentários de qualidade. Ele possui filtros anti-spam e malware para que a área de comentários possa ficar livre. Também tem interação com mídias sociais como Facebook, Twitter e integração com Gravatar.

Além disso, permite o rastreamento de RSS dos comentários e moderação de comentários.

plugin intense debate para criar perfil e reputação de usuários nos comentários

Conclusão

Os comentários são uma parte importante do WordPress. Se você possui um site que precisa de engajamento com leitores, há formas fantásticas para permitir que visitantes deixem seu feedback, façam sugestões e interajam com você e entre eles. Os plugins listados são para você construir uma comunidade ativa de leitores fiéis. Aproveite!

Texto traduzido e modificado: 10 plugins that take the pain out of managing WordPress Comments

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

3 comentários

  1. Marcelo Nascimento

    Olá bom dia tudo bem? espero que sim!
    Boas dicas a respeito do plugin de comentário, na verdade o plugin que preciso é um igual ao que vocês usam ou parecido onde as pessoas realizem uma pergunta e apenas seja notificada sobre a resposta de sua pergunta

Deixe uma resposta