WooCommerce, plugins para o Brasil

Já falamos sobre loja virtual, e recentemente falamos sobre o plugin Woocommerce que traz uma loja virtual para dentro do seu WordPress. Tudo isso é maravilhoso, porque você pode gerenciar sua loja dentro do ambiente que você já está familiarizado com seu site institucional, blog, etc. Mas talvez você ainda tenha um pé atrás com relação […]

Plugins WordPress

Atualizado em 14/04/2023

Já falamos sobre loja virtual, e recentemente falamos sobre o plugin Woocommerce que traz uma loja virtual para dentro do seu WordPress. Tudo isso é maravilhoso, porque você pode gerenciar sua loja dentro do ambiente que você já está familiarizado com seu site institucional, blog, etc.

Mas talvez você ainda tenha um pé atrás com relação ao suporte que terá aos métodos de pagamentos e de entrega de sua preferência. Como o WordPress é uma plataforma de código aberto, existem várias extensões para o WooCommerce criada por brasileiros, que atendem essas necessidades.

Plugins WooCommerce para Pagamentos

Plugin para Boleto Woocommerce bcash-woocommercepagseguro-woocommercemercado-pago-woocommerce  racheaqui-woocommerce

Boleto Bancário

O WooCommerce Boleto é uma das extensões do WooCommerce que traz uma forma de pagamento segura, prática e barata, tanto para compradores quanto para comerciantes, os bancos aceitos são:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa Economica Federal
  • HSBC
  • Itau
  • Nossa Caixa
  • Real
  • Santander
  • Unibanco

Bcash

WooCommerce Bcash adiciona o método de pagamento desenvolvido pela Buscapé Company. Além de boleto, ele oferece ainda uma ampla quantidade de formas de pagamento como cartões de crédito e débito automático em conta.

PagSeguro

WooCommerce PagSeguro permite o PagSeguro como método de pagamento em sua loja virtual, com as seguintes modalidades de pagamento*:

  • Padrão: Cliente é redirecionado ao PagSeguro para concluir a compra.
  • Lightbox: Uma janela do PagSeguro é aberta na finalização para o cliente fazer o pagamento.
  • Transparente: O cliente faz o pagamento direto no seu site sem precisar ir ao site do PagSeguro.

As formas de pagamento são praticamente equivalentes às do Bcash. É um dos sistemas de pagamento mais populares no Brasil.

*Modalidades de pagamentos retiradas da página do WooCommerce PagSeguro.

Mercado Pago

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

WooCommerce MercadoPago adiciona o método de pagamento desenvolvido pelo Mercado Livre.

Rache Aqui

WooCommerce Rache Aqui! permite que o pagamento seja feito não apenas com um cartão, mas com vários cartões de crédito em uma única compra, podendo ser pago à vista ou parcelado. Aceita as bandeiras Visa, MasterCard, American Express, Diners e Elo.

Plugins WooCommerce para Entrega

O próprio WooCommerce já vem com alguns métodos de entrega padrões, como podemos ver abaixo.

Métodos de entrega padrões do WooCommerce

Métodos de entrega padrões do WooCommerce

Porém, também existem plugins que adicionam mais métodos de entrega, como por exemplo o WooCommerce Correios, que permite que as entregas sejam feitas por PAC ou SEDEX e suas variações, dependendo do serviço corporativo do comerciante.

Sua configuração é simples e versátil, podendo escolher o CEP de origem, taxa de manuseio,  ativar ou desativar estimativa de entrega, simulador e histórico de rastreamento. E também as opções do pacote.

Configurações dos Correios no Woocommerce

Configurações dos Correios no Woocommerce

Personalização para campos do WooCommerce

Existe também plugins que adicionam mais opções aos formulários do WooCommerce, como por exemplo o WooCommerce Extra Checkout Fields for Brazil, que inclui campos de Pessoa Física ou Jurídica, Data de Nascimento, Sexo, Número, Bairro e Celular. Além das máscaras nos campos, sugestões de correção de e-mail, e auto-preenchimento do endereço baseado no CEP.

E também o WooCommerce Poor Guys Swiss Knife, que permite adicionar campos aos formulários da loja, adaptá-los para a necessidade do país, definir regras para as operações do carrinho e muito mais.

Veja alguns cases de sites com WooCommerce em que atuamos

Resumindo

O Woocommerce já está pronto para o mercado brasileiro de ecommerce e pode ser uma boa escolha para você. O cenário atual já conta com bastante suporte para o Brasil, além dos plugins gratuitos citados, existem muitos outros que podem atender às suas necessidades. Todos estes plugins citados neste artigo são gratuitos e podem ser encontrados no diretório de plugins do WordPress.

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

9 comentários

  1. Welby

    Olá , parabéns pelo post !

    Vc saberia indicar algum plugin ou método para adicionar 2 campos a mais no gateway de pagamento “pagamento na entrega” onde especifica se é “Cartão ou Dinheiro” e se dinheiro o “Troco” ?
    Estou penando pra achar isso!

    Obrigado

  2. Claudio

    Olá, muito bom seu artigo!
    Meu problema é que para o produto que vendo, em cerca de 600 cidades do país nós temos parceiros onde o pedido pode ser retirado pelo comprador. Para alguns desses pontos não é cobrado frete, outros tem frete de R$ 5,00, outros por peso. E nos locais onde não há parceiros, enviamos via correios. Até hoje não achei uma solução em que o cliente possa escolher a forma de frete com esses tipos de opções, ou seja, configurar todas essas variáveis para que ele escolha pelo cep.
    Por isso (a menos que exista alguma solução para o problema acima) gostaria que o cliente escolhesse os produtos na loja mas que no momento de finalizar, em vez de pagar, ele enviasse o pedido por e-mail, com sua cidade e cep, para então darmos as opções. Tem como fazer isso com o woocommerce?
    Hoje vendemos apenas pelo facebook, então o cliente informa a cidade e nós damos a ele as formas existentes.. Escolhido o produto e o frete, ele paga via depósito/transferência, ou emito boleto, ou emito cobrança por e-mail para ser paga via cartão de crédito.
    Queria simplificar isso, mas não vejo como… 🙁

        • cristiane

          Olá Sergio,

          O cálculo de frete sempre se baseia nos CEPs. É possível configurar valores diferentes para CEPs diferentes. Não há como definir valores por bairros.
          O método de envio mais utilizado é os Correios, o cálculo é baseado também na informação de CEP (além de informações do produtos, como peso e medidas).

  3. CLAUDINEI ALVES

    Cara, parabéns pelo post.
    Estou com um problema no minha loja virtual, no woocommerce quando configuro forma de pagamento pagseguro e pagar no recebimento e entregas tipo retirar no local, entrega local e correios ao mesmo tempo ele não aceita esses padrões de pagamento e recebimento. Quando chego na parte de finalizar compra ele não aceita.

  4. Roseanny

    Eu preciso de app onde consiga inserir os itens que compõem um produto e o mesmo dê baixa no sistema dos componentes que compõe o kit, o cliente poderá selecionar no site as cores e modelos, todavia não podem ver os valores desses itens, como se fosse um kit, gostaria de saber se há alguma app que eu possa comprar que me fornece esse resultado. Agradeço pela informação.

Deixe uma resposta