Você deve adicionar as notificações push no seu site WordPress?

Notificações push são uma tendência. Mas será que elas são uma boa ideia para seu site WordPress? Vem descobrir em nosso artigo!

WordPress

Atualizado em 07/12/2017

Notificações push. Você já deve ter ouvido falar delas, não é mesmo? É um recurso cada vez mais popular em aplicativos e também sites. Porém, as notificações podem gerar sentimentos controversos nos usuários.

Por que? Bem, se você permitir a notificação push em todos os sites e aplicativos, você terá uma enxurrada de alertas e informações em sua área de trabalho. E isto pode se tornar um pouco irritante, certo?

Porém, as notificações estão fazendo a diferença na internet. Todos os grandes sites estão usando o recurso e os navegadores também tem dado suporte a ele.

A seguir, nós vamos ver o que são notificações push, o que a diferencia dos pop-ups, para que serve e quais são as vantagens e desvantagens do recurso. Vamos conferir?

O que são notificações push?

notificacoes-push

As notificações push já são bem conhecidas dos dispositivos móveis. Você pode habilitar ou desabilitar as notificações em aplicativos. Assim, você pode escolher receber alertas sobre novas mensagens, curtidas em redes sociais, novos uploads e assim por diante.

É uma maneira bem prática para que você não perca algo importante.

O que pode ser novidade é que o push não existe só para seu celular. É possível habilitar as notificações também em seu navegador. Desta maneira, ao surfar pela internet, você pode estar recebendo alertas de novos conteúdos de seus sites e redes sociais favoritos.

Por que é diferente do pop-up?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Até aqui não parece tão inovador. Uma mensagem de alerta aparecer em sua tela? Pop-ups já fazem isto há anos! Porém, existe sim uma diferença entre os dois.

A mais significativa é que o pop-up aparece apenas quando você está no site. Enquanto as notificações push podem aparecer em seu navegador mesmo você não estando no site! Você até mesmo não precisa ter uma janela aberta em seu navegador para as mensagens aparecem no canto da tela.

Resumindo, as notificações push podem alcançar o usuário a qualquer tempo, em qualquer lugar, independente se ele está em um site específico ou não.

Para que servem as notificações push?

Basicamente para facilitar o acesso a informações do usuário com seu site. Com as notificações push você pode:

  • Enviar alertas sobre campanhas
  • Ofertas
  • Cupons
  • Propagandas de novos produtos
  • Lembretes
  • Anúncios
  • Atualizações

Tudo isto diretamente para área de trabalho do usuário. É um canal a mais de marketing.

Vantagens e desvantagem das notificações push

computador-caderno-caneta-preto-e-branco

Vamos ver se as notificações push valem a pena? Confira aqui alguns pontos que você deve levar em consideração no seu processo de escolha entre habilitar este recurso:

1. Alta taxa de cliques

Notificações push é mais um método para você alcançar seu público. Conforme estatísticas apontam, os alertas são eficazes. Alguns estudos de caso apontam que a taxa de cliques aumenta em até 15% com a ajuda de notificações push. Em dispositivos móveis, esse número salta para 50%. Ou seja, existe uma alta taxa de cliques devido aos alertas.

2. Não exige dados específicos

Ultimamente cada vez mais as pessoas tem sido cuidadosas ao oferecer seu e-mail para sites. Afinal, ficar com a caixa de entrada cheia de newsletters pode não ser tão atrativo.  No caso das notificações o usuário simplesmente habilita o recurso, sem precisar dar o e-mail por exemplo, para receber as novidades do site.

Isto dá mais liberdade para o usuário e dá ao seu site uma nova forma de interação e envio de novidades para seu público-alvo.

3. Porém, notificações push podem causar irritação

Por outro lado, existe o fator de irritação a ser considerado. Em dispositivos móveis, as notificações podem se tornar motivo para a desinstalação do aplicativo.

O fluxo de informações diárias dos usuários pode se tornar massiva. Veja:

  • Mensagens de texto
  • E-mails
  • Novos alertas
  • Rede sociais

Notificações push serão mais uma fonte de informação para a longa lista de alertas!

Conclusão

As notificações push são um recurso que tem crescido! Apresenta vantagens claras para seu negócio online e são uma ótima maneira de manter seus visitantes atualizados com as novidades de seu site! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas em relação as notificações push e ajudado você a escolher permitir este recurso em seu site WordPress.

Se você gostou, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Texto traduzido e modificado: Should you add push notifications to your WordPress website?

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta